o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, dezembro 23

BON MARCHE - BANGKOK








Uma das áreas comerciais mais populares em Bangkok é o Mercado  Bon Marche. É propriedade de  uma das princesas da Tailândia e apresenta uma variedade de lojas, bancas de mercados, restaurantes e cafés . É  muito chic e é muito frequentado pela alta sociedade, porém é um mercado extremamente popular entre os ricos e não só.



Foi a este Mercado, que o articulista, uma vez mais, foi visitar e aproveitar para lá almoçar e fazer algumas compras, nesta manhã do dia 23 de Dezembro de 2010.

Para ser sincero não gostei nada do Phat Thai que a minha esposa comprou, para além de ser caro, não tinha a qualidade dos ostros Phat Thai que o articulista tem comido em vários restaurantes da cidade, bem como o café gelado que bebeu, não tinha sabor a café, tinha si era muito gelo, enfim!...
Existem gostos para tudo, nem sempre a fama trás o proveito, como se diz na gíria popular.

O Bon Marche está localizado na zona norte de Bangkok, na Avenida Prachaniwet 1. Junto a esta movimentada avenida situa-se o famoso templo Wat Samaen Ari.

É um facto do local é lindo, super higiénico e possuir de muitas e variadas lojas, bem como restaurantes e cafés.



1. Cafee au Lac - Café au Lac está no Bon Marche e senta-se sobre o homem pequeno lago que está bem no meio do mercado. Este café serve uma excelente lattes, chás e shakes, a um preço muito barato, bem como sanduíches, saladas, bolos e sobremesas. O pessoal é  simpático e prestável.



Um local bem aprazível, com uma vista maravilhosa para o lago e todo o mercado em si.



2. Fresh Apple Pies - Há uma tenda na área de mercado ao ar livre, que vende tortas de maçã, feitas da hora, são de excelente qualidade e são muito paraceidas com as tortas de maçã inglesas  americanas.




3. Bolsas e carteiras - Existem várias lojas no edificio de três andares que se dedicam à venda de vestuário e malas de todos os feitios, bem como bolsas, para todos os gostos e carteiras!...

Existem igualmente lojas de venda de antiguidades e de óptima porcelana.



4 -  Uma das lojas muito frequentadas é a do Café Doi Tung, para além do saboroso café, encontram-se à venda muito artesanato de primeira qualidade.

O que é o Café Doi Tung? - Café Doi Tung é parte do Doi Tung Projeto de Desenvolvimento Sustentável, que foi criado em 1988 pela Rainha Mãe da Tailândia, a falecida Mãe do actual Rei da Tailândia. Sua megestade se preocupava imenso pelos mais pobres e mais necessitados, depois de saber que algumas tribos, situadas no Norte da Tailandia se dedicavam à cultura de ópio, Sua Magestade criou o projecto Doi Tung, afim de irradicar o cultivo ilegal de ópio, criando condições ao pessoal das tribos das montanhas, passarem a cultivar, de forma legal, outros tipos de cultivo, entre eles o café, adquirindo assim uma forma de vida mais sustentável.

Doi Tung fica situado perto da cidade de Chiang Rai, local esse já por várias vezes visitado pelo articulista, ficando encantado com tudo o que viu. 






5. Jóias - No terceiro andar do prédio de três andares deixou lado, há um grupo de jóias lojas. Aqui eles vendem modelos muito incomum de jóias, com configurações de ouro e prata. Eles têm tudo, de estilo moderno de muito estilos tradicionais de anéis, brincos, pulseiras, relógios e muito mais.



6. Maneki Neko - Maneki Neko é um gato acenando, tradicional japones e é muito popular na Ásia, sendo usado pelos comerciantes como um amuleto de boa sorte. No Bon Marche, há muitas lojas que vendem todos os tamanhos e cores diferentes dos Maneki Nekko por um preço convidativo..



7. Frescos, orgânicos Frutas e Produtos Hortícolas - Há muitos diferentes bancas na área de mercado  que vendem frutas e vegetais orgânicos.
Embora se possa encontrar uma grande variedade de frutos importados, mesmo os frutos tailandeses, são de alta qualidade, e seus preços bem muito mais caros, daqueles que são praticados noutros mercados ou super mercados.

Todo o tipo de bolos podem ser encontardo no Bon Marche

Estes doces tailandeses, de fabrico caseiro, são uma delícia.

8 -. Sobremesas, biscoitos e bolos Bon Marche tem uma fabulosa selecção de bancas que vendem os doces tradicionais tailandeses, bem como variações no tipo de sobremesas e bolos ocidentais. Com preços a partir de 15 baht (cerca de 40 centavos do euro).




Para além dos restaurantes de comidas europeias, existem também alguns de comida chinesa.


Muitas são as tasquinhas que confecionam uma enorme variedade de comidas, são neste enorme espaço onde são tomadas as refeições, compradas nessas tasquinhas de comida tailandesa.

9. Restaurantes - Existe uma grande variedade de estilo tailandês e comida ocidental no Bon Marche. Na quadra externa do mercado de alimentos, você pode comprar pratos tradicionais tailandeses.


Um local que faz a diferença, aconselha-se uma visita ao local, e não esqueçam que ao fazerem compras neste belo mercado, estão contribuindo através dos projectos de caridade da família real, a ajudar os mais necessitados.




Parques de estacionamento existem muitos, espalhados por todo o recinto do mercado, assim como em andares superiores, o preço cobrado é variavel, depende das horas que estiver com a viatura parcada.



3 comentários:

José Martins disse...

Não conhecia... o meu amigo Cambeta já conhece mais da Tailândia e de Banguecoque que eu!!!
Um dia deste passo por lá.
Abração

José Martins disse...

Não conhecia... o meu amigo Cambeta já conhece mais da Tailândia e de Banguecoque que eu!!!
Um dia deste passo por lá.
Abração

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Você deixa seus amigos e interlocutores virtuais, que residem em outro hemisfério e continente, sôfregos para conhecer estes palpitante local, que seu viés arguto nos apresenta!
Muitíssimo obrigado!!!...
Quem sabe, ainda terei a prerrogativa de degustar os certamente suculentos quitutes tailândeses!
Caloroso abraço! Saudações fraternais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Brasil