o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, agosto 11

DIA INTERNACIONAL DA LOGOSOFIA



Curiosamente lendo as datas comemorativas do mês de agosto, reparei em uma data cujo significado eu nunca ouvira falar: “11 – Dia Internacional da Logosofia”, oras afinal o que é “Logosofia”???

Buscando alguns segundos na Internet logo descobri: A Logosofia é uma ciência, que oferece ferramentas de ordem conceitual e prática orientando a um processo que conduz ao conhecimento de sí mesmo. Nossa que interessante não?

O site da da Fundação Logosófica define ainda melhor: “A ciência do conhecimento de si mesmo.”

A Wikipedia nos diz:

A Logosofia é uma ciência desenvolvida pelo pensador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, que oferece ferramentas de ordem conceitual e prática para obter o auto-aperfeiçoamento através de um processo de evolução consciente e realizar, paralelamente, um processo que conduz ao conhecimento de sí mesmo.

A Logosofia é uma nova forma de sentir e conceber a vida. Apresenta uma concepção do homem, de sua organização psíquica e mental, e da vida humana em suas mais amplas possibilidades e proporções.

Mediante o processo de superação estabelecido por seus preceitos, o ser humano poderá conhecer a si próprio e utilizar ao máximo as prerrogativas de seu ser psicológico, mental e espiritual.

A Logosofia dá conteúdo à vida, transformando o ser psicológica e espiritualmente, mudando seu destino por um melhor

Seu nome reúne em um só vocábulo as raízes gregas “logos” e “sofos”, que o autor adotou, dando-lhes a significação de verbo criador e ciência original, para designar uma nova linha de conhecimentos, uma doutrina, um método e uma técnica que lhe são eminentemente próprios.

Ainda na Wikipedia, os objetivos da Logosofia:

* A evolução consciente do homem, mediante a organização de seus sistemas mental, sensível e instintivo.

* O conhecimento de sí mesmo, que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um.

* A integração do espírito, para que o ser possa aproveitar os valores que lhe pertencem, originados em sua própria herança.

* O conhecimento das leis universais, indispensável para ajustar a vida a seus sábios princípios.

* O conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico, onde têm origem todas as idéias e pensamentos que fecundam a vida humana.

* A edificação de uma nova vida e de um destino melhor, superando ao máximo as prerrogativas comuns.

* O desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar, com o que o método logosófico se transubstancia em aptidões individuais de incalculável significado para o porvir pedagógico na educação da humanidade.

Quem criou a Logosofia? Segundo a Wikipedia foi “Carlos Bernardo González Pecotche, argentino, também conhecido por Raumsol, nasceu em 11 de agosto de 1901. Filho de Jorge Néstor González e Maria Pecotche, casou-se com Paulinia Eugenia Puntel em 08 de outubro de 1924 e teve um filho Carlos Federico González nascido em 11 de julho de 1925. Faleceu em Buenos Aires em 04 de abril de 1963.”

Acho que tudo que possa ajudar o ser humano a se aperfeiçoar e a ser tornar melhor para ele e seus semelhantes é bom e merece destaque, claro desde que utilizado com bom senso. Vivendo e aprendendo sempre…
Fonte - Reinaldo.pro

=====================================================================



A Logosofia (do grego λόγος - logos = palavra, verbo e σοφία - sophia = sabedoria, ciência original) é uma escola ético-filosófica desenvolvida pelo pensador e educador humanista Carlos Bernardo González Pecotche, que busca oferecer ferramentas de ordem conceitual e prática para obter o auto aperfeiçoamento, por meio de um processo de evolução consciente que conduz ao conhecimento de si mesmo.

A Logosofia estabelece que os pensamentos são autônomos e independentes da vontade individual, e que nascem e cumprem suas funções sob a influência de estados psíquicos ou morais, próprios ou de outrem. Tem como finalidade libertar as faculdades mentais das influências sugestivas, para que o indivíduo, pensando melhor, compreenda os verdadeiros objetivos da vida.

A Logosofia dá a conhecer um método e um conjunto próprio de disciplinas que objetivam levar o homem ao conhecimento de si mesmo, dos semelhantes, de Deus, do universo e de suas leis eternas, e ainda como uma nova forma de sentir e conceber a vida, por apresentar uma nova concepção do homem, de sua organização psíquica e mental e da vida humana em suas mais amplas possibilidades e projeções.

A Logosofia surgiu em 1930, com a criação da primeira sede da Fundação Logosófica na cidade de Córdoba, Argentina.



Homem esculpindo-se a si mesmo, do artista uruguaio Yandí Luzardo, inspirada no princípio da evolução consciente proposto pela Logosofia


O Logos (em grego λόγος, palavra), no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada — o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.


Sophia (em grego Σοφία, sabedoria) é o que detém o "sábio" (em grego σοφός, "sofós"). É um conceito que distingue-se de "esperteza" ou do comumente é chamado "inteligência".

O nome "Logosofia" reúne numa só palavra os elementos gregos “logos” e “sophos”, que o autor adotou, dando-lhes a significação de verbo criador ou manifestação do saber supremo, e ciência original ou sabedoria, respectivamente, para designar uma nova linha de conhecimentos, uma escola, um método e uma técnica que lhe são eminentemente próprios.

Metodologia


O método logosófico, segundo seu autor postula, é único em sua essência e possui a qualidade de adaptar-se a cada mente, proporcionando-lhe a parte de conhecimento que a capacidade individual pode abarcar.

