O transporte ferroviário na Índia é um modo de transporte a longa distância que consiste em operações ferroviárias manipuladas quase sempre por uma empresa estatal, a Indian Railways, sob controle do Ministério Federal da Ferrovia. A rede ferroviária cobre todo o comprimento e largura do país, abrangendo uma extensão total de 63 140 quilômetros (39 234 milhas).
Diz-se de ser a segunda maior rede ferroviária do mundo, o transporte de mais de 5 bilhões de passageiros e mais de 350 milhões de toneladas de carga anualmente. As suas operações abrangem vinte e oito estados e três territórios da união além de prestar serviços limitados ao Nepal, Bangladesh e Paquistão.
As ferrovias foram introduzidas na Índia em 1853, e na época da Independência da Índia em 1947 tinham crescido a quarenta e dois sistemas ferroviários. Em 1951 os sistemas foram nacionalizados como uma unidade -Indian Railways- para formar uma das maiores redes do mundo. Locomotivas fabricadas em diversos lugares da Índia recebem códigos que especificam as suas bitolas, tipo de potência e o tipo de operação. Semáforos coloridos são usados como sinais, mas em algumas zonas remotas de operação ainda são utilizados os sinais mecânicos mais primitivos.
As classes de acomodações vão desde geral até primeira classe AC. Os trens são classificados de acordo com a velocidade e área de operação. Muitos comboios são oficialmente identificados por um código de quatro dígitos, embora muitos são vulgarmente conhecido por nomes exclusivos. O sistema de bilheteria foi informatizado em grande escala, e os bilhetes são encontrados tanto na categoria por reserva como não reservados.
Classes de acomodação
Um comboio padrão de passageiros contém muitos vagões de diferentes classes. A tabela a seguir lista as calasses em operação. Apesar de nem todas as classes poderem ser associadas a um nível.
Classe Descrição
1A A Primeira classe AC (First class AC): Esta é a classe mais cara, onde as tarifas são geralmente equivalente as de companhias aéreas. Leitos estão incluídos na tarifa em IR. Este tipo de vagão com ar condicionado está presente apenas nas rotas mais populares entre cidades metropolitanas, podem transportar 18 passageiros. O interior dos vagões é encarpetado, têm espaço de acomodações para dormir, alguns possuem inclusive compartimentos individuais.
2A AC-Duas fileiras ( AC two tier ): Vagões com ar condicionado e beliches, amplas compartimentos, cortinas e lâmpadas de leitura individuais. Os beliches são geralmente dispostos em duas fileiras em baias de seis, quatro no sentido da largura do vagão, em seguida, o corredor, e então, mais dois beliches longitudinalmente, com cortinas para dar alguma privacidade daqueles que passam pelo corredor. Os leitos estão inclusos com a tarifa. O Vagão de bitola larga pode transportar 48 passageiros.
FC Primeira Classe (First Class): O mesmo que 1AC, porém sem o ar condicionado. Essa classe não é muito comum.
3A AC três fileiras (AC three tier): Vagões com ar condicionado e beliches. Beliches são geralmente arranjadas com as de 2AC mas com três fileiras na largura e duas longitudinalmente resultando em oito baias, como anteriormente. Eles são ligeiramente menos bem arranjados, não costumam ser equipados com lâmpadas para leitura nem possuir corredores acarpetados. O leito está incluído com a tarifa. Suporta 64 passageiros, e utiliza a bitola larga.
CC AC carro de assento (AC chair car): Um vagão de assentos com ar condicionado, e um total de cinco assentos por fileira usado para viagens diurnas entre cidades.
EC Carro de assento de classe executiva (Executive class chair car): Um vagão de assentos com ar condicionado, e um total de quatro assentos por fileira usado para viagens diurnas entre cidades.
SL Classe dormitório (Sleeper class): A classe dormitório é a mais comum, normalmente, podem ser anexados até dez vagões. Estes são, regularmente, vagões dormitórios com três beliches verticalmente empilhados. Trens de bitola larga, que transporta 72 passageiros por vagão.
2S Classe de assento (Seater class): o mesmo que AC Carro de assento, mas sem sistema de ar condicionado.
G Geral (General): A acomodação mais barata, com assentos feito de madeira prensada. Os assentos não são garantidos e os bilhetes são emitidos geralmente duas horas antes da saída do trem. Esse vagões são geralmente muito lotados.
Um típico vagão dormitório
Uma típica actividade de desembarque, principalmente no compartimento Geral.Na parte traseira do trem existe um compartimento especial conhecido como a cabine do guarda. É equipada com um transceptor onde o guarda geralmente dá o sinal de "pronto para partir" antes da partida do trem.
Um trem padrão de passageiros geralmente possui quatro compartimentos gerais, dois na frente e dois atrás, um dos quais é exclusivamente para mulheres. O número exato varia de acordo com a demanda e a rota. O compartimento de bagagens pode também ser situado na frente ou no fundo. Em alguns trens pode ser visto um compartimento de correio. Os trens de longa distância geralmente possuem um vagão-copa no centro.
Na Tailândia o mesmo acontece, durante as festividades do Ano Novo tailandês.
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