o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, abril 4

FESTIVAL DE CHING MING - DIA DE FINADOS CHINÉS

O Festival Ching Ming, celebra-se em toda a China, Macau, Hong Kong, Taiwan, sendo feriado, este festival é igualmente realizado em Singapura, Malasia, Tailàndia e em todos os países onde exista uma comunidade chineses, porém não sendo feriado. oficial



É conhecido pelo Festival do Brilho Puro ou Festival brilhante e claro , Dia dos antepassados ​​ou Dia de limpeza das sepulturas, é um festival tradicional chinês e realiza-se, este ano de 2012, a 4 de abril após o solstício de inverno ou o 15o. dia do equinócio da primavera.

 Astronomicamente é também um termo energia solar . O festival Qingming recai no primeiro dia do quinto termo solar, chamado Qingming. Seu nome denota um tempo para as pessoas sairem e desfrutarem do verde da primavera (Tàqīng踏青, "pisando no verde") e prestar homenagem a seus antepassados visitando seus tumulos.

Introdução

O feriado é conhecido por um número de nomes no idioma Inglês :

Dia de Finados (para não ser confundida com o feriado Católico Romano, Dia de Finados , com o mesmo nome)

Festival claro e brilhante

Dia dos antepassados

Dia da Limpeza dos Sepultura

Dia Memorial chinês

Lembrança da Primavera

Origem

O festival Qingming, Ching Ming,  é o dia em que os chineses visitam os túmulos ou cemitérios onde repousam seus ancestrais. Tradicionalmente, as pessoas levam comidas e bebidas que colocam em cima das sepulturas, porém os hábitos estão mudando.

 O festival teve a sua origem no dia Hanshi  ( 寒食节 , literalmente, o dia só com comida fria), um dia memorável para Jie Zitui ( 介子推 ). Jie Zitui morreu no ano 636 aC, no período da Primavera e Outono.

Qingming, ou Ching Ming  tem uma tradição que remonta a mais de 2.500 anos.  Sua origem é creditada ao imperador Tang Xuanzong em 732. Cidadãos ricos na China foram alegadamente dando continuidade a estas extravagantes cerimónias  e ostensivamente caras em honra de seus antepassados. O Imperador Xuanzong, visando limitar essa prática, declarou que apenas pelo Ching Ming se poderiam efectuar esses festejos de visita aos túmulos dos antepassados. A observância do Ching Minh ou Qingming, ficou então radicada na cultura chinesa e continua até aos dias de hoje.

Celebração

O Festival de Ching Ming ou Qingming é uma oportunidade para os celebrantes se lembrarem e honrarem os seus antepassados, indo aos cemitérios. ​​Jovens e velhos rezarm junto dos tumulos de seus antepasados,  varrer os túmulos e fazem ofertas de alimentos, chá, vinho e muitos acessórios em papel, tais como dinheiro dos mortos, ouro e prato, isto em papel próprio que é queimado junto à sepultura.  Os ritos têm uma longa tradição na Ásia, especialmente entre os agricultores. Algumas pessoas carregam ramos de salgueiro com eles em Qingming, ou colocar ramos de salgueiro em seus portões e / ou portas dianteiras. Eles acreditam que os ramos de salgueiro ajudar a afastar os maus espíritos que vagueiam por essa altura.

Segundo o Jornal Macau Daily Times na sua publicaçáo de hoje escreve:


Celebração do Festival Ching Ming: Levando iPads aos antepassados




Dois anos atrás, por ocasião do Festival Ching Ming - que começa hoje - as pessoas só podiam comprar folhas simples de papel, como oferendas, que necessitam de ser dobrados para simbolizar dinheiro. Agora, os produtos mais vendidos são de papel "iPads, sapatos, bolsas", explica o proprietário de uma loja tradicional em Macau. Este comerciante vem vendendo as ofertas nos os últimos 20 anos, e diz que o negócio é bom este ano "por causa do desenvolvimento econômico global."




O Ching Ming Festival, que acontece na China a cada ano em torno de 04 de abril, é uma das festas mais celebradas entre o povo chinês. É uma oportunidade para os celebrantes para recordar e homenagear seus antepassados ​​em cemitérios. Jovens e velhos rezar diante dos seus antepassados, varrer os túmulos e alimentos oferta, chá, vinho, pauzinhos de incenso, acessórios de papel e / ou libações. Os itens acima descritos são de papel, em seguida, queimado para garantir que o espírito do falecido tem muitas coisas boas na vida após a morte.

Culto aos antepassados ​​é uma tradição chinesa que remonta há milhares de anos e este festival sobreviveu até os dias atuais. É comemorado em Macau, Hong Kong, Taiwan e China Continental.


                                                    CHING MING ou o DIA DOS MORTOS



Hoje é feriado em Macau e em toda a China, por ser ser o dia dedicado aos mortos.


Assim, a comunidade chinesa de Macau, comemora hoje este culto ancestral de homenagem aos mortos que também está relacionada com a chegada da primavera, porque no calendário lunar, o Ching Ming marca o primeiro dia do quinto período e é tradicionalmente um dia dedicado para que as pessoas saiam à rua, celebrem a Primavera e cuidem dos túmulos dos seus antepassados.

Considerado o equivalente ao Dia dos Finados dos cristãos, embora com maior carga simbólica, o Ching Ming (ou Pura Claridade) leva os chineses a celebrarer um pouco por todo o mundo chinês este festival.

Dirigirem-se para todos os locais onde descansam os seus defuntos e os espíritos dos antepassados, para lhes prestar homenagem e culto. É uma ocasião de reunião familiar que demonstra bem o conceito chinês de continuidade para além da morte e de estreito relacionamento com os defuntos. Os familiares, vindos por vezes de muito longe (tal como no Ano Novo), juntam-se ao clã e visitam os vários cemitérios dentro da cidade ou nas colinas das ilhas e na vizinha Guangdong. Aí, limpam e lavam as campas, batem cabeça e fazem oferendas de incenso e de comida aos antepassados.



No final das cerimónias em honra dos mortos, os familiares realizam uma espécie de piquenique em pleno cemitério, junto à campa dos seus entes desaparecidos e a festa acaba com a queima de panchões e a colocação de um papel encarnado na pedra tumular, a avisar que aquele defunto já foi homenageado pelos seus familiares e que não é um abandonado...

Manda ainda a tradição que as mulheres não usem agulhas de costura, nem lavem os seus cabelos.

Fonte - Artigo da autoria da Dra. Irene Fernandes Abreu publicado no blog Valium50, no dia 5 de Abril de 2011.


2 comentários:

Unknown disse...

O nosso dia de finados não é feriado mas festejamos o dia de Todos os Santos na mesma data, que é feriado e ate ver o governo ainda não tirou este feriado.

As nossas prendas dia de Todos os Santos é o Pão por Deus - que os meninos vão pedir de porta em porta.

Nos finados todos passamos pelo cemitério recordando os nossos mortos...

Pedro Coimbra disse...

Macau é mesmo uma terra curiosa, Amigo Cambeta.
Ontem, o ferido do Ching Ming.
Amanhã a Sexta-Feira Santa.
Domingo, a Páscoa (dã-nos tolerância na segunda-feira).
Maior exemplo de tolerância religiosa, sinceramente não encontro.
Aquele abraço