o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, fevereiro 27

SIMBOLOS PROVINCIAS TAILANDESES - AMNAT CHAROEN - 1a. parte


Cada país tem a sua forma de identificar as suas terras, em Portugal as províncias não possuem bandeiras próprias, nem brasões, mas sim as cidades e vilas e algumas aldeias.

São lindo esses brasões que identificam e muito dizem da história dessas povoações e suas gentes.





Brasão - Escudo peninsular de ouro, com um cavaleiro armado de prata, realçado de azul, galopando em cavalo negro e empunhando uma espada de prata ensanguentada; em contra-chefe duas cabeças de carnação, caídas e cortadas de sangue, uma de homem à dextra e outra de mulher à sinistra toucadas de prata. Coroa mural de prata de cinco torres. Listrel branco com legenda a negro «Mui Nobre e Sempre Leal Cidade de Évora». Concebido pela 1.º República à cidade em 1919, o brasão ostenta o colar da Torre e Espada.

Porém na Tailândia nem as cidades ou vilas são possuidoras de brasões ou de bandeiras, mas sim de selos provinciais e bandeiras, que, igualmente traduzem a sua história.

É sobre esses belos selos que o articulista irá,  dar a conhecer, por ordem alfabética. A Tailândia possue 77 províncias.

O nome das províncias é o mesmo  que a das suas respectivas capitais






AMNAT CHAROEN

Este selo mostra a estátua com 20 metros de altura, do Lord Buda Phra Mongkhon Mueang Ming que está na capital da província a cidade de Amnat Charoen






                                                                                
Amnat Charoen ( Tailândia : อำนาจเจริญ,  é uma provincia situada na parte Nordeste do país.   Províncias vizinhas são (no sentido horário a partir do sul) Ubon Ratchathani , Yasothon e Mukdahan .  A leste faz fronteira com Salavan, Laos .

A província está localizada no vale do rio Mekong vale.

Ocupa uma área de 3 101,2 Kms 2

Amnat Charoen ganhou status de cidade durante o reinado do rei Rama III .  Sendo inicialmente  era administrada   a partir de Nakhon Khemarat e, posteriormente, a partir de Ubon Ratchathani.

Tornou-se uma província de ppleno direito em 12 de janeiro de 1993, quando foi dividida a partir Ubon Ratchathani . É, portanto, um dos três mais jovens províncias da Tailândia, juntamente com Lam Phu Nong Bua e Kaeo Sa .

Símbolos


 No meio do selo provincial é uma imagem do Buda chamado Phra Mongkol Ming Muang, também conhecido como Phra Yai (Grande Buda), esta estátua de 20m de altura é a mais sagrado na cidade de Amnat Charoen.

A árvore representativa da provincia é a  Hopea ferrea .





 
O articulista  no Buda Parque na cidade de Amnat Charoen aquando da sua visita às provincias do Isan.

2 comentários:

Catarina disse...

António... o eterno viajante.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
Assim tem sido ao longo dos anos e espero que continue ainda por muitos mais.
A Tailândia é um país que eu ador e que vou conhecendo ao longo destes 40 anos que por cá ando.
Ao contrário, e vivendo eu na China, pouco conheço desse enorme país, somente algumas cidades da província de Cantão.
Abraço amigo