o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, março 15

CIDADE DE VIENTIANE

Vientiane (pronuncia-se /vjɛnˈtjɑːn/, Lao Viang-chan IPA: [wíaŋ tɕàn]) é a capital do Laos, e amior cidade do país, situada na Vale do Mekong, tendo uma população estimada, noa ano de 2005, em cerca de 200,000 habitantes. A cidade do Vientiane fica localizada a 17°58' North, 102°36' Este (17.9667, 102.6).

Sri Sattanak, ou Sisattanak (Lao: ), é a forma mais vulgar de ser chamada a cidade de Vientiane, o que por vezes se confunde com Sri Sattanakanahut, nome de Lan Xang na língua Pali, o reino dos milhões de elefantes. Sisattanak é actualmente um dos cinco distritos da cidade de Vientiane.


Origem do nome

O nome da cidade deriva do Pali, língua liturgica do Budismo Theravada. O nome original designa como madeira de sândalo real ou cidade do sândalo, este tipo de árvore tem imenso valor na India devido à sua fragância. No moderno Laos o nome de Vientiane é ambiguo, e leva a erro devido a a acreditar-se chamar-se a cidade da Lua, visto que os caractéres como se escreve na língua laoteana serem os mesmos para Lua ou sândalo. Porém o nome em tailândes เวียงจันทน์, conserva correcta a soletração etimológica e ortografica que claramente indica cidade do sâmdalo. A romanização de se pronunciar Vientiane é de origem francesa.

História


Avenida em Vientiane

Patuxay foi construída em 1960, na capital, ligando a zona norte à zona sul da avenida para celebrar a sua independência

O periodo épico Laoteano, o Phra Lak Phra Lam,designa o Principe Thattaradtha como fundador da cidade quando deixou o legendário reino do Laos de Muong Inthapatha Maha Nakhone, renunciando ao trono a favor de seu irmão mais novo. Thattaradtha fundou a cidade chamada de Maha Thani Si Phan Phao a Oeste das margens do Rio Mekongon; esta cidade mais tarde se tornou parte do reino do Sião passando-se a chamar-se Udon Thani, hoje parte integrante da Tailândia. Um dia, segundo a lenda, a Naga de sete cabeças disse a Thattaradtha para construir uma nova cidade a Este das margens do Rio Mekong em sentido oposto a Maha Thani Si Phan Phao. O principe a denominou como Chanthabuly Si Sattanakhanahud; a qual foi a antecessora da moderna Vientiane.

Contráriamente a que se refere Phra Lak Phra Lam, muitos historiadores acreditam que a cidade de Vientiane era nos tempos dos Khmers um lugarejo centralizado em volta de um templo Hindu, que Pha That Luang mais tarde reconstruíu. Nos séculos XI e XII, quando o Laos e o povo Thai acreditavam ter em seu poder todo o sudoeste asiático, poucos Khmers restavam naquela zona, acreditando-se que os mesmo ou foram assassinados, removidos para outras áreas ou então integrados na sociadade do Laos, que passado poucos anos tomou conta de toda aquela zona.

No ano de 1354, quando Fa Ngum fundou o reino de Lan Xang, a cidade de Vientiane passou a ser uma cidade administrativamente importante, porém não era considerada a capital do reino. O Rei Setthathirath no ano de 1560, estabeleceu oficialmente como a capital do reino Lan Xang .Quando em 1707 Lan Xang deu início a um reino independente. Em 1779 foi consquitada pelo General Siamês Phraya Chakri, tornando o reino vassalo do Sião.

Quando o rei Anouvong deu início a uma rebelião que não teve sucesso, foi o reino totalmente destruído no ano de 1827 pelas tropas siamensas. Eventualmente passou para o jubo francês em 1893. Tornando-se em 1899 a ser o Laos um protectorado da França.


Administração

Vientiane está localizada e é a capital da perfeitura (kampheng nakhon Vientiane). [E igualmente uma província, deixando de ser perfeitura no ano de 1989.

Vientiane city comprises the following districts:

Geografia

Vientiane está situada nas margens do rio Mekong e faz ali fronteira com a Tailândia

Locais de Interesse




Um monje repintando a naga (mistico dragão) em Pha That Luang



Mercado matinal em Vientiane



Nenhum comentário: