o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, agosto 10

REFLEXOLOGIA

CURA DA TOSSE FORTE EM 5 MINUTOS NA PLANTA DOS PÉS

Durante uma conferencia sobre Óleos Essenciais, comentavam como a planta dos pés podem absorver os óleos. O exemplo consistia em colocar alho na planta dos pés e aos 20 minutos, ja podia sentir o sabor na boca!

Alguns de nós temos usado o Vick Vaporub durante muitos anos como remédio para muitas coisas, desde lábios machucados até dedos dos pés inflamados e muitas outras partes da pele.

Mas nunca tínhamos escutado sobre isto. Funciona em 100% das vezes que se faz, apesar dos cientistas que descobriram realmente não estarem seguros de como isso acontece. Para deter a tosse noturna de um menino (ou de um adulto), espalhe Vick Vaporub generosamente sobre a planta dos pés e logo cubra com meias.

Mesmo a tosse mais persistente, forte e profunda se deterá no máximo em uns 5 minutos e dará muitas horas de alivio. Funciona 100% das vezes que se faz e é mais eficaz nas crianças. Além disso, é extremamente calmante e reconfortante, enquanto dormem profundamente.

É surpreendente ver que é mais eficiente que os medicamentos prescritos para as crianças tomarem à noite. Se você tem filhos, netos ou amigos idosos, repasse esta mensagem. E se estiver com tosse forte, comprove em você mesmo e ficará maravilhado quando ver e sentir como funciona.


FONTE: Dra. Ana Clélia Mattos

Médica Homeopata, Acupunturista e Fitoterapeuta




Reflexoterapia é a utilização terapêutica da Reflexologia. É uma técnica de tratamento por meio de estímulos em uma área reflexa. Reflexologia é o estudo das delimitações destas áreas, assim como as suas funções e ações diante das patologias humanas. É um dos recursos da medicina natural, holística, ou medicina complementar, antigamente conhecida como medicina alternativa, mas também considerado como Pseudociência.
 
Em 2009 uma revisão sistemática de experimentos aleatórios controlados concluiu que "A melhor evidencia existente até o momento não demonstra que a reflexologia é eficaz no tratamento de qualquer condição médica".

O Do In, de origem japonesa, e o Tui Na, de origem chinesa, incluem princípios de Reflexoterapia como estes entre seus tratamentos. Não há consenso entre os reflexologistas sobre como a reflexologia deve funcionar, a idéia unificada é que algumas áreas no pé correspondem à áreas do corpo, e que manipulando-as pode melhorar a saúde através do "chi".

Uma suposta explicação é que a pressão recebida pelo pé (ou outra parte do corpo) pode enviar sinais que "equilibram" o sistema nervoso ou que liberam quimicas como a endorfina que reduz o stress e dores. Estas hipoteses são rejeitadas pela grande maioria da comunidade médica, a qual cita a falta de evidência científica e a bem estudada Teoria do Germe da Doença

Nos pés


Os praticantes desta técnica acreditam que existem pontos nos pés que refletem a situação da saúde do corpo humano por inteiro. Por isto, estimulam-se estas áreas para aliviar dores, distúrbios orgânicos, emocionais (leves) e de várias partes do corpo, gerando assim um grande equilíbrio corporal, da maneira mais simples possível.

Sir William Osler (n. 12 de Julho, 1849 – f. 29 de Dezembro, 1919) médico canadense, sendo um dos ícones da medicina moderna, chamado por vezes de "pai" dela, era um conhecedor e defensor da Reflexologia Podal, tanto que certa vez disse: "Quando os nervos dos olhos e dos pés forem corretamente entendidos, haverá menos necessidade de intervenções cirúrgicas".

Fonte - Enciclopédia livre
REFLEXOLOGIA PODAL
 
 


Por: Randler Michel


Massagem Reflexologia Podal. Técnica de massagem nos pés, originária do Egito 2.500 a.C. Tornou-se popular sua prática e aprimoramento na China aproximadamente 5.000 a.C. Bastante divulgada no mundo. Reflexologia é o estudo dos pontos reflexos, mais conhecida como uma técnica de massagem nos pés e nas mãos em pontos específicos. Cada um destes pontos são conectados com os meridianos, estes são os canais por onde flui a energia vital no interior do nosso corpo físico. Quando esses pontos passam ser estimulados corretamente, eles ativam o fluxo de energia vital direcionando para os órgãos e assim estabelece o equilíbrio do nosso organismo.

Reflexologia podal é uma massagem preventiva, ajuda manter o equilíbrio vibracional e conseqüentemente manter a nossa saúde. Nunca devemos abandonar tratamentos com nosso médico e a terapia medicamentosa que estejamos usando. Lembre-se sempre, a terapia alternativa é complementar ao tratamento alopático e homeopático que estejamos fazendo.

O Objetivo da Reflexologia é promover a harmonia do corpo, da mente e das nossas emoções. É uma terapia Holística, termo “holus”, derivado do grego, quer dizer inteiro. Nosso corpo, nossos pensamentos, nossas emoções tudo é energia em diferente estado de manifestação e campos da consciência .

A energia cósmica vital, conhecida como ch’i, flui no nosso corpo físico e energético. Quando estamos em harmonia com essa energia temos mais saúde, equilíbrio e bem estar físico, mental e espiritual. Do contrário, quando a energia vital é bloqueada em algum ponto dos meridianos no nosso corpo físico ou nos Chakras temos predisposição para o mal-estar e conseqüentemente aparecem as doenças.

A massagem nos pontos específicos dos pés ajuda-nos no alívio das tensões e faz com que a energia flua positivamente. Enquanto você não puder ser atendido por um massoterapeuta, pode aplicar está técnica simples que ajuda a renovar sua energia após um dia de trabalho.

Técnica simples:

Providencie uma bacia de plástico com água morna e algumas gotas da essência de camomila. Dentro da bacia, cubra boa parte do fundo com bolinhas de vidro. Bolinhas de Godoy. Simplesmente role seus pés nas bolinhas sem forçar muito. Aplicando cada pé cerca de 20 minutos. (rolamento) Quando você passa os pés sobre as bolinhas ativam diversos pontos de equilíbrio na sola dos seus pés. Termine massageando com as mãos e secando-os bem.

Não force seus pés nas bolinhas. O segredo desta técnica é o rolamento dos pés nas bolinhas sem aplicar muita força assim você seda ou tonifica os pontos de acordo com a necessidade.

Postado por Astrólogo e Terapeuta Randler Michel








Estes modernos aparelhos digitais possuem vários programas, entre eles um de reflexologia e acumputura, prático, barato e muito útil.

A acupuntura ou acupunctura (do latim acus - agulha e punctura - pontoada[1]) é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.

A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.

Atribui-se o nome "Acupuntura" a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses "Zhen" e "Jiu", juntando as palavras latinas "Acum" (agulha) e "Punctum" (picada ou punção), como visto.

A tradução literal do termo chinês, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen (agulha) e Jiu moxa ou seja "longo tempo de aplicação do fogo".

A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por: agulhas, dedos (acupressão) caracterizando distintas variantes da técnica de massagem chinesa (tui na, shiatsu (japonês), do-in); stiper (do inglês Stimulation and Permanency - Estimulação Permanente); ventosa (embora seja uma aplicação em diversos pontos simultâneos) ou pelo aquecimento promovido por moxa ou seja, longo tempo de aplicação do fogo", - um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há, também, o método de estimulação por laser, ainda em estudos.


2 comentários:

Catarina disse...

Constipei-me em Inglaterra. E ainda estou a tossir. Vou seguir esse conselho. Vamos ver se vai resultar. : )

Carlota Pires Dacosta disse...

Uma ideia a guardar.
Sempre a aprender com o compadre.

13 abraços!!!