O primeiro voo do maior avião comercial fabricado em série no mundo ocidental até 2007, ocorreu a 2 de Dezembro de 1969
O Boeing 747-100 foi o primeiro modelo fabricado da série dos Boeings 747. A primeira versão deste Boeing entrou pela primeira vez em serviço no ano de 1970.
Inicialmente estavam apenas disponíveis motores Pratt & Whitney, embora a partir de 1975 tenham passado a estar disponíveis motores da General Electric e da Rolls Royce.
Cerca de 250 unidades do Boeing 747-100 foram produzidas até 1986, altura em que a última unidade saiu da fábrica. Com base no Boeing 747-100 foi produzido o Boeing 747SP (Special Performance), uma versão do avião com uma fuselagem encurtada, maior capacidade para transporte de combustível e menor número de passageiros.
O projeto do Boeing 747 saiu de uma conversa casual entre o presidente da Boeing e o presidente da companhia de aviação PanAm, sobre a possibilidade de se construir uma aeronave de grande porte para transporte intercontinental de passageiros que eram quase monopólio da empresa norte-americana PanAm.
Na realidade, a origem do projeto encontra-se numa série de estudos e projetos para um grande avião de transporte estratégico, destinado a permitir o transporte de grande número de homens e material dos Estados Unidos para a Europa em caso de necessidade e guerra entre a OTAN e o Pacto de Varsóvia.
Os Estados Unidos operam o Boeing 747 como aeronave de transporte VIP, como aeronave de comando aéreo e presentemente está em estudo o Laser aerotransportado, uma aeronave Boeing 747 equipada com um Laser de alta potência, destinado a destruir com um raio de energia, mísseis na fase inicial do voo.
O Boeing 747-400 perdeu o título de maior avião comercial do mundo para o avião europeu Airbus A380. A Boeing ainda considerou a possibilidade de modificar o Boeing 747 para prolongar o segundo andar da aeronave ao longo de toda a fuselagem, mas os projetos foram cancelados.
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