o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, outubro 9

EVA E SEUS SERVIÇOS




Nos finais dos anos 90, encontrando-me em Portugal, o meu filho mais velho e namorada resolveram ir passar umas férias a Portugal, mas somente por 15 dias.

Querendo-lhes ser agradável tentei mostra-lhes o máximo possível, tendo com eles ido até Vila Real  descendo depois o Rio Douro até ao Porto, uma viagem maravilhosa e inesquecivel.

Um dos vários passeios que efectuámos foi ao Algarve, para tal, fiz a reserva no Hotel Aparttamento Vila Alba em Albufeira, o transporte utilizado entre Évora e Albufeira foi a companhia de autocarros EVA, para lá tudo bem, embora tivessem havido alguns empurrões na gare de Évora, para se entrar na viatura, o que se mostra a cultura e o civismo  das pessoas, mas enfim!...

Seguimos cinco pessoas, eu e a esposa, meu filho mais velho e a namorada e minha irmã Rosalina.






Este o hotel Vila Alba onde ficamos hospedados, que nos proporcionou uns dias super comfortáveis.
Sobre o hotel e os passeios realizados por Albufeira tudo bem, até ficámos super satisfeitos.





Porém no regresso a Évora, de novo utilizamos os serviços da companhia EVA, em Albufeira apanhamos um autocarro que nos levou até à estaçáo de Caliços em Vale Paraíso e aí compramos os bilhetes até Évora, tendo os mesmos a numeração dos lugares marcados.

Ali aguardamos pela viatura, quando esta chegou, depositamos as malas no porta bagagens e entramos para a viatura, mas os lugares marcados que indicavam os bilhetes, esses estavam ocupados.
Falei com o motorista e lhe expliquei o caso, pois éramos cinco pessoas e os lugares vagos estavam todos longe uns dos outros, a resposta do motorista foi que não havia lugares marcados.

Mostrei-lhes os bilhetes e lhe disse que na estação me informaram que os lugares eram marcados e como tal queria que o compromisso fosse respeitado, a conