o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, abril 11

O DIA DE ONTEM 10 ABRIL 2012

O dia de ontem, 10 de abril, foi passado na cidade de Samut Prakan, em visita a seus familiares.

Samut Prakan สมุทรปราการ é uma das centrais províncias ( changwat ) da Tailândia desde 9 de março de 1946.

É uma pequena província que ocupa uma áera de 1 004.1 Kms2, e tinha uma população estimada, em 2010 de 1 828.044 habitantes.

Faz parte da Região Metropolitana de Bangkok . Províncias vizinhas são Bangkok , para o norte e oeste, e Chachoengsao para o leste.

O Aeroporto Suvarnabhumi  (Novo Aeroporto Internacional de Banguecoque ) está localizado no distrito de Bang Phli  na província de Samut Prakan.

Bem cedo saimos de casa, já que a distância que separa a casa do articulista em Bangkok e a casa de seus familiares em Samut Prakan ainda é de 185 kms, como tal, e calmamente seguimos por Bang Kapi, entrando na avenida Srinakarin, o tráfego como sempre enorme.

A razão de nossa ida a Samut Prakan deveu-se a vários factores, o principal, e como nos encontramos nas véspera de ano novo, ir prestar honemagem a nossos familiares, segundo porque uma de nossas primas tinha dado à luz, à dias, um lindo e forte menino, terceiro, porque no local reside igualmente uma irmão da esposa do articulista, tendo esta uma filha, oficial de policia, que está passando por uma fase menos boa na vida, devido a andar em tratamento de quimoterapia, em virtude de ter um cancro no osso da perna esquerda, e terá que ser operada, sendo-lhe colocado um tubo de aço, no local, onde lhe irão retirar o osso, outra razão, esta sem importância de maior, foi que no dia anterior ternos sido oferecida uma enorme quantidade de mangas, talvez uns 50 quilos, e sabendo que a tia e primos, no dia de hoje, 11 de abril, iriam sair afim de passarem o ano novo, com seus familiares, lá no norte, aldeia de Bang Mea Long, levamos umas caixas de mangas, para serem entregues a nossos familiares lá na aldeia, já que nós, este ano, não iremos lá passar esta quadra.

Pelas 12.30 horas parámos no moderno e luxuoso compleo comercial Paradise, onde almoçamos.


E pela quantia de apenas 850 baths, o equivalente a 21,25 euros, podemo-nos deliciar com este delicioso e saboroso almoço


                             O articulista segurando uma grande travessa com um peixe frito


                                           Pedaços de galinha frita, com caju, amendoins.
 
 

                                       Bolinhos de carne de peixe em caril verde



                                                                             Lulas de caril


                                             O peixe frito, tostadinho e super saboroso

Tudo isto, e como é óbvio, acompanhado de arroz branco, águas e o articulista bebeu uma soda, para sobremesa, um resfrescante doce de coquinhos de água.

Após bem almoçados prosseguimos a viagem até a casa de nossos tios, eram 15.30 horas quando lá chegámos.



Poderiamos antes, ter ido visitar o Museu Erawan ou a Old City, já que ficavam no caminho, náo o fizémos pelas razões apontadas num artigo anterior, o Museu é lindo, o articulista já visitou, mas o que decepcinou foram os actuais preços praticados, a Old City, é um local encantador, porém para se poder ver tudo com calma, dois dias serão poucos, e os preços praticados, igualmente não agradaram ao articulista.






             A mansão onde vivem os tios do articulista, com seus filhos e netos

Quando chegamos o tio do articulista se encontrava sentado defronte de sua casa apanhando o a aragem fresca que se fazia sentir.

O bébe, lindissimo dormia, entregamos a prenda a sua mãe, e não quizemos interroper seu sono, saindo para o jardim da casa, onde ficamos conversando com o tio.

Reparou o articulista que havia um enorme cartaz na sala principal da casa, no qual havia várias fotos de seu tio, quis saber a razão, e foi informado que lhe tinha feito uma festa de despedida aquando da passagem à reforma, o tio do articulista era chefe de secção da Companhia de Eléctricidade, reformou-se com a idade de 60 anos, após 33 anos ao serviço, o articulista até pensava que seu tio, era mais velho, afinal o articulista, esse sim, é mais idoso que ele 8 anos.



O cartaz utilizado na festa de despedida, podendo-se ver o tio do articulista à esquerda.




                                       O tio do articulista, uma pessoa super simpática



                       O tio do articulista e um colega na festa de despedida.





O tio do articulista, no início de sua carreira com electricista



                                                         O articulista e seu tio



              
                            O articulista e seu tio, junto ao portão de entrada

Dali saimos e fomos visitar a irmã da esposa do articulista, que reside na mesma áera, numa rua muito movimentada, junto da famosa fábrica de confeitos Euro.



