o mar do poeta

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domingo, dezembro 4

TAP - AIR PORTUGAL






 
A TAP foi eleita a melhor companhia área da Europa, entre outras 30 companhias de renome internacional, pela revista norte-americana de turismo "Global Traveler", divulgou hoje a empresa em comunicado.

O prémio foi atribuído em Beverly Hills, nos Estados Unidos, na oitava gala anual da "Global Traveler" e resulta da sondagem designada "GT Tested Reader Survey" da revista realizada a mais de 36.000 passageiros frequentes e passageiros executivos, que fazem em média 16 viagens internacionais e 16 viagens domésticas por ano.

No comunicado, a TAP lembra que esta sondagem é considerada no sector como os "óscares de viagens" e explica que os passageiros frequentes e executivos são convidados a nomear "os Melhores" em várias categorias na área de viagens e turismo.

Estes passageiros têm um rendimento médio anual de 340 mil dólares e passam uma média de 80 noites em viagens ao estrangeiro e 40 noites em viagens domésticas, sendo que 78% viajam em primeira classe ou classe executiva.

Inquérito aos leitores

"O concurso está desde logo vedado à participação dos trabalhadores da 'Global Traveler' ou dos membros da indústria de viagens e turismo, que por conseguinte não podem concorrer ao mesmo", sublinha a transportadora aérea portuguesa.

O inquérito foi feito aos leitores da revista, entre 01 de janeiro e 31 de agosto de 2011.

A TAP recebeu ainda na mesma noite o prémio de "Melhor vinho tinto servido em Classe Executiva Internacional" pela mesma revista no âmbito do concurso '2011 GT Wines on the Wing'.


A TAP Portugal MH IH (antigamente TAP Air Portugal) é a companhia aérea de bandeira portuguesa e a maior companhia de linha aérea de Portugal. Foi fundada em 14 de Março de 1945. É membro integrante da Star Alliance. Realiza voos para a Europa, América do Norte, América Latina e África, além dos voos domésticos. Em 2007, a TAP adquiriu a companhia aérea Portugália, considerada durante 5 anos consecutivos a melhor companhia aérea regional da Europa. A sigla TAP significa Transportes Aéreos Portugueses, denominação original da empresa.

História

Os Transportes Aéreos Portugueses foram fundados a 14 de Março de 1945 e no ano seguinte foram comprados os primeiros aviões, DC-3 Dakota.



A 19 de Setembro de 1946 foi aberta a primeira linha comercial, de Lisboa para Madrid. A 31 de Dezembro desse mesmo ano foi aberta a Linha Aérea Imperial, entre Lisboa e Luanda na colónia de Angola e Lourenço Marques (actual Maputo) na colónia de Moçambique, e tinha doze escalas.


A primeira linha doméstica, entre Lisboa e Porto, foi aberta em 1947, no ano em que foram adquiridos aparelhos C-54 Skymaster.

Entretanto, a TAP começou a efectuar voos para Londres (Reino Unido), Paris (França) e Sevilha (Espanha) e, já na década de 1950, para o Reino de Marrocos.


Em 1953 a TAP passou a ser uma empresa privada e dois anos mais tarde foram adquiridos dois Super-Constellation, que permitiram a redução da duração da viagem entre Lisboa e Lourenço Marques.


Em 1962 entrou ao serviço da TAP o primeiro avião a jacto, um Caravelle, que fez a ligação Lisboa-Madrid. No ano seguinte os jactos passaram também a servir as rotas para África.

Em 1966 foi inaugurada a linha para o Rio de Janeiro. O dia escolhido foi 17 de Junho, o mesmo que, em 1922, ficou marcado pela chegada a Guanabara do hidroavião Santa Cruz, de Sacadura Cabral e Gago Coutinho, na primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Ainda nesse ano foi aberta a linha para Nova Iorque.

A partir de 1967 a TAP passou a ser a primeira companhia aérea europeia a operar exclusivamente com aviões a jacto.

Dois anos depois foram criados os Transportes Aéreos Continentais (TAC), uma subsidiária da TAP destinada ao serviço de táxi aéreo.

Em 1970 a TAP recebeu a Medalha de Mérito Turístico, pelos serviços prestados ao turismo português. Dois anos mais tarde, a TAP foi de novo premiada, desta vez com o troféu Publituris, que distinguia a melhor companhia de aviação. A transportadora repetiu o feito em 1973 e 1974.

Em 1975 a companhia aérea foi nacionalizada, passando a ser uma Empresa Pública.

