o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, outubro 29

LOI KRATHONG



Loy Krathong (ou Loi Kratong, tailandês ลอยกระทง) é uma festa celebrada anualmente em toda a Tailândia. Tem lugar na noite de lua cheia do décimo segundo mês do calendário lunar tradicional tailandesa, no calendário ocidental, normalmente coincide com o mês de Novembro, por'em este ano de 2009, as festividades têm início hoje, dia 29 de Outubro e prolongam-se até ao dia 3 de Novembro.


"Loi" significa "flutuar". "Krathong" é uma série sobre um pé de diâmetro, feito tradicionalmente de uma secção do tronco de bananeira (embora versões modernas usam frequentemente isopor, um material isolante de plástico), decorado com folhas da mesma planta, flores, velas , incensos, etc. Durante a lua cheia, muitas pessoas vão ayé aos rios mais próximos ou lagos onde lançam à água esses ornamentos.

Alguns  departamentos governamentais bem como  empresas e  organizações também construem os seus Loi Krathong, mas em tipo de embarcações e maiores dimensões. Havendo até competições para premiar as mais bem elaboradas.
Além disso, durante o festival, promovem-se concursos de beleza para eleger a Miss Loi Krathong, havendo também o lançamento de fogos de artifício.





Nesta foto pode ver-se alguns tipos dos Loi Krathongs, que estão à venda






O festival provavelmente será originário da Índia, como o povo tailandês na sua cultura e a mistura da religião budista, têm párticas muitas semelhantes à praticadas na India, este festival do loi Krathong, é semelhante ao festival hindu de Diwali, onde são lançados ao rio Ganges, igualmente pratinhos efeitados e com velas,  numa expressão de gratidão para com a divindade da vida do rio ao longo do ano.




O lançamento das laternas para o céu, é prática corrente na tradição tailandesa, são igualmente lançadas lanternas, durante a cerimónia funebre, após a cremação do corpo do falecido.
Segundo consta, o lançamento dessas laternas ajudam o espírito a seguir viagem até à eternidade.

(Ver artigo Funeral Tailandês)




De acordo com os escritos de S.M. Rei Rama IV (1863), o Brahman festival na origem, que foram adaptados por budistas na Tailândia como uma cerimônia para homenagear o Senhor Buda. Além de venerar o Buda com a luz de velas na balsa, o acto de boiando no rio, eles simbolizam o desapego de todos os ressentimentos, maus humores e as fraquezas de cada um, a fim de iniciar uma nova a vida sem eles. Anteriormente, os tailandeses costumava  cortar as unhas e cabelo, fazer as jangadas a flutuar também como um símbolo das partes negativas de nós mesmos que são deixados para trás.A grande maioria dos tailandeses acreditam que lançando um "Krathong" ao rio, lhes  irá dar  sorte e fazê-no, igualmente  em homenagem e agradecimento à deusa da água, Phra Mae Khongkha.



Os concursos de beleza que acompanham o festival são conhecidos como "concursos de rainha Noppamas. Segundo a lenda, Noppamas foi a consorte do rei Loethai Sukhothai (século XIV) e o primeiro a introduzir a pratica do Loi Ktayhong  na cultura tailândesa. 


A tradição tailandesa de Loy Kratong teve o seu início  na província de Sukhothai, presentemente este festival é realizado emm todo o país s~endo os mais famosos e vistosos os relaizados nas cidades de Chiang Mai e Ayutthaya.



Vários foram os festivais do Loi Krathong que o articulista passou em Bangkok, mas este ano, por motivos alheios à sua vontade, não poderá estar presente, porém, em anos anteriores, este festival era igualmente festejado em Macau, na praia de Hác-Sá na Ilha de Coloane.


Nenhum comentário: