o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, agosto 30

AS LIBELINHAS E OS TUFÕES



Bem cedo o articulista se levantou, eram 05.30 horas da manhã, depois de beber um cafézinho, foi até à varanda onde esteve fazendo exercícios físicos, para manter a linha.

Olhando para o lago Nam Van que fica defronte de sua moradia, reparou que no ar pairavam dezenas de libelinhas,  o que para quem vive em Macau faz já longos anos, a presença das limbelinhas é um prelúdio de mais um tufão, assim tem sido sempre, espero que desta vez assim não aconteça.

Vendo todos os boletins metereologicos da Ásia, não se encontra em formação qualquer tempestade tropical, mas o clima anda doido, e como tal nunca se sabe o que poderá ai vir.


O tufão NANMADOL está influenciando o tempo em Macau, como se pode ver no mapa acima exposto.

Outra tempestade tropical a TALAS, está seguindo para o sul do Japão.

Mas afinal o que são as libelinhas?


Libélula (também conhecida por libelinha, em Portugal e lavadeira no Brasil) é um insecto alado pertencente à subordem Anisoptera.

Como características distintivas contam-se o corpo fusiforme, com o abdómen muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semitransparentes. As libelinhas são predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente mosquitos e moscas. Este grupo tem distribuição mundial e tem preferência por habitats nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagos temporários), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos. As larvas de libelinha (chamadas naiades) são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se não só de insectos mas também de girinos e peixes juvenis.

As libelinhas não têm a capacidade de picar, visto que as suas mandíbulas estão adaptadas à mastigação. Possuem Veneno. Dentro do seu ecossistema, são bastante úteis no controlo das populações de mosquitos e das suas outras presas, prestando assim um serviço importante ao Homem.

As libelinhas adultas caçam à base do seu sentido de visão extremamente apurado. Os seus olhos são compostos por milhares de facetas (até 30.000) e conferem-lhes um campo visual de 360 graus. As libelinhas medem entre 2 e 19 cm de envergadura e as espécies mais rápidas podem voar a cerca de 85 km/h. Uma de suas características é que, mesmo possuindo seis pernas, praticamente não consegue andar com elas.

O grupo surgiu no Paleozóico, sendo bastante abundantes no período Carbónico, e conserva até aos dias de hoje as mesmas características gerais. As maiores libelinhas de sempre pertencem ao género Meganeura, floresceu no Pérmico, e podiam atingir envergadura de 70 a 75 cm. Seu tempo de vida pode chegar a 5 anos. No Brasil existem cerca de 1.200 espécies de um total 5.000 existentes no mundo. Predadora de insetos, inclusive o Aedes aegypti e até pequenos peixes. Em um único dia pode consumir outros insectos voadores até 14% do seu próprio peso, cerca de 600 deles num único período de 24 horas.

No Brasil é conhecida também pelos nomes: papa-fumo, helicóptero, cavalinho-de-judeu, cavalinho-do-diabo, corta-água, donzelinha, jacina, jacinta, lava-cu, odonata, macaquinho-de-bambá, pito, ziguezigue ou cabra-cega.

Em Portugal além de libelinha ou libélula é conhecida pelos nomes: tira-olhos, lavadeira, cavalinho-das-bruxas, pita, entre outras designações locais.

8 comentários:

Catarina disse...

Aumentei os meus limitados conhecimentos gerais!
Atenção ao tufão! Olhe que os animaizinhos tem um sexto sentido para essas coisas... : )

Pedro Coimbra disse...

A afectar e de que maneira, amigo Cambeta.
Que dor de cabeça!!
Um abraço

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Tomo a liberdade de apropriar-me das pertinentes palavras da confrade Catarina!!!
Caloroso abraço! Saudações metereológicas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

PS - Sinto calafrios em pensar nestas intempéries...

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
Eu quando cheguei a Macau também não sabia, mas aos poucos foi ficando a saber imensas coisas, que para um europeu, poderá pensar que são contos de fadas rsrsrs.
Há 47 anos quando cheguei a Macau, os Serviços Metereologicos trabalhavam sem qualquer ajuda de satélite e já havia tufões nesta zona do globo.
Eu aprendi uma coisa que me foi muito útil, era ver os pescadores com seus barcos à vela, os tais juncos, regressarem a Macau, isso significava que algum tufão vinha em breve visitar Macau, e era bem verdade.
As libelinhas foi outra que aprendi quando andava embarcado.
Mas tem outras histórias bem mais profundas, que não dá para aqui especificar, que nem o nosso comum amigo Pedro Coimbra saberá o que é um KÁP SEAK.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Sou alérgico aos ares condicionados, na zona onde resido e como bem sabe é uma das zonas mais frescas de Macau, mas mesmo assim com este tempo, com baixa pressão, tive que recorrer ao aparelho de ar condiconado, só assim não tenho essas dores de cabeça.
Sai esta manhã, após ter tomado um belo banho e passado uns minutos estava completamente enxarcado de suor.
Este é o clima de Macau.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João paulo,
Cada dia que passa vamos sabendo algo de novo, e isso é enriquecedor para nosso conhecimentos.
A internet é um meio maravilhoso para podermos transmitir nossos parcos conhecimentos, direi um troca de conhecimentos.
Abraço amigo

Mamãe das Chicas disse...

Minhas Chicas adoram Libélulas...
a gente se diverte desenhando-as e observando-as.
Animais são sábios porque demonstram tão silenciosamente o que está por vir, que nem todo nosso barulho humano conseguiria expressar ...

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Patrícia,
Qume se encontra à tantos anos como eu nesta parte do globo, 47 anos, muito se vai aprendendo e esta das libelinhas é uma caso curioso mas real.
Esta manhã quando abri a janela da varanda, 10 andar, lá andavam elas voando bem alto e eram muitas, mas nehuma entrou para minha casa.
Um abraço amigo