Quatro anos mais tarde foi adoptada uma nova imagem e a companhia passou a chamar-se TAP - Air Portugal. Nesse sentido foi criado um novo logótipo, novas decorações dos aviões e novos uniformes. Ainda nesse ano a transportadora recebeu o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Já na década de 1980, a TAP destacou-se na reparação de aparelhos de outras companhias internacionais, sendo uma das mais conceituadas do mundo nessa matéria.

Em 1984 constituiu a empresa operadora turística Air Portugal Tours e em 1985 inaugurou o Museu TAP. Neste ano criou a Air Atlantis, empresa subsidiária para operações charter, e a LAR (Linhas Aéreas Regionais), que substituiu os TAC.

Em 1991 a TAP foi transformada em Sociedade Anónima de capitais maioritariamente públicos. No entanto, enfrentou problemas financeiros e em 1994 foi lançado o Plano Estratégico e de Saneamento Económico-Financeiro para recuperação da Empresa.

Cinco anos mais tarde foi lançado o conjunto de Orientações Estratégicas para a TAP do futuro designado “Modernização e Recuperação da TAP”.

No ano seguinte, em 2000, foi fundada a YES, transportadora de voos charter, com 51 por cento do capital a pertencer à TAP.

Em 2001 a TAP Air Portugal passa a ser a companhia aérea europeia com a presença mais marcante no mercado brasileiro. Hoje com voos diários para o Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Recife, Salvador, Natal, Porto Alegre e Fortaleza.

Em 2005, ano da comemoração do 60 anos da companhia, é alterada a imagem, é criado um novo logotipo e a empresa passa a denominar-se TAP Portugal, passando também a fazer parte da Star Alliance.

A YES devido à má imagem que tinha no mercado é convertida na White, pertencente também ao grupo TAP.


Em 2006, são adquiridos os primeiros Airbus A330 . É vendida a White ao grupo Omni - Aviação e Tecnologia.

Em 2007, a TAP adquiriu ao Banco Espírito Santo a companhia aérea Portugália Airlines. Esta, que foi considerada durante 5 anos consecutivos a melhor companhia aérea regional da Europa, viu mantido o seu nome e logótipo comercial. Contudo, a PGA passou a fazer parte do Grupo TAP. A companhia aérea de bandeira portuguesa comprometeu-se entretanto a renovar a frota de aviões da PGA, embora ainda sem calendarização. O Programa de Cliente Frequente foi transferido para o Programa Victoria da empresa mãe.

A frota de longo curso da Tap Portugal foi recentemente renovada. Os antigos Airbus A310 foram totalmente substituídos por novos Airbus A330-200.

Desde os anos 90 que a TAP tem uma "contrato de exclusividade" com a Airbus, "contrato" este que foi reafirmado nos finais de Novembro de 2007 com a compra de 12 novos A350 XWB e 8 A320 à fabricante europeia, aviões esses, todos novos de fábrica, que entrarão ao serviço da TAP a partir de 2013 e que serão utilizados em novas rotas transatlânticas.



Códigos internacionais

IATA Código: TP

ICAO Código: TAP

Designação: TAP Portugal



 Companhias subsidárias

Portugália (100%) PGA Express



                                                               BEECH 1900D




EMBRAER 145 EP



                                                                       FOKKER 100

A TAP Cargo é uma área de actividade da TAP que tem por missão principal a rentabilização do espaço que sobra dos porões depois do acondicionamento da bagagem dos passageiros.

Os wide-bodies são os aparelhos mais rentáveis para transporte de carga e correio:

Capacidades quando cheios de passageiros:

A340 - cerca de 15.000 kg - 76 m³

A330 - cerca de 10.000 kg - 40 m³

Os A330's têm um compartimento no lower deck para descanso da tripulação que retira à carga 10 m³.

Os narrow-bodies:

A321 - cerca de 3.200 kg - 12 m³

A320 - cerca de 2.400 kg - 9 m³

A319 - cerca de 800 kg - 3 m³

De realçar:

- Por cada passageiro a menos a bordo a capacidade para carga aumenta 110 kg (peso médio do passageiro mais bagagem);

- Os narrow-bodies reduzem substancialmente a sua capacidade para carga quando utilizados em destinos mais distantes e/ou com índices de bagagem por passageiro mais elevadas, como por exemplo: Bissau, Dakar, Sal ou Praia;

- A capacidade para carga também reduz por motivos operacionais quando os narrow-bodies acima referidos operam em pistas mais curtas (Horta ou Pico).

A rota mais rentável da TAP Cargo é Lisboa-Luanda, que regista invariavelmente uma ocupação de 100% e com as tarifas mais altas de toda a rede.

