o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, dezembro 9

Montado candidata-se a Património da Humanidade - Cultura - Sol

http://youtu.be/Li-cqO6iL28

Montado candidata-se a Património da Humanidade - Cultura - Sol


O Montado em Portugal






O sobreiro (Quercus suber), é uma espécie florestal que se distribui pela zona mediterrânica onde se faz sentir maior influência Atlântica, estas características ocorrem sobretudo em Portugal, pelo que é este pais que tem melhores condições para o sobreiro, que se encontra distribuído por todo o território continental, excepção nas terras de alta altitude.

Encontramos o sobreiro com alguma frequência a norte do Tejo em zonas onde dominam também o Castanheiro, e com muita frequência no Ribatejo e Alentejo, sendo esta árvore símbolo da paisagem típica desta região, associados em alguns locais a Azinheiras formando o montado de sobro e azinho. No litoral Norte e Centro, encontra-se sobretudo associado ao pinheiro.

Também no interior do país se encontra um bom povoamento de montado onde foi instalado nos últimos séculos a grande mancha de pinheiro bravo, sobretudo após os grandes incêndios florestais. A própria casca do sobreiro a cortiça é um produto natural extremamente resistente ao fogo que protege a árvore dos incêndios, o que torna o sobreiro das espécies florestais mais resistentes ao fogo.



Pastor com vara de porcos na sombra de um sobreiro, Alentejo.

Em Portugal, o montado de sobreiro representa cerca de 21% da área florestal e é responsável pela produção de mais de 50% da cortiça consumida em todo o mundo.

Importância Sócio-Económica

A cortiça é uma matéria-prima de uma actividade industrial, a industria corticeira. A exportação de produtos de cortiça representa cerca de 3% do total das exportações portuguesas e ronda os 900 milhões de euros anuais, o que faz de Portugal o maior exportador de cortiça e produtos de cortiça do mundo. É a única actividade económica que torna Portugal como líder mundial. A gestão dos montados de sobro com a exploração da cortiça, gera também importantes rendimentos a nível local e regional que permite manter emprego no mundo rural.

Para além da produção de cortiça , destaca-se a criação de espécies produtoras de leite e de carne de elevada qualidade, da apicultura, a recolha de cogumelos comestíveis, e as actividades turísticas, como o Turismo Rural o Eco-Turismo e o Agro-Turismo.


Rolhas.

Importância Ambiental

http://youtu.be/cVNXE0C-7hA

Os montados desempenham funções importantes na conservação do solo, na qualidade da água e na produção de oxigénio. São ecossistemas mediterrânicos extremamente singulares, que incluem uma biodiversidade muito rica e diversa, considerados muito importantes para a conservação da natureza a nível nacional e europeu. Estão inventariadas nos Montados mais de 120 espécies de avifauna, algumas ameaçadas como a Águia-de-Bonelli, a Águia-imperial-ibérica ou a Cegonha-preta. Também o Lince-ibérico ocorre nos montados portugueses, podendo no futuro a recuperação da população deste animal ser óptima devido á enorme quantidade de habitat.

Logística do Montado

A logística florestal a nível do montado visa integrar dois tipos de abordagem:

Avaliação do efeito de diferentes modelos de gestão dos montados na diversidade das ectomicorrizas do sobreiro, produtividade de esporocarpos e grupos funcionais de bactérias.

Compreensão das opções dos agricultores por determinados modelos de gestão dos montados e os seus efeitos na economia e na paisagem rural.

Com esta abordagem multidisciplinar é possível definir os indicadores biológicos, considerados fundamentais para rentabilizar a produção e aumentar a sustentabilidade das práticas agrícolas dos montados (Projecto, 2009).



Beleza Natural

Florestas de beleza rara, nos montados de sobro, homem e animais convivem serenamente há séculos, desde que o homem se apercebeu do muito que o sobreiro tinha para oferecer para além da cortiça. Ainda hoje se caça nos seus bosques, se colhe o mel e os cogumelos que crescem nos seus troncos, a lenha para combustível e o fruto do sobreiro, a bolota usada na alimentação dos seus rebanhos.



O Sobreiro


Árvores frondosas e imponentes os sobreiros podem chegar aos 25 metros de altura e viver 300 anos, nunca deixando de servir as populações que a rodeiam. A cortiça caso único entre as cascas de outras árvores, e que as protege tanto dos mais gélidos invernos, como dos frequentes incêndios que marcam os verões secos e escaldantes que caracterizam as regiões mediterrânicas.

É este tecido vegetal que continua a surpreender a comunidade científica pela polivalência das suas qualidades, que resguarda do fogo as partes vitais da árvore, permitindo a sua renovação, num ciclo de vida que atravessa gerações e que assegura a sustentabilidade ambiental, já que todos os descortiçamentos (ou tiradas) são exercidos de forma manual e cuidadosa, para não causar qualquer dano ao sobreiro ou ao meio envolvente.

A capacidade de regeneração desta árvore é tal, que mesmo sem serem utilizados herbicidas químicos, fertilizantes ou irrigação, durante os nove anos que separam cada tirada, a casca volta a nascer e a cortiça fica pronta para ser de novo recolhida.








http://youtu.be/dFJLHGrJ3AE

4 comentários:

Jose Martins disse...

Justo e igualmente o porco pata negra, a Património da Humanidade, que se alimenta da bolota produzida pelas azinheiras criadas no cenário do Montado.
Abração

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo José Martins,
O Alentejo é Portugal o resto é paisagem.
Abraço amiho

Pedro Coimbra disse...

Lá bonito, é.
Disso não há dúvidas.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Os alemtejanos de deixaram antepicar pelo fado, agora a sua candidatura é a dobrar, é o Canto Alentejo e já agora o montado, veremos se conseguem ser os preferidos, já que bolotas à muitas e porcos pretos são conhecidos em Espanha, os tais da pata negra.
Abraço amigo