O exame das aptidões e das condições de assimilação são fatores que este tem em conta. Sua artéria principal, a que faz palpitar o ensinamento na alma do que aprende, é a que prescreve, como principal função do conhecimento que prodigaliza, a necessidade de uma familiarização íntima com o ensinamento até identificar-se com ele por associação do mesmo à vida.

O método logosófico propõe-se a guiar o ser humano ao conhecimento mais profundo de sua mente, na totalidade de seu complexo funcionamento. A Logosofia convida o homem a realizar um estudo pleno de sua psicologia: seu caráter, suas tendências, seus pensamentos, suas qualidades, suas deficiências e tudo quanto direta ou indiretamente entre no jogo de suas faculdades mentais e tenha o que ver com os estados de seu espírito

Objetivos


Os principais objetivos dos conhecimentos logosóficos são:

A evolução consciente do ser humano, mediante a organização de seus sistemas mental, sensível e instintivo.

O conhecimento de si mesmo, que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um.

A integração do espírito, para que o ser humano possa aproveitar os valores que lhe pertencem, originados em sua própria herança.

O conhecimento das leis universais, indispensável para ajustar a vida a seus sábios princípios.

O conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico, onde têm origem todas as idéias e pensamentos que fecundam a vida humana.

A edificação de uma nova vida e de um destino melhor, superando ao máximo as prerrogativas comuns.

O desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar, com o que o método logosófico se transubstancia em aptidões individuais de incalculável significado para o porvir pedagógico na educação da humanidade.

Logosofia e Educação

A Pedagogia Logosófica é o sistema pedagógico que se baseia nos ensinamentos da Logosofia. É ênfase da Pedagogia Logosófica desenvolver no aluno o interesse pelo conhecimento (em todas as suas formas), além da percepção do quão proveitoso é para a própria vida conhecer a si mesmo.

A Logosofia propõe que todo processo de renovação da educação comece necessariamente por um processo de autoconhecimento e renovação do próprio docente, haja vista que "querer renovar sem haver renovado a si mesmo é como querer dar o que não se possui".

Por isto, é necessário ao educador que se preste a empregar a Pedagogia Logosófica que busque superar-se, constituindo também um exemplo aos seus alunos do que ensina e recomenda-se que ele esteja realizando o processo de evolução consciente preconizado pela Logosofia. É também princípio da Pedagogia Logosófica a vinculação sensível entre docente e discente, pelo cultivo do afeto, princípio fixador das relações humanas.

No ambiente de ensino em que se emprega tal modalidade de ensino, é essencial que se preze por cultivar qualidades morais e éticas como o respeito, alegria, disciplina, tolerância, ajuda sincera, liberdade e estímulo ao saber, ao anelo de ser melhor e à prática constante do bem. Uma das coisas as quais se dedica o educador ao seguir essa pedagogia é no favorecimento das manifestações tutelares do espírito da criança e do adolescente e o acercamento de estímulos naturais e positivos, indispensáveis à formação do caráter.

Também é essencial que haja ação conjunta e integrada entre o lar e a escola, como instituições educacionais básicas.

Em sua tese de doutorado intitulada "Educar o indivíduo é promover seu processo de evolução consciente", o Dr. Elie Cohen Gewerc, baseando-se na pedagogia logosófica, propõe um enfoque pedagógico radicalmente novo em relação ao modelo atual: a evolução consciente. Diz que "A tendência habitual é projetar o ser para fora de si, para que se instale no mundo ambiente". Com a nova pedagogia logosófica, "o primordial é levá-los a investigar e conhecer seu próprio mundo interno".

Logosofia e Filosofia

O saber logosófico não tem pontos de referência com nenhum ramo do saber comum, seja ciência, filosofia, psicologia, etc., ou seja, suas concepções são originais e não foram baseadas em nenhuma outra corrente de pensamento existente, conforme expressado por seu próprio autor.

Sobre a diferença entre a Logosofia e a Filosofia, González Pecotche explica o seguinte :

“A Logosofia conta com duas forças poderosas que, ao unir-se e irmanar-se, levam o homem a cumprir os dois fins de sua existência: evoluir para a perfeição e constituir-se em um verdadeiro servidor da humanidade. Uma dessas forças é o conhecimento que brinda à mente humana; a outra, o afeto que ensina a realizar nos corações. A ciência corrente carece desse afeto, dessa força; é fria e rígida e, às vezes, especulativa e intemperante, como no caso da Filosofia; ao contrário, a Logosofia é conciliadora. Eis aí a grande diferença e o que explica porque é capaz de realizar prodígios na alma humana, que até parecem inconcebíveis àqueles que permanecem alheios a tais possibilidades.”

Contribuição Humanista


González Pecotche expõe a Logosofia como um novo tipo de Humanismo, novo quando diferencia-se na contribuição que possa dar em relação aos trabalhos de outros humanistas:

“Diferentemente, pois, do conceito generalizado, nosso humanismo parte do próprio ser sensível e pensante, que busca consumar dentro de si o processo evolutivo que toda a humanidade deve seguir. Sua realização nesse sentido haverá, depois, de fazer dele um exemplo real daquilo que cada integrante da grande família humana pode alcançar.”





2 comentários:

Catarina disse...

Desconhecia! Continuo a dizer: o que eu aprendo aqui! : )

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
Estamos sempre a aprender, pois mais que saibamos nunca sabemos tudo, e é bom ter conhecimento do mundo e das coisas que nos rodeiam.
Um abraço amigo