o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, dezembro 23

NATAL EM ÉVORA - 1987


Este ano, a minha amada cidade de Évora se enfeitou de modo diferente, para festejar esta Quadra Natalícia, usou material reciclavel para o efeito, contribuindo para a menor poluição do ambiente e poupando umas massas aos Serviços Camarários, ficou linda a Praça do Giraldo.



 E em todos os locais do mundo onde houver pessoas com Fé, com Humanidade e Amor.

Vinte e três depois do articulista ter deixado sua amada cidade, e pela primeira vez festejou o Natal na companhia de quem lhe era mais querido.

Os Natais passados em Évora para o articulista o único que o marcou foi o que passou, com sua esposa, filhos e grande parte da família, na residência de minha saudosa mãe, no ano de 1987.


Um Natal festejado com imensa alegria, e o único que meus filhos e minha esposa passaram em Portugal. A decoração de toda a casa, a música a alegria, a comida, enfim tudo bem à maneira bem portuguesa. Natal esse que jamais esquecerei, já que os outros, quando era jovem, pouco ligava, e depois de ter saído do meu Alentejo, este foi único passado em família, na cidade de Évora.



Minha exstremosa mãe beijando a minha esposa e recebendo a sua prenda de Natal.



Natal inesquecivel, que jamais poderá ser repetido, minha extremosa Mãe, minha Madrinha e Tia Felizarda, meu irmão Vicente e sua filha Milita, Deus os chamou até junto de si, no Céu onde se encontarão, por certo recordarão esta noite mágica de Dezembro de 1987.



A minha Madrinha, veio de propósito de Lisboa para passar o Natal juinto de nós em Évora, foi ela a encarregada da ementga, suas mãos de fadas, nos preparou um repasto maravilhoso, e os famosos doces que nossa querida avó materna fazia, ali foram preparados, fazendo recordar outros natais mais pobres, mas sempre cheios de calor humano.
Meu filho Luis entregando a prenda de Natal a seu tio Luis.



Minha Irmanita Rosalina jamais esquiecerá este Natal, bem como o Alexandre, um jovem macaense amigo de meus filhos, que na altura estudava em Lisboa e que se deslocou a Évora, para conosco festejar o Natal.

A janela sala de jantar se abriu de ponta a ponta, a vizinhaça olhava e espantada ficava com toda a bela decoração e música que de lá sai.Visto que nunca tinha visto algo igual durante toda a sua vida, em casa de minha extremosa mãe.



Com recordação e Saudade aqui ficou um pequeno apontamento de uma passagem de Natal em terras Alentejanas, onde o calor humano se fez sentir bem forte.

A todos os familiares e amigos aqui ficam os meios sinceros votos de um Feliz Natal, que ao festejar-se o nascimento de Jesus, vossos corações fiquem mais faternos, mais humanos, dando a felicidade a todos aqueles que dela precisam.

SAÚDE
PAZ
AMOR

6 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Para quando novo Natal em Évora, Amigo Cambeta?
Aquele abraço, votos de um Santo Natal para si e família.

Jose Martins disse...

Absolutamente um Toi Cambeta, novinho, à maneira!!!

Nessa altura cá o rapaz estava em Macau...

Abração
José Martins

Unknown disse...

Recordações que eternizam momentos pessoais e únicos.
Não pela cidade nem pela festa, mas pelas recordações que nos fizeste acordar. Todos temos imagens de acontecimentos iguais.

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
O que seria das nossas existências sem as reminiscências?!...
Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

Catarina disse...

Que todos podessem passar assim um Natal. Abraço.

Anônimo disse...

Este sim, foi o Natal mais feliz da minha vida e já não torna a acontecer, infelizmente muitos daqueles que estiveram presentes já cá não estão, hoje os recordo com saudade, mas a vida é assim temos que seguir em frente, resta-nos recordar os momentos felizes que passamos.
Um beinjinho muito grande
Linita