Há 4 rotas na Europa dedicadas exclusivamente ao transporte de carga criadas especialmente para alimentar de carga os voos para o Brasil:

Porto - Londres Heathrow, Inglaterra, operado pela European Air Transport; Boeing 757

Lisbon - Frankfurt, Alemanha, operado pela MNG Airlines; Airbus A300

Lisboa - Colónia, Alemanha, operado pela MNG Airlines; Airbus A300

Lisboa - Bruxelas, Bélgica, operado pela Royal Jordanian Cargo; Airbus A310-300

A TAP Cargo opera ainda voos cargueiros Lisboa-Luanda e Porto-Luanda em regime de leasing ACMI(Aircraft, Crew, Maintenance, Insurance) sempre que a procura excede a oferta. Estes voos são normalmente operados com um Boeing 747-200F, fretados a outras companhias aéreas. A mais usada tem sido a americana Atlas Air.

Frota

A TAP Portugal é considerada uma companhia "all-Airbus". Todos os seus 53 aparelhos são do consórcio europeu Airbus. Duas famílias de aviões Airbus fazem parte da frota TAP: A320 e A330/340.

Com a aquisição da Portugália, a frota da TAP Portugal aumentou para 69 aeronaves. Desta forma, a frota é constituída por:




                                           Airbus A319-100    -     19 unidades



                                                   Airbus A320-200  - 17 unidades



                                              CS-TNP, com a pintura alusiva à Star Alliance

A TAP tem uma das frotas mais novas da Europa com uma idade média de 8 anos



                                                     Airbus A321-200 - 3 unidades



                                                       Airbus A330-200  - 12 unidades



                                                Airbus A340-300 - 4 unidades


Renovação da frota

A TAP é detentora de uma das mais modernas e jovens frotas aéreas da Europa, com a idade de 8 anos. Contudo, a renovação é uma constante na companhia. Desde meados da década de 1990 que a TAP se tem empenhado numa total renovação da sua frota.

A companhia deixou de voar com a Boeing depois de 1998.

Em 1989 é recebido o primeiro Airbus A310, seguindo-se, durante toda a década de 1990, os primeiros Airbus A320, A340 e, em 1997, os A319.

Hoje, a renovação da frota aérea centra-se no longo curso. De momento, a TAP encontra-se a substituir os A310 pelos mais recentes e tecnologicamente avançados Airbus A330. Um acordo de compra com a Airbus prevê a substituição integral da frota A330 e Airbus A340 pelos futuros Airbus A350 a partir de 2013.

Contudo, a Airbus, fruto de problemas internos, onde se incluí os atrasos nas entregas do super-jumbo A380, alterou os planos de construção do A350. Um novo avião, o A350 XWB (Xtra Wide-Body) foi apresentado mas apresentando mais custos no preço final. Os 10 A350 da TAP estão agora a ser renegociados. Como as datas de entrega também foram alteradas, a TAP encontra-se com enormes dificuldades em expandir a sua oferta de lugares e novos destinos.

Mas, nos finais de Novembro de 2007, o CEO da TAP assinou em Toulouse, com a Airbus, o contrato para a aquisição de 12 aviões A350 XWB, com opção para mais três unidades, e também uma carta de intenções para mais oito aviões da família A320. Este pedido foi cancelado no ano seguinte devido às dificuldades económico-financeiras da empresa, e à crise mundial, de onde se destaca o forte aumento do preço do petróleo. A Companhia converteu assim a sua encomenda inicial do A350, feita em Dezembro de 2005, na encomenda do novo A350 XWB, e confirmou simultaneamente o número de aparelhos de 10 para 12.

Recorde-se que a proposta entre a TAP e a Airbus envolve a compra de 12 A350.

OS AVIÕES DA TAP UTILIZADOS PELO ARTICULISTA


SUD SE-210 CARAVELLE

3 DE ABRIL DE 1974 - BRUXELAS - LISBOA
Utilizado uma única vez



Boeing 727

Agosto de 1974 - Lisboa - Amesterdão - Compenhague
Utilizado uma única vez



BOEING 737
Utilizado várias vezes entre Lisboa-Funchal (atraso de 4 horas)
Lisboa-Paris
Geneve - Lisboa
Lisboa- Frankfurt (atraso de 3 horas)



Airbus A-310
Utilizado uma única vez, entre Newark - Lisboa
(Atraso de 6 horas)



Airbus A-340-300
Utilizado por duas vezes entre Macau-Bruxelas-Lisboa (ida e volta)
Macau-Bangkok-Lisboa (ida e volta)
Macau-Bangkok (ida e volta)
Tinha bilhete para a viagem entre Macau-Bangkok, e a Tap sem aviso prévio deixou de voar para Macau.