Lá estava ela, a cunhada do articulista explorando um pequeno restaurante, que serve igualmente de habitação, propriedade essa de seu sogro, que defronte possue uma mercearia. Este simpático senhor, já de idade avançada, de origem chinesa, Chiu Chau, assim que viu o articulista logo de desfez em vénias e cumprimentos rituais tailandeses.

Por ali ficamos, após ter entregue uma pequena ajuda monetária à sobrinha que está passando por uma fase não menos boa, mas, aparentemente se encontra psicologicamente bem.



As duas filhas mais novas do articulista passaram o tempo falando com uma das primas, enquando a outra ajudava a sua mãe a atender alguns clientes.

O articulista ficou entabulando conversa com o o sogro de sua cunhada, contabdo este uma história interessante que se tinha passado com ele à alguns anos a esta parte.

Segundo ele, falando no dialecto cantonense misturado com a língua tailandesa, lá se fez enteder, e me relatou esta passagem: " Uma noite conduzido sua viatura numa estrada, ainda longe de sua residència, rebentou o pneu da frente, lado direito, provocando a saida da viatura da estrada, indo cair numa valeta, ficando ele inconsiente ainda por algum tempo. Na Tailãndia existem muitos grupos de socorritas, que prontamente chegam aos locais de acidente e prestam os seus auxilios, não foi bem o caso, houve sim, e segundo as palavras do senhor, dois individuos vendo-o prostado, pensavam que ele tinha falecido e tentaram roubar-lhe o relógio de pulso e seus haveres, o senhor reagiu prontamente e sacando de duas espadas, replicou estar ainda vivo, e correu com esses indejosos tipos, que a sete patas fugiram do local.

Já recuperado, telefonou a um dos seus filhos que prontamente compareceram no local e lhes prestaram ajuda. Uma história engraçada, que ele retada de uma forma bem gira dizendo, aqueles sacanas, hei, não era o meu tempo de partir e o Buda me deu forças e energias para os correr.
É de realçar que este senhor tem a bonita idade de 98 anos.


Numa das travessas laterais onde parcamos a viatura, podia ver este pequeno altar das almas



Uma árvore revestida de uma pano amarelo, significado budista de proteção da mesma.



Várias figuras colocadas junto ao tronco da árvore, figuras essas ofertadas por fiéis, em veneração às almas. Como se pode ver uma outra cultura totalmente diferente da ocidental, onde todos vivem em paz e no amor, respeitando sempre os antepassados.
 Dali saimos de regresso a casa, o trafégo era imenso, ainda parámos no McDonald onde compramos algo para o jantar, eram 20.30 horas quando, e cansados, chegamos a casa, mas contentes por termos cumprido mais um ritual familiar.



















            










                                                      



                                                               












7 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Sou um doido por comida tailandesa, Amigo Cambeta.
Esses molhos.....no próximo sábado, provavelmente!
Aquele abraço

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Esta comida estava maravilhosa e caiu na perfeição, ai em Macau existe em vários restaurantes tais, mas nem tão boa nem por este preço.
Abraço amigo

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Mais uma imperdível reportagem, que além de nos mostrar pratos típicos do Reino do Sião também tivemos a oportunidade de conhecer seu tio!!!
Caloroso abraço! Saudações visitantes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

Carlota Pires Dacosta disse...

Desta vez ficava com o seu peixinho, eheheh.
As princesas estão lindas.
Beijinhos para todos.

PS: Gosto destas crónicas de viagem

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. Joao Paulo,
Mais um passeio por estas terras que tanto adoro, indo visitar familiares que muito respeito e considero.
Afinal o sobrinho é ~mais velho que o tio rsrsrs.
Obrigado por seu gentil comentário, abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Comadre Carlota,
Olhe que as outras iguarias eram igualmente óptimas, mas o peixe esse estava maravilhoso, se um dia vier para estas longínquas paragens terei imenso prazer em lhe ofertar um peixe deste ou ainda maior.
As princesas estáo lindas, mas cá o plebeu anda em baixo fisicamente, mas passrá, aliás tudo passa....
Abraço amigo cá do comprade beijos das princesas.

Catarina disse...

Também gosto de comida tailandesa. Aqui há uma rede – Green Mango – que serve até bastante bem. O que dispenso é o molho de amendoim. Considero-o demasiado pesado! : ) Gosto dos “fresh rolls” com molho de ameixa, phat thai, claro! e todos os pratos vegetarianos que este restaurante confeciona. Fiquei com apetite. A estas horas terei que optar por uma pequena taça de iogurte magro onde acrescentarei algumas nozes.
Boa noite.