o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, fevereiro 29

PROVÍNCIA DE LAMPANG - 20a. parte de 77


                                                                     LAMPANG
Um galo branco  às portas do Wat Phra That Lampang Luang  , ilustrando uma lenda local sobre a visita do Buda à província.






Lampang ลำปา é uma das províncias (changwat) do norte da Tailândia . Províncias vizinhas são (de norte no sentido horário) Chiang Rai , Phayao , Phrae , Sukhothai , Tak , Lamphun e Chiang Mai .  O antigo nome de Lampang era Khelang Nakhon.

No século VII Lampang fazia parte do período Dvaravati Haripunchai reino da Seg . No século XI o império Khmer ocuparam a área de Lampang, mas foi o rei Mengrai de Lannathai que incorporou o reino de Haripunchai  em seu reino em 1292. 

Lampang ou Nakhon Lampang ou Lakhon, ficou sob o domínio birmanês depois da queda do Lannathai  a partir do século XVI até ao século XVIII. 

Durante a revolta contra a Birmânia  pelos novos reis do Sião no final do século XVIII, um líder local de Lampang tornou-se aliado do Sião.  Após a vitória, o líder foi nomeado para ser o governante de Chiangmai, o antigo centro de Lannathai, enquanto um  seu parente ficou a governar Lampang.  A cidade continua a ser um dos mais importantes centros econômicos e políticos no norte.  Lampang passou a ser considerada uma província do reino do Sião no de 1892.  

Ocupa uma áerea de 12 534,0 Kms2, a flor provincial é a Heliconia (Heliconia sp.), e a árvore provincial é o Elm indiana ( Holoptelea integrifolia ), segundo a lenda, esta árvore foi plantada no templo durante a visita do Buda.

Lampang é famosa pela produção de peças cerâmicas e suas operações de mineração.  Uma grande parte do barro , pedra china , e lignite são extraídos das montanhas circundantes.

Existem mais de 200 fábricas de cerâmica e em torno do distrito de Lampang  A maioria das fábricas de cerâmica e sua loiça é afamada.
                                      UMA REFERÊNCIA Á CERÂMICA DE LAMPANG

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/12/pela-aldeia-de-ban-mea-long.html

Os produtos agrícolas que esta província produz são  famosos, tal como o arroz e abacaxi.


 O Centro de Conservação de Elefantes  (ศูนย์ อนุรักษ์ ช้าง ไทย) -  é o único no mundo dedicado ao treinamento de elefantes para o trabalho de madeira usando estes paquidermes como trabalhadores. Há performances e demonstrações de treinamento.


A cidade de Lampang é a única no pais que possuem charretes puxadas por um cavalo e que fazem parte dos transporte públicos da cidade.



Esta bela cidade é uma das quais que o articulista conhece melhor, visto a sua esposa ser natural de uma aldeia próxima, Ban Mea Long.




O articulista desde o ano de 1980 que conhece a cidade e todos os templos que ela possue, porém só no ano de 2009 é que descobriu o mosteiro Wat Prakeo Don Tao Sucharam  onde e como se pode ver pela foto exposta, um soldado tailandes empunha uma espingarda portuguesa, nesse mosteiro existem igualmente vários canhões de fabrica português e uma muralha construída pelos portugueses.




                                        A casa do articulista na aldeia de Ban Mea Long - Lampang

                  O articulista junto à porta principal do mosteiro na aldeia de Ban Mea Long


Todos os frescos deste pequeno mas vistoso mosteiro, foram oferta do articulista, como tal, em cada um deles está postado o nome do articulista e de seus familiares.







O articulista na casa da aldeia,no ano de 1987, com sua filha mais velha, nessa altura com 4 anitos.





O articulista sentado na mesma cadeira, mas no mês de fevereiro de 2012.


2 comentários:

Catarina disse...

Interessante como sempre. Nunca tinha lido tanto sobre mosteiros orientais! : )
Abraco

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
A cidade de Lampang sita bem lá para o norte muito me diz, como deverá compreender.
Foi no mosteiro da aldeia que fui monje budista.
Tenho visitado aos largas centenas de mosteiros por este país fora, pena é que não tenha um arquivo bem arrumadinho, mas mesmo assim vou postando e dando a conhecer esses mosteiros no meu blog Mosteiros Budistas.

Eu adoro visitar mosteiros, bem como mesquitas.
A minha estimada amiga, através de minhas parcas letras vai conhecendo este belo país que é a Tailândia, país dos homens livres.
Abraço amigo