o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, fevereiro 29

PROVÍNCIA DE KANCHANABURI - 17a. parte de 77

                                                               Kanchanaburi




Representação das três stupas, situadas na Montanha Bantadthong. Essas stupas deram o nome à passagem na montanha  para Mianmar, chamado "Três Pagodes"  

(stupa é um  monumento funerário que contém as cinzas ou relíquias de budas)





Kanchanaburi  กาญจนบุรี  é o maior das províncias (changwat) na parte oeste da Tailândia . Províncias vizinhas são (de norte no sentido horário) Tak , Uthai Thani , Suphan Buri , Nakhon Pathom e Ratchaburi . Na parte oeste faz fronteira com o Estado de Kayin, Mon State e Tanintharyi, regiões de Mianmar. 

Esta província e sua capital é freqüentada por muitos turistas  atraídos pela sua longa história e civilizações antigas, é na cidade, capital da província, que se encontra a fomosa ponte sobre o Rio Kwai, local histórico da Segunda Guerra Mundial.  A província também é famosa por suas atrações naturais, como florestas, montanhas, cavernas, cachoeiras e parque Erawan.

Ocupa uma área de 19 483,2 Kms2, A flor provincial é a Jasmine floração-nocturna (Nyctanthes arbortristis), e a árvore provincial é o lancewood Moulmein ( Homalium tomentosum ).

Arqueologicamente ficou provado que  Kanchanaburi remonta ao século IV, vestígios de peças de porcelana e outros revelam o comércio com países vizinhos, já naquela época.  Historicamente pouco se sabe sobre a influência Khmer em Kanchanaburi. mas há indícios de sua ocupação com o Prasat Muang Singh.

Poucos registros históricos existem sobre a província de Kanchanaburi  antes do reinado do rei Rama I , mas alguns historiadores acreditam que a província era um  importante ponto estratégico durante o período de Ayutthaya.  Em 1982, o Fine Arts Department nas escavações arqueolócias efectuadas foram encontrados muitos esquelos de serem humanos e de elefantes, como no distrito de Phanom Thuam foram espadas, se que presumem terem sido usadas na famosa batalha que o rei Naresuan travou com as tropas birmanesas. 

 

Com a ascensão da dinastia Chakri  (que mais tarde se tornaria o Rei Rama I) Kanchanaburi certamente desempenhou um ponto estratégico distintivo como defesa contra a invação das tropas birmanesas.


Para os estrangeiros no entanto,  apenas a história recente de Kanchanaburi, que realmente se destaca com o nome 'Ponte sobre o rio Kwai '.  construída durante a ocupação japonesa da Tailândia em 1942, para o efeito foram usados prisioneiros de guerra aliados e trabalhadores asiáticos  pelos japoneses para construir a referida ponte ferroviária que ligava a  Tailândia à Birmânia.  Um número inédito de mais de 100.000 prisioneiros de guerra aliados (16.000 e 90.000 trabalhadores locais asiáticos) morreram devido às  terríveis condições de trabalho.






O articulista por várias vezes visitou a cidade e parte da província de Kanchanaburi, tirou algumas fotos junto à famosa ponte, mas fotos essas que, por mais que as procure não as consegue encontrar.

Tinha o articulista 14 anos de idade quando viu, em Évora, o famoso filme A Ponte Sobre o Rio Kwai, quis o destino que volvidos alguns anos teria o prazer de conhecer o local e atravessar pelos seus pés a dita ponte.

Num dos passeio a Kanchanaburi foi a visita a nove mosteiros lindissimos e ao parque Erawan.


O articulista junto ao rio Kwai





O articulista e sua família, num local panorâmico junto a uma enorme barragem.

O meu estimado amigo José Martins, longho residente nestas paragens do oriente, conhece a fundo a cidade de Kanchanaburi onde passa algumas temporadas no resorte Jhon Frog.

 












2 comentários:

Jose Martins disse...

Bem Kanchanaburi é cá comigo!!!! Eu até sou quase de lá!!! Abraço amigo.
José Martins
,
Continue que vai muito bem divulgar esta terra bonita

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo José Martins,
Tendo conhecimento que o meu estimado amigo é super conhecerdor do local, por esse motivo lhe fiz referência, eu estive por lá quatro vezes.
Abraço amigo