o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, fevereiro 28

PROVÍNCIA DE CHUMPHON - 14a. parte de 77


                                                                 CHUMPHON

Uma apsara em pé, entre duas figueiras, Cluster Fig, a árvore  ( Ficus glomerata ), representativa da provincia, abençoando os fiéis.  dando bênçãos para as pessoas  entre dois Cluster Fig. 




Chumphon ชุมพร  é um das  províncias (changwat) do sul da Tailândia , na costa do Golfo da Tailândia . . As províncias vizinhas são (de norte no sentido horário) Prachuap Khiri Khan , Surat Thani e Ranong . Na  região oeste  faz fronteira com a Birmânia, província de Tanintharyi .

A parte sul da província era originalmente uma província separada chamada Lang Suan, tendo sido no ano de 1932 incorporada à província de Chumphon. 

Possue uma área de 6 009 kms2. Existem duas teorias diferentes sobre a origem do nome Chumphon. Segundo uma delas, tem origina a partir de Chumnumporn (lit. acumulação de forças), que deriva do fato de que Chumphon era uma cidade de fronteira com a Birmânia.  Outra teoria afirma que o nome deriva de uma árvore local chamada Maduea Chumphon (มะเดื่อ ชุมพร, Ficus glomerata ), encontrado em abundância na província.  Esta árvore é, portanto, também retratado no selo da província. 



O articulista já passou por diversas vezes por esta província, e esteve na estação ferroviária de Chumphon, aquando das suas viagens para a Malásia ou para as cidades de Hat Yai e Sungai Kolok,  mas nunca visitou qualquer local da província.



Nenhum comentário: