o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, dezembro 5

LONG LIVE TO THE KING OF THAILAND

Bhumibol Adulyadej

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bhumibol Adulyadej (Cambridge, Estados Unidos, 5 de dezembro de 1927) é o atual rei e chefe de Estado da Tailândia.

Seu nome ภูมิพลอดุลยเดช pronuncia-se Phumiphon Adunyadet e significa Força do Incomparável Poder da Terra. É chamado publicamente de o Grande (em tailandês มหาราช, ou marajá), sendo conhecido também como Rama IX. É também o monarca que reina há mais tempo e o chefe de Estado mais antigo ainda em serviço de todo o mundo, tendo ascendido ao trono tailandês em 1946.

Embora seja um monarca constitucional, Bhumibol Adulyadej já realizou diversas intervenções na política do país quando houve derramamentos de sangue ou tumultos. Ele facilitou a transição da Tailândia à democracia na década de 1990, apesar de ter apoiado alguns regimes militares, como o de Sarit Dhanarajata e, mais recentemente, o Conselho de Segurança Nacional. O rei também tem utilizado sua considerável influência para acabar com golpes de Estado, incluindo as tentativas de 1981 e 1985.

Bhumibol Adulyadej é, alegadamente, um dos monarcas mais ricos do mundo, com um patrimônio pessoal estimado em 35 bilhões de dólares. Imensamente popular na Tailândia e reverenciado como um semi-deus pelo povo, em parte devido à crença budista, o rei utiliza parte de sua fortuna para financiar cerca de 3 mil projetos de desenvolvimento, em especial nas áreas rurais do país.

Biografia

Primeiros anos

Bhumibol nasceu no Hospital Mount Auburn, em Cambridge, Massachusetts. Ele é o segundo filho do príncipe Mahidol Adulyadej (1892-1929) e de sua esposa, Sangwan (1900-1995). À época de seu nascimento, ele era chamado na Tailândia de Phra Worawongse Ther Phra Ong Chao Bhumibol Adulyadej (พระวรวงศ์เธอ พระองค์เจ้าภูมิพลอดุลยเดช), refletindo o fato de sua mãe vir da plebe.

Entretanto, seu tio, o rei Prajadhipok, aprovou então uma lei que permitia que filhos de um príncipe e uma plebéia pudessem ser chamados de Phra Ong Chao (um príncipe de menor status do que um Chao Fa).

Família Real Tailandesa
Emblem of the House of Chakri.svg
SM o Rei
SM a Rainha

  • SAR a Princesa Soamsavali

  • Thanpuying Dhasanawalaya Sornsongkram
Bhumibol foi à Tailândia em 1928, quando seu pai obteve um certificado em um programa de saúde pública da Universidade de Harvard. Ele brevemente estudou em uma escola de Bangkok, mas sua mãe, já viúva, levou seus filhos para a Suíça em 1933, matriculando-os em uma instituição privada de Lausana.

Em 1935, seu irmão mais velho, Phra Ong Chao Ananda Mahidol, tornou-se o rei da Tailândia, elevando Bhumibol e sua irmã Galyani Vadhana, à posição de Chao Fa. Ele compareceu à coroação do irmão em 1938, mas logo retornou à Suíça, onde, depois de estudar literatura francesa, latim e grego, recebeu seu baccalauréat de lettres. Por volta de 1945, já terminada a Segunda Guerra Mundial, ele tornou-se estudante da Universidade de Lausana.

Casamento e filhos

Foi em Paris que Bhimibol conheceu sua futura esposa (e prima distante) Sirikit Kitiyakara, filha do embaixador tailandês na França. Ele tinha vinte e um anos e ela, quinze. As visitas à residência do embaixador tornaram-se mais freqüentes.

Em outubro de 1948, ele sofreu uma acidente em uma estrada na Suíça, enquanto dirigia seu Fiat Topolino, que lhe custou a perda do olho direito (substituído por um olho protético). Sirikit fez-lhe várias visitas no hospital em Lausana e, ao conhecer a mãe dele, foi aconselhada a continuar seus estudos em uma escola próxima, para que Bhumibol pudesse conhecê-la melhor. Um noivado discreto na Suíça ocorreu em 19 de julho de 1949, e eles se casaram no dia 28 de abril de 1950, apenas uma semana antes de sua coroação.
Tiveram quatro filhos:

 


Long live the king of Thailand! โดย สาวฝรั่งผู้หลงรักชื่นชมในหลวง

Ever since I saw the face of this man,
The king of Thailand, the king of Siam,
I fell in love with the soul of this land.
It’s in his eyes. It’s in his heart. It’s in his hands.
He is a husband, a father and a king,
a great photographer, musician, so many things.
The way he lives his life is something to behold;
his grace, his wisdom, an example to the world.
Long live the king of Thailand.
Long live the king of Siam.
Long live the king of Thailand.
Long live the king of Siam.
In the time when the rains came flooding down,
he saved the city with the building of the dam.
In times of conflict, he has always been there
to stop the fighting just like a father who really cares.
Long live the king of Thailand.
Long live the king of Siam.
Long live the king of Thailand.
Long live the king of Siam.
I watch in wonder at the things he understands,
his love for the people, his love for this land,
his work in agriculture. He is one of a kind,
his vision for the future, way ahead of their time.
Long live the king of Thailand.
Long live the king of Siam.
Long live the king of Thailand.
Long live the king of Siam.

 

 

 

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

É incrível o respeito, quase devoção, do povo tailandês ao Rei.
Boa semana!!

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
O Rei da Tailândia
e considerado um Deus, todas as casas tailandesas tem a sua foto, e ninguém se pode pronunciar dizendo mal, é Lesa magestade.
Abraço amigo