o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, dezembro 13

VAIDADE



A vaidade é uma componente psicológica de todo o ser humano, é um sentimento de ligação entre o corpo e a mente.

A vaidade não é mais de um desejo de provocação, em atrair a admiração das outras pessoas. Estas pessoas, vaidosas, revelam, com extravagância, seus pontos positivos, ocultando os negativos.

As mulheres por natureza são vaidosas, muitas delas no bom sentido, gostam de chamar à atenção, umas pelas suas linhas corporais esteticamente perfeitas, outras pela sua inteligência e capacidade de lidar com as pessoas e com as coisas de uma forma super positiva, porém outras e outros (homens) são vaidosos pela negativa, pela ostentação de riqueza, no sentido de humilhar as outras pessoas de menos posses financeiras.

Porém a vaidade quando tem um sentimento de ganância ela se torna uma doença de caráter, e neste caso um sentimento negativo, desejando só para si tudo o bem estar e o melhor existe em seu redor e não só.

A vaidade pode ser um forte motivo de orgulho, de auto-estima pelos trabalhos realizados com sucesso e que se torna uma forma de motivação para dar continuidade a esses trabalhos.

Mas como tudo existem sempre duas faces da moeda, e a vaidade, quando egoísta, e este mal se está propagando cada vez mais na nossa sociedade, nos dias de hoje, e fato de discórdia de guerras, onde se esquecem os valores morais para darem lugar ao lucro fácil.

Na maioria dos casos a vaidade serve para causar inveja nas outras pessoas sem outro fim em mente.

Como muito bem diz o povo em seus provérbios “ A VAIDADE É O ALIMENTO DOS TOLOS” “ A VAIDADE É IRMÃ DA BELEZA E A LUXURIA É SUA FILHA”.

Bangkok, 22 de Janeiro de 2552 (2009)

António Manuel Fontes cambeta


BLOGTOK CICLOS DE POESIA 7 PECADOS VAIDADE ANTÔNIO CAMBETA





Nenhum comentário: