o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, março 2

SONGKRAN 2551- 2008 - LAMPANG






SONGKRAN 2551-2008 - LAMPANG

Na moderna sociedade tailândesa, embora continue bem vivo o espírito deste festival, está sendo porém bastante adulterado, havendo excessos, por parte da população que rejeitam os bons costumes tradicionais, suaves e respeitosos, destruindo desta forma o seu bom nome desta quadra festiva.

Para essas pessoas e muitos turistas que a elas se associam, o Songkran, para eles, é a altura ideal para praticarem tudo aquilo que durante o resto do ano estão privados, tais como usarem armas de alta pressão para lançarem água, indescriminadamente, sobre quem passa, causando por vezes danos fisicos.

Embora as leis sejam restritas no que se conserne à venda e consumo de bebidas alcoólicas elas continuam a serem vendidas indescriminadamente e bebidas em excesso, causando embriaguez de tal modo que deixa as pessoas com as suas faculdades mentais bem afectadas e como tal as levam a praticarem actos que em dias normais o não fariam.

Outros abusos são as corridas ilegais de motociclos, jogo e abusos sexuais assim como a condução em excesso de velocidade, que é já um hábito nacional, mas o mais perigoso e inconsciente é a condução em estado de alta embriaguez, sendo esta uma das causas para a alta mortalidade nas estradas tailândesas nesta quadra do ano.

O piso das estradas e das auto estradas também contribuem em parte para a grande maioria de acidentes fatais.

Este ano passei esta quadra com a familia na aldeia de Ban Mea Long, perto da cidade de Lampang, no norte, e pude assistir a essas enormes batalhas de água nas ruas da cidade, onde tive que me deslocar para fazer algumas compras, porém onde o festival em sim atingi o seu expoente máximo é na cidade de Chiang Mai onde é uma verdadeira guerra campal que os turistas apreciam e participam.

Que se brinque e se venerem os deuses tudo bem, mas abusos que as autoridades estão ao longo dos anos tentando por cobro é que não se justificam de modo algum.

As mortes provocadas por acidentes rodoviários e por outras causas são sempre bem elevados nesta quadra festiva, vejamos desde 2004 até ao corrente ano:


2004 ................. 638 vitímas mortais
2005 ................. 522 “
2006 ................. 485 “
2007 ................. 361 “ em 4 274 acidentes causando 4 805 feridos de certa gravidade.

No corrente ano e até ao dia 15 tinham-se registado 1 245 acidentes causando 276 mortes e 3 537 feridos.

Este festival o mais importante do país é o causador de enorme números de mortes que durante as outras quadras festivas.

Adoro passar esta festividade junto dos familiares mas longe dessas guerras campais.

Nenhum comentário: