o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, agosto 22

ESTÁTUA POLÉMICA - III

sábado, 15 de janeiro de 2011


UMA ESTÁTUA " PECULIAR " . . .









DIÁRIO DE NOTÍCIAS / LISBOA



15-01-2011

Estátua com símbolo fálico causa polémica

por SUSANA PINHEIRO, Braga





A estátua de D. João Peculiar, antigo arcebispo de Braga, está a causar polémica na freguesia da Cividade, em Braga. Tudo porque a população se queixa de ser motivo de chacota por quem lá passa que associa o báculo a um membro fálico. O presidente da Junta de Freguesia vai solicitar a mudança da imagem ao arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. A Igreja também já manifestou o seu desconforto em relação à escultura.

Na freguesia da Cividade são muitos os garantem estar descontentes com "as piadas" que alguns turistas fazem em relação à estátua, situada no Largo de S. Paulo. O assunto é comentado nos cafés situados nas mediações e são muitos os que manifestam o seu desagrado. "Umas pessoas dizem que são vítimas de chacota e têm vergonha da imagem", afirmou uma habitante, continuando: "E dizem-se incomodadas com a situação."

É precisamente este o motivo que leva o presidente da Junta de Freguesia de Cividade, António Peixoto Santos, a anunciar que vai solicitar, em Setembro, ao arcebispo Primaz de Braga a mudança da estátua para outro local. Em declarações ao DN, o autarca afirmou que a escultura estava destinada a ser colocada junto à Misericórdia e desconhece porque foi colocada no actual sítio. Além disso, aponta que "é muito pequena para o pedestal que ocupa".

Também o vigário-geral da Diocese de Braga, Valdemar Gonçalves, garantiu ao DN que a estátua "incomoda". Aliás, reiterou, "é um incómodo para o senhor arcebispo", realçando que "a obra saiu mal". O DN tentou ouvir a opinião de D. Jorge Ortiga, mas encontra-se de férias.

A Câmara Municipal de Braga recusou-se a comentar o assunto, apesar de ser apontada como dona da escultura.



2 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Peço-lhe a gentileza de não atiçar os leões da Metro no meu encalço, porque não fui eu, mas a lambisgóia da Agrado que disse:
- Deixarei o cajado da estátua do Bispo em riste depois que receber os disputadíssimos agrados da Agrado!!!
Já pensou se o Infante Dom Henrique de Avis (1394-1460) estivesse entre nós, certamente daria longos suspiros ao se deparar com o cajado da estátua do Bispo!!!
Caloroso abraço! Saudações angelicais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
Pode ficar descansado que não soltarei os leões da Metro contra si.
Mas a lambisgóia do do Agrado com essas palavras só demosntra que é uma pessoa que nos poderá deixar arrasados rsrsrsr.
Não me importava nada de emtabular um combate de ringue com a Agrado, só depois poderia dizer se foi do meu Agrado ou de o dela, mas ficar como o cajado do Bispo, isso levaria algum tempo rsrsrs, ou então os tais cristais azuis estariam fora do prazo rsrsrs.
Bem sobre o Infante D. Henrique ele queria ter sempre as velas prontas para captar os ventos.

Folgar- afastar a vela do centro do barco (em oposição a Caçar);

Mareação - ajustar o velame de forma adequada ao vento e ao rumo da embarcação
É desta forma em termos nauticos que se podem utilizar para dar Agrado à Agrado, já dizia o Infante.
Um abraço amigo
Saudações nauticas.