o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, outubro 17

DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Efeméride





Dia Internacional para Erradicação da Pobreza


17 de Outubro de 2010 -- A pobreza é uma violação dos direitos humanos. Todas as crianças, jovens, homens e mulheres têm o direito humano a um nível de vida adequado à sua saúde e bem-estar, a comida, roupa, alojamento, tratamento médico e serviços sociais. Estes direitos fundamentais são definidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e outras declarações e tratados internacionais de direitos humanos. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 17 de Outubro como o Dia Internacional para Erradicação da Pobreza e convidou todos os países a dedicar o Dia Internacional à apresentação e promoção, de modo apropriado e no contexto nacional, de actividades concretas no âmbito da erradicação da pobreza e indigência.

Em homenagem ao 60o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o tema para 2008 é "Os Direitos Humanos e a Dignidade das Pessoas Vivendo na Pobreza”. As pessoas vivendo na pobreza, pela sua condição, não têm poder e são excluídas da sociedade; a sua capacidade para garantir os seus próprios direitos é extremamente limitada, devido à sua situação. Como resultado, a erradicação da pobreza é não apenas um objectivo de desenvolvimento, mas também um desafio central para os direitos humanos.

Fonte: Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas









Dois milhões de pobres por RTP

actualizado às 09:52 - 17 Outubro '10 Marchas, manifestos e petições pela Erradicação da Pobreza

Várias iniciativas assinalam, este domingo, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Para simbolizar os dois milhões de pobres em Portugal, a Cáritas promove uma marcha no centro de Braga ao longo de dois quilómetros. Em Coimbra, 34 instituições da sociedade civil vão mobilizar a população para uma marcha branca. Guarda e Lisboa também tomam iniciativas. O Conselho Nacional da Juventude lança hoje o site “Eu dou a cara”.Marchas, manifestos e petições pela Erradicação da Pobreza

Os participantes na marca de Braga podem comprar uma “t-shirt” por cinco euros ou oferecer géneros alimentares destinados a apoiar as famílias sinalizadas pela instituição.

A iniciativa servirá ainda para recolher assinaturas para a “Petição Contra a Pobreza”, que a Cáritas Europa pretende entregar ao Parlamento Europeu.

Em Coimbra, 34 instituições reunidas na “Plataforma ODM, na Cidade – Coimbra Unida Contra a Pobreza” promovem uma “marcha branca”. Querem exigir um compromisso político com vista à construção de cidades sustentáveis “nas dimensões social, ambiental e económica”, indo de encontro aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Na Guarda, o Centro de Apoio à Integração de Imigrantes da Caritas também celebra a data com a distribuição de informações sobre dificuldades que se apresentam aos imigrantes, apresentando casos de luta contínua.

Na Madeira, a data é assinalada peça sessão pública de protesto, uma acção com o mote “Basta de Injustiça”, por iniciativa da CDU.

Em Lisboa, os Irmãos da Misericórdia e de São Roque lançam um alerta para a situação dos “sem abrigo” que vivem na cidade. Evocam ainda as 148 pessoas que este ano morreram sozinhas nas ruas e hospitais das cidades, a cujas cerimónias fúnebres apenas assistiram funcionários camarários e os voluntários da irmandade.

“Eu dou a cara”

Aproveitando a simbologia do dia, o "site" localizado em http://www.eudouacara.org/ é hoje lançado. Os seus organizadores assumem a intenção de ser um espaço de encontro no combate à pobreza e exclusão social, de acordo com o Conselho Nacional de Juventude.

A página de Internet convida a visita a "dar a cara" pela campanha que visa alcançar "um dos maiores desafios globais de todos os tempos", declarou Miguel Araújo, que destaca os efeitos da pobreza nos jovens.

Portugal tem cerca de 20 por cento da população a viver em "condições abaixo do limiar de pobreza", associado ao desemprego nos jovens e à "instabilidade social" que daí advém.

Fonte - RTP

Hoje é Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza




Luanda – Assinala-se hoje, 17 de Outubro, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), através de uma resolução, de Dezembro de 1992.

A efeméride tem com objectivo de consciencializar a comunidade internacional a conjugar esforços para a busca de soluções, que façam frente à pobreza e ao subdesenvolvimento.

Numa mensagem, por ocasião da data, o Secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, considera que a comemoração do dia, este ano, se concentra no trabalho decente, em empregos dignos e nos meios de vida que geram rendimento. Em uma só palavra: emprego.

Disse que o trabalho digno e produtivo é um dos meios mais eficazes para lutar contra a pobreza e promover a auto-suficiência.

No entanto, “hoje, mais de metade da população economicamente activa mundial tem empregos precários. Carecem de contratos de trabalho formais e de segurança social e, muitas vezes, não ganham o suficiente para sustentar a família e menos ainda para melhorar sua situação económica”.

Segundo as estimativas, a crise económica internacional lançou na pobreza mais cerca de 64 milhões de pessoas e o número de desempregados aumentou em mais de 30 milhões desde 2007.

“Como poderemos diminuir o fosso que separa a pobreza do trabalho digno?”, interroga-se Ban Ki-Moon, e responde “investindo em políticas económicas e sociais que fomentem a criação de emprego, promovendo condições de trabalho dignas e melhorando os sistemas de protecção social”.

Também é essencial garantir o acesso à educação, à saúde pública e à formação profissional.

Para o Secretário-geral da ONU, devemos nos focar em garantir emprego aos jovens. Os jovens têm três vezes mais probabilidade de estar desempregados do que os adultos.

No ano passado, o número de jovens desempregados atingiu o número recorde de 81 milhões. Uma das melhores maneiras de conseguir que os jovens olhem para o futuro com esperança é proporcionar-lhes um trabalho digno.

Apesar dos avanços animadores em muitas partes do mundo, centenas de milhões de pessoas vivem ainda em condições desumanas, privadas dos serviços mais elementares.

“É fundamental mudar este panorama: para erradicar a pobreza, reforçar as economias e construir sociedades pacíficas e estáveis, é essencial enfrentar a crise mundial do emprego”, disse.

A incerteza económica e a austeridade orçamental generalizadas não deverão ser um pretexto para fazer menos. São, pelo contrário, razões para fazer mais.

Estimativas do Banco Mundial indicam que 2,6 bilioes de pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia. Mais de metade (1,4 bilião) tem emprego e, portanto, não recebe renda suficiente para ficar acima da linha da pobreza.

Neste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, vamos ouvir as vozes dos pobres e tentemos aumentar as oportunidades de emprego e as condições de trabalho seguras em toda a parte.







Trabalhemos por um mundo em que haja trabalho digno para todos.

Fonte - Angola Press

2 comentários:

http://abebedorespgondufo.blogs.sapo.pt/ disse...

Gostei do blog.

Irene Fernandes Abreu disse...

Pois é meu amigo, este país bateu no fundo e já de lá não sai.
Cá estou eu de volta a Macau (13/10) e como sempre o meu amigo vai-nos actualizando.
Já estou a trabalhar, não que esteja completamente curada, mas porque acho que voltar às minhas rotinas e estar ocupada me dá novas forças e espero assim ter uma recuperação mais rápida.
Abraço amigo.