A opinião do articulista sobre a companhia aéra portuguesa TAP não é das melhores, devido às más experiências passadas.

Incidentes e acidentes

2 de Abril de 2009: Aeroporto de Luanda, Angola. Um Airbus A340 da TAP,de matricula CS-TOA, aterrou de emergência, depois de um dos quatro reactores ter sido atingido por aves, logo após a descolagem. O avião seguia para Lisboa. Nenhum ferido a registar.

21 de Fevereiro de 2006: Aeroporto de Guarulhos, São Paulo, Brasil. Um A340 da TAP aterrou num taxiway, convencido de que era uma das pistas de serviço, sem que os passageiros tivessem notado qualquer anomalia

1 de Dezembro de 2001: Aeroporto de Zurique, Suíça. O Saab 2000 da companhia Suíça Crossair, já se encontrava em fase de descolagem quando se atravessou no caminho, cruzando a pista, um Airbus A319 da TAP. O desastre foi evitado por muito pouco.

21 de Agosto de 2001: Aeroporto das Lajes, Açores. Um A310 da TAP foi obrigado a efectuar uma manobra brusca para evitar a colisão com uma pequena aeronave. Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, sem gravidade.

6 de Maio de 1980: Aeroporto de Madrid, Espanha. Um pirata aéreo, com apenas 16 anos, durante o voo Lisboa - Faro, entra no cockpit e exige ser levado até Madrid, acabando por se render horas depois do avião ter aterrado

22 de Outubro de 1978: Aeroporto Internacional da Madeira, Funchal. Um pirata aéreo exigiu ser levado até Marrocos, num voo entre Lisboa e Funchal, tendo acabado por ser detido.

19 de Novembro de 1977: Aeroporto Internacional da Madeira, Funchal. Voo 425 da TAP Portugal, um Boeing 727 despenha-se na aterragem com 164 pessoas a bordo, 131 das quais morreram.

10 de Novembro de 1961: Aeroporto da Portela, Lisboa. Um avião proveniente de Tânger é desviado por 6 opositores ao regime e forçado a voar em círculos em Lisboa para lançar panfletos.

27 de Janeiro de 1948: Avião despenhou-se no Monte da Caparica, num vôo de treino. Faleceram os três ocupantes





Airbus A-340-312 no aeroporto de Macau, cujas rotas começaram no dia 2 de Abril  ano de 1996 e terminaram no dia 31 de Outubro ano de 1988.
Era á única companhia aérea a sair de Macau com destino à Europa.



Último vôo da Tap a partir de Macau, 31 de Outubro de 1998.

O articulista tinha um bilhete para a viagem Macau-Bangkok, mas teve que o trocar por um da Air Macau, a TAP sem aviso prévio asssim procedeu e não deixa saudades.





2 comentários:

Jose Martins disse...

Pois,pois a TAP não deixou saudades nenhumas a quem voou nos seus aviões para o Oriente.
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De triste memória, de quando a linha aérea Lisboa-Bangkok-Macau e vice verso, do péssimo serviço e as avarias que por vezes chegavam os aviões, parcados, no velho aeroporto internacional de Bangkok 3 e mais dias à espera de peças que chegassem de Lisboa.
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Não havia crédito local para peças.... Em Bangkok, escalaram uns 30 meses e de quando os aviões encalhados, os passageiros por vezes eram ignorados.
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Entretanto tudo foi devido à má administração do pessoal que geria em Macau e Bangkok.
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A carreira aérea estava a dar lucro e uma taxa de ocupação de 70 a 75%. Mas a roubalheira foi tanta cujo esta já vinha depois do 25 de Abril de 1974 e de quando a TAP tinha os Boings 747 e os deixaram estacionados no aeroporto de Lisboa por anos que depois foram vendidos por uma bagatela à Pakistan Airlines.
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Porém um caso que pouca gente conhece foi de quando o Presidente da TAP (já falecido e para sacar algumas patacas), fez um ultimato ao Governador Rocha Vieira em que lhe dizia: "Senhor Governador a TAP vai encerrar a carreira Lisboa a Macau".
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O Presidente da TAP sabia que havia muitos portugueses que iriam abandonar Macau, depois de Portugal entregar a administração à China e pensava que Rocha Vieira lhe diria: "não encerre a carreira que Macau compensa..."
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Em vez disso disse-lhe: "Senhor Presidente se vai encerrar a carreira encerre!"
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E assim foi de quando Macau foi entregue à China a TAP já não voava para o Oriente.
Abração
José Martins

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo José Martins.
A TAP até tem uma boa signa TAKE ANOTHER PLANE.

Abraço amigo