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quinta-feira, dezembro 2

FAZ HOJE 65 ANOS O AEROPORTO DE PEDRAS RUBRAS



Inauguração do aeroporto do Porto


Um avião bimotor, um Douglas Dakota, parte de Lisboa para aterrar no novo Aeródromo do Porto, no dia 21 de Abril de 1945: é o primeiro voo oficial a estrear a nova estrutura aeroportuária do país. Apesar deste voo, o aeroporto apenas é inaugurado oficialmente meses mais tarde, no dia 2 de Dezembro de 1945. Faz hoje 65 anos.

Até então, a cidade do Porto era apenas servida, no transporte aéreo, pelo Aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.

No início de 1938 arrancaram os estudos de engenharia com vista à construção de um aeródromo perto da cidade do Porto. A obra foi aprovada em 1940. Dos cofres do Estado, saíram, na altura, cerca de 1.150 contos para pagar os estudos, os projectos e a compra dos terrenos necessários para a construção.

As obras para construir o aeródromo começaram no início de 1942, com duas pistas relvadas. Três anos mais tarde, em 1945, teve início a construção da aerogare e, nesse ano, ficou concluída a plataforma de estacionamento de aeronaves, em frente à aerogare – uma plataforma já pavimentada com betão, um investimento de 700 contos. Apenas em 1947 foram concluídas as obras da aerogare e, nos dois anos seguintes, foram alcatroadas as duas pistas.

O primeiro voo doméstico teve lugar em Abril de 1945, o primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e, quatro anos mais tarde, foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres.

O aeroporto do Porto nasceu como Aeródromo do Porto, passou mais tarde a ser designado por Aeroporto de Pedras Rubras. Em 1990, com a inauguração da nova aerogare, recebe o nome de Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro – homenagem ao Primeiro-ministro falecido a 4 de Dezembro de 1980, num acidente de avião, num voo que partiu de Lisboa com destino, justamente, para Pedras Rubras.

O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro é, actualmente, o segundo maior do país em movimentos aéreos, a seguir ao de Lisboa. Foi considerado, em 2010, o terceiro melhor aeroporto do continente Europeu, pela Airports Concil Internacional (ACI), a seguir ao de Keflavik, na Islândia, e ao de Zurique, na Suíça.

Cristina Branco

Fonte - Renascença







Aeroporto Francisco Sá Carneiro


O Aeroporto Francisco Sá Carneiro (código IATA: OPO; código ICAO: LPPR) localiza-se no Grande Porto, na zona de confluência entre os concelhos da Maia, Matosinhos e Vila do Conde em Portugal, com entrada no subúrbio portuense de Pedras Rubras na Maia. É na actualidade o aeroporto português com maior área de influência (catchment area).

Foi inaugurado em 1945 com a designação de Aeroporto de Pedras Rubras. Até então a cidade do Porto era servida em termos de transportes aéreos pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.

O aeroporto foi inaugurado a 3 de Dezembro de 1945 com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da Companhia de Transportes Aéreos.O primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres.

Em 1975, dado o crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para 3480 metros. Já em meados da década de 80 foi inaugurado um terminal de carga. Em 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare e na altura a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de Dezembro de 1980 num desastre de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.

Actualmente é o melhor aeroporto de Portugal em termos de espaço na aerogare. Em termos de movimentos aéreos de carga é o segundo maior de Portugal (à frente de Faro e atrás de Lisboa) sendo que a nível de passageiros, é o terceiro aeroporto do país (atrás do Aeroporto de Lisboa e ao Aeroporto de Faro).

Este moderno aeroporto tem testemunhado um grande aumento de passageiros e vôos, estando também os seus destinos a aumentar cada vez mais, principalmente a nível europeu graças às várias companhias low cost, nomeadamente a Ryanair (que poderá vir a ultrapassar a TAP Air Portugal brevemente em número de passageiros).

A Ryanair anunciou, a 4 de julho de 2009, a abertura da sua 33ª base, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, num investimento de mais de 140M$, fazendo história como a primeira companhia estrangeira a "fixar-se" nesta infra-estrutura com dois aviões permanentes.

 A Ryanair ligou, pela primeira vez, de forma regular e directa, Porto a Faro, a 26 de Outubro de 2009. Dia 14 de Junho de 2010 a Ryanair anunciou a compra  da terceira aeronave para a Base do Porto assim como a criação de sete novas rotas: Barcelona El Prat, Bologna, Bremen, Maastricht, Marrakesh, Munich West (Memmingen) e Valencia.

O aeroporto é constituído por uma pista com as cabeceiras 17/35 com 3.480 m de comprimento e 55m de largura asfaltada, sendo o limite das linhas de pista 45m.

O aeroporto foi pensado para poder ser facilmente expandido. Assim, respondendo ao aumentar do número de passageiros, o aeroporto verá a sua capacidade aumentada de 5 para 10 milhões de passageiros/ano e de 10 para 15 milhões de passageiros/ano no futuro. A expansão proceder-se-á para locais contíguos ao actual aeroporto. Actualmente a zona de carga está em remodelações.

Recentemente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi galardoado como o melhor do mundo na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros.

Fonte – Enciclopédia livre



Aeroporto Francisco Sá Carneiro


O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, no distrito do Porto, é o segundo mais importante de Portugal, embora a nível de movimento esteja abaixo dos de Lisboa e Faro.

O aeroporto portuense tem uma pista principal com 3480 metros de extensão e 45 de largura, fica situado a cerca de onze quilómetros do centro do Porto e é uma das principais estruturas do género no noroeste da Península Ibérica.

Foi inaugurado em 1945 com a designação de Aeroporto de Pedras Rubras. Até então a cidade do Porto era servida em termos de transportes aéreos pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.

O aeroporto foi inaugurado a 3 de Dezembro de 1945 com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da Companhia de Transportes Aéreos.

O primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com Londres, em Inglaterra.

Em 1975, dado o crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para 3480 metros. Já em meados da década de 80 foi inaugurado um terminal de carga.

Em 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare e na altura a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de Dezembro de 1980 num desastre de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.

A 15 de Outubro de 2005 foi parcialmente inaugurado um novo terminal, após cinco anos de obras. O aeroporto passou assim a estar apto a acolher cerca de seis milhões de passageiros por ano. Dotado de sete mangas, o terminal permitiu acabar com o transporte dos passageiros por autocarro entre as salas de embarque e os aparelhos. No ano seguinte, 2006, todo o terminal ficou operacional.

Em Março de 2007 o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi eleito pelo Conselho Internacional dos Aeroportos o terceiro melhor aeroporto da Europa e o terceiro melhor do mundo entre os que acolhem menos de cinco milhões de passageiros por ano.


Como referenciar este artigo:

Aeroporto Francisco Sá Carneiro. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-12-02].

Disponível na www: .



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