o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, março 2

PRIMEIRO RAPTO DE UM AVIÃO NO MUNDO


PRIMEIRO DESVIO DE UMA AVIÃO ACONTECEU HÁ 60 ANOS EM MACAU.

Partiu de Macau com rumo a Hong-Kong, mas acabou por não chegar ao destino. Quatro homens "assaltaram" um hidroavião há 60 anos, consumado o primeiro desvio de uma aeronave de aviação.

Estávamos no ano de 1948, mais precisamente no dia 16 de Junho, quando um hidroavião Catalina que se deslocava de Macau para Hong-Kong, foi desvidado da sua rota pela priemira vez na História da aviação civil.

Ontem, assinalou-se 60 anos, sobre o dia em que quatro homens "armados até aos dentes"resolveram fazer pirataria a bordo do "Miss Macao", da Cathay Airways, que estabelecia ligações regulares entre Macau e Hong-Kong.

De acordo com o relato da época, reportada pela revista "Times", um dos homens exigiu ao piloto que abandonasse os controles. Entretanto, o co-piloto agarrou numa barra de ferro e tentou fazer frente ao indivíduo armado. Em resposta, "os piratas dispararam selvaticamente sobre os dois pilotos, matando-os, segundo reportam as notícias da época.

Uma vez mortos os pilotos, o avião ficou sem controlo e caíu a pique no mar do sul da China. Apenas uma pessoa sobreviveu à queda: o lider do grupo, que foi encontrado por pescadores. O salto antes da queda propriamente dita terá garantido a sobrevivência de Wong Yu.

Aparentemente, o objectivo dos "piratas do ar" era reter os passageiros para depois pedir um resgate, embora o avião transportasse com regularidade quantidades significativas de ouro.

Algumas fontes da altura "puxaram" desta justificação para o assalto.

Nos 30 que se seguiram, o desvio de aviões comerciais tornou-se uma prática comum. De acordo com as estatísticas, entre 1948 e 1957, registou-se cerca de uma caso por ano.

Já entre 1968 e 1977 a média anual deu um "pulo"para 41.

Desde 1948, as medidas de segurança aérea melhoraram significativamente com os números de "desvios" a não alcançar novamente os registados durante a década de 70.

AVENTURA - Mas quem foi o grupo inovador que decidiu "saquear"os céus? Tudo terá começado numa casa de chá em Macau. Wong Yu, agricultor de 24 anos, e mais três amigos decidiram vender os seus arrozais e avançar para o "negócio"da pirataria. Três mil dólares americanos no bolso e um membro que tinha aprendido a pilotar em Manila chegaram para o grupo ingressar na aventura. Com uma perna partida depois da queda livre, Wong Yu foi transportado para um hospital de Macau, onde confessou ter cometido o primeiro acto de pirataria aérea de que há registo.

Nenhum comentário: