o mar do poeta

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domingo, março 15

KHON KAEN











Khon Kaen (Thai ขอนแก่น) é a segunda maior cidade do Nordeste da Tailândia. Faz fronteira com as províncias de Nongbua Lamphu, Udon Thani, Kalasin, Maha Sarakham, Buriram, Nakhon Ratchasima, Chaiyaphum, Phetchabun e Loei.


História

No ano de 1783, quando o senhor Rajakruluang conjuntamente com 300 pessoas ali se fixaram deram origem à presente cidade, na altura o Rei Rama I, ordenou governador o senhor Rajakruluang afim de apertar os laços comerciais e socias com os povos da área de Isan.

A cidade em si se localizou por seis vezes em várias zonas, somente no ano de 1879 se fixou definitivamente onde hoje se encontra em Nuang Kaw, Khon Kaen passando a ser no século XX um centro administrativo de alta importância.

Simbolos



O selo provincial mostra a Stupa (torre) de Pha That Kham Kaen, que se acredita conter as relíquias de Buda. O selo apresenta igualmente duas árvores, uma em cada lado da Stupa, uma delas a Ficus benghalensis e a outra uma Cassia fistula.

Localizada no planato de Korat, no coração do Nordeste da Tailândia (Isan), Khon Kaen é uma das maiores cidades sob o Plano Económico e Social Nacional do país juntamente com as cidades de Chiang Mai, Songkhla, Nakhon Ratchasima e Chonburi.

A cidade em si tem uma população estimada, no ano de 2006, em 140 mil habitants, é um centro regional de desenvolvimento nas áreas da educação, institutos financeiros, departamentos governamentais e de transportes. A cidade é um importante centro na região no comercio da seda.

Geograficamente fica localizada a 16°26′N 102°50′E / 16.433°N 102.833°E / 16.433; 102.833. É igualmente a capital distrital e da provincia de Khon Kaen e o berço da Universidade Rajamangala e da Universidade Khon Kaen, a maior universidade no Nordeste, com mais de 20 000 alunos.

Estratégicamente é uma zona extramamente importante para as infrastrutura da região Isan. O aeroporto que serve a cidade desde de 2005 que passou a ter o estatuto internacional aquando da conclusão do seu novo terminal.

Em certas alturas do ano o aeroporto de Khon Kaen torna-se o aeroporto doméstico mais movimentado, com mais de 20 vôos regulares, diáriamente

A cidade é servida pela Auto-estrada Mithraphap, igualmente conhecida pela auto-estrada da Amizade, via esta que liga Bangkok ao Nordeste da Tailândia e ao Laos. Esta moderna via com várias faixas de rodagem evita o congestionamento não passando pelo centro da cidade, mas faz ligação com as auto-estrada que ligam a Kalasin e Mahasarakham a Este e Udon Thani a Norte.


O Hotel onde pernoitámos por duas noites, sito na zona central da cidade. Boas instalações e um preço super atraente, apenas 700 Baths por noite incluindo um pequeno almoço bufet.






A frontaria do hotel, o mesmo estava completamente ocupado, visto ali se realizar no fim de semana um casamento. E o mais giro de tudo é que era proibido fumar não só nas instalações do hotel, pois essa é regra geral em toda a Tailàndia, mas igualmente nos quartos.
Uma vista parcial do centro da cidade, foto esta tirada do quarto onde o articulista pernoitou.



Embora a cidade de Khon Kaen seja enorme, os meios de transportes esses se resumem a quatro tipos, a que se pode ver nesta foto, não é mais que uma camioneta de carga, improvisada de autocarro e que faz as viagens entre a cidade e as aldeias vizinhas. O articulista utilizou este meio de transporte para ir visitar o mosteiro PHRA THAT KHAM KAEN, que dista da cidade cerca de 32kms. O preço da viagem por pessoa é de 24 baths, 45 céntimos do euro, a viagem essa para além de ser super incómoda levou somente 1.30 horas. Ainda tivémos sorte porque para lá só viajaram pessoas que tinham ido à cidade fazer compras e alguns alunos. No regresso foi bem diferente, muitos comerciantes das aldeias embarcaram levando consigo tudo o tipo de mercadorias, para irem vender num dos mercados da cidade. Baldes com hortaliças, peixes, sacos com cogumelos, enfim tudo o que havia para vender, os passageiros esses, no regresso foram só seis, e a viagem demorou somente 45 minutos. Como já ando por estas paragens faz bastantes anos não fiquei admirado com este tipo de transporte e até me fez recordar os velhos tempos em Macau em que o único autocarro que fazia carreiras na Ilha de Coloane, também transportava todo o tipo de mercadorias, um dia indo da Vila de Colane para a vila de Ká-Hó, tive que ir sentado em cima de saco de arroz e tendo por companhia um porco enorme!... Nesta viatura em Khon Kaen, havia bancos laterias e era até proibido fumar, bem diferente do de Coloane nos anos 60.

Através desta foto se poderá ver perfeitamente o tipo de transporte.

Para ao mosteiro que fiz referência tivémos que ir ao centro de turismo indagar qual o melhor meio de transporte para lá nos deslocarmos, a resposta foi, ir até à estação de autocarros e apanhar um de cor amarela, como a estação ainda ficava um pouco longe, tivémos que utilizar este meio de transporte, chamado Som Tek, que não passa de furgoneta adaptada, e lá seguimos então tendo pago por pessoa a quantia de 5 baths. (1 Euro vale 49 baths).

Nesta foto estava o articulista de visita ao mosteiro PHRA THAT KHAM KAEN, e aproveito para dar umas badaladas no sino, tudo em madeira, pois dizem que quem o fizer dá sorte!...

Estava um sol abrasador lá para os lados do mosteiro e por mais que fotos que tivesse tirado ficaram todas assim. O Chedi que se pode ver, seguindo dizem contém as relíquias do Lord Buda.

Ainda ia caindo na tentação de visitar a aldeias das cobras capelo, ficava ali bem perto, e é assim designada essa aldeia, porque todas as casas tem esses répteis, havendo até um espectáculo com as mesmas, mas preferi seguir para a cidade, pois detesto répteis.

Nos muitos passeios que durante os dois dias que o articulista ficou nesta cidade, aproveitou para ir conhecendo locais interessantes, bem como esta enorme escola, sita nas próximidades do hotel.

Um vistoso mosteiro sito na outra zona da cidade, mosteiro NONGWANG MUANG KAO, tendo ao lado um outro com arquitectura tipicamente chinesa.

Um dos monumentos típicos da cidade, uma flauta famosa usada em toda a região ISAN.

O meio de transporte utilizado para ir visitar os locais turísticos da cidade foi este TUK-TUK, que por 100 baths, nos levou a conhecer o que havia para ver em termos de monumentos na cidade.
O articulista junto a uma árvore enfeitada em bolsas de cor dourada, esta árvore ficava junto ao mosteiro NONGWANG MUANG KAO
Uma das três portas que simbolizam a região e a cidade.

Muito percorremos a pé de Som Tak toda a cidade, restaurantes com toda a variedade de comida era o que não faltava. Por norma gosto de almoçar ou jantar em restaurante cuja higiéne não ponho em causa, foi o caso, jantámos por duas vezes no restaurante italiano sito no Hotel Roma, só um dos almoços foi tomado num restaurante chino-thai, com boa apresentação e cuja comida eu adoro, caril com pasta de peixe e massa.

Visitámos o enorme mercado, mas como já é normal por estas paragens, ali de tudo se encontra e para os ocidentais é um choque psicológico imenso ao verem como os animais e os peixes são mortos, além do cheiro pestilento de alguns produtos, mas enfim, exóticamente falando e algo que para os aldos da Europa nada disto existe.!...

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