o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, outubro 22

O Dia do Grande Desapontamento - 22 Outubro de 1844





O Dia do Grande Desapontamento, a 22 de outubro de 1844, foi o dia em que religiosos norte americanos inspirados em profecias bíblicas esperaram o retorno de Jesus Cristo. O movimento foi liderado por William Miller. Os remanescentes deste evento mais tarde fundaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia.


História

Entre 1831 e 1844, William Miller - um fazendeiro e pregador Batista, ex-capitão de exército da guerra de 1812 - após dois anos de profícuo estudo,lançou o "grande despertar do segundo advento", o qual eventualmente se espalhou através do mundo cristão. Baseado em sua própria interpretação das Profecias de Daniel 8:14, sobre As 2.300 Tardes e Manhãs, Miller calculou que Jesus Cristo retornaria a Terra em entre a primavera de 1843-1844.

O ano passou, nada aconteceu. Ele e muitos de seus colaboradores, pastores de várias denominações, voltaram novamente ao estudo da Bíblia para descobrir o erro. Dentre eles Samuel Snow, chegou à conclusão da vinda de Jesus para 22 de outubro de 1844. Quando foi constatado que Jesus não apareceu, os seguidores de Miller experimentaram o que veio a se chamar "O Grande Desapontamento".

A maioria dos milhares que haviam se juntado ao movimento, saiu em profunda desilusão. Uns poucos, no entanto, voltaram para suas Bíblias para descobrirem porque eles tinham sido desapontados. Apesar de não terem visto acontecer nada, eles concluíram que a data de 22 de outubro ainda era correta, mas que Miller tinha predito o evento errado para aquele dia. Eles se convenceram que a profecia bíblica previa não o retorno de Jesus à Terra em 1844, mas que Ele começaria naquela data um ministério especial no céu (juízo investigativo).

Miller baseou seus estudos da volta de Jesus em 1844 numa crença popular que dizia na época que "a terra era o santuário". Quando ele interpretou no livro de Daniel "purificação do santuário" seria a purificação da terra. Os Adventistas (que mais tarde originou os Adventistas do Sétimo Dia) ao re-estudarem as profecias, verificaram que o santuário a que se referia o livro de Daniel era o Santuário Celestial, pois quando Moisés iniciou a contrução do santuário com o povo de Israel ao saírem da escravidão do Egito, Deus lhes mostrou um modelo que era cópia do verdadeiro santuário.

Vide os textos: "Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis... Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte." Êxodo 25:9, 40; "ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. " Hebreus 8:1-2; "Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;" Hebreus 9:24.

Do pequeno grupo que se recusou a desistir depois do "grande desapontamento" surgiram vários líderes que construíram a base do que viria a ser a Igreja Adventista do Sétimo Dia e deu origem à interpretação da profecia já citada. Destacam-se dentre estes líderes um jovem casal - Tiago e Ellen White - e um capitão de navio aposentado, José Bates

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Grande_Desapontamento"



Nenhum comentário: