o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, outubro 18

BOA BOCA - ÉVORA

Boa Boca - a empresa que cria e distribui produtos gourmet "feitos à mão"


Segunda, 18 Outubro 2010 10:58




É num edifício com mais de 400 anos de história que a empresa Boa Boca Gourmet se encontra actualmente. Falamos da Casa Cordovil, localizada nas Portas de Moura, em Évora, um espaço amplo e requintado que acolhe este projecto iniciado em 2004.

Embora o conceito inicial da Boa Boca fosse o de uma loja gourmet, pouco tempo depois evoluiu, tornando-se também numa empresa de distribuição com produtos próprios, com uma forte componente de design.

Os responsáveis de todo este projecto são António Policarpo e Inês Varejão, dois jovens que quiseram criar algo diferente numa cidade e numa região, onde a tradição de bem comer impera.

A esse respeito, António Policarpo recorda que "começámos com os chocolates, depois os biscoitos" e daí até terem um variado leque de produtos foi um "pequeno passo". A última inovação foi o vinho, branco e tinto embalado em caixas de dois litros, que veio juntar-se aos produtos já referidos, bem como ao café, às bolachas, às tisanas, aos frutos secos e aos licores, todos eles sob a marca Feitoàmão®.

Recorde-se que a loja situava-se inicialmente na Rua dos Mercadores, sendo que em 2008 abriram um segundo espaço na Rua João de Deus. "Fomo-nos transformando cada vez mais numa empresa de distribuição", explica o sócio-gerente, fazendo notar que os papéis acabaram por se inverter e "a loja passou a ser um complemento da empresa".

Numa altura em que a Rua dos Mercadores já só funcionava como escritório, houve a necessidade de sair por o local ser pequeno, instalando-se num espaço provisório. No entanto, o que pretendiam era juntar tudo e ter as duas vertentes a funcionar num mesmo sítio.





Agora nas novas instalações, esse objectivo foi conseguido, destacando os responsáveis que nas Portas de Moura temos "o escritório, o armazém e uma pequena loja / showroom só com produtos da nossa marca, que podem ser degustados".

De acordo com António Policarpo, "em Évora, as pessoas conhecem mais a Boa Boca pelo lado da loja, mas a empresa é muito mais do que isso. É uma empresa que tem uma marca (Feitoàmão®), que distribui produtos de alta qualidade portugueses, com um design diferenciado, algo em que somos sem dúvida pioneiros".

Acrescenta ainda que "temos sido reconhecidos nacional e internacionalmente através de prémios de design".

Além disso, conta que "neste momento, estamos numa fase de desenvolvimento no estrangeiro, através da exportação para países como a França, Itália e Alemanha, essencialmente para lojas gourmet, de design e para distribuidores".

António Policarpo e Inês Varejão revelam ainda que "o nosso objectivo é ir lançando novos produtos, cerca de dois ou três por ano. Para a altura do Natal, até como complemento daquilo que já existe, vamos ter compotas e bombons, para o mercado da loja", admitindo que os mesmos possam depois "entrar na distribuição".

O horário actual é de segunda a sexta-feira, das 10 às 13 horas e 15 às 19 horas, e ao sábado, das 10 às 13 horas. Na época de Natal (Novembro e Dezembro), a gerência vai voltar a ter um horário alargado, não fechando inclusive à hora de almoço. Mais informações pelo telefone 266 704 632 begin_of_the_skype_highlighting 266 704 632 end_of_the_skype_highlighting ou no site: www.boaboca-gourmet.com

António Policarpo é um dos mentores do projecto Boa Boca Gourmet, em conjunto com Inês Varejão.



Fonte - Diário do Sul - Évora




Nenhum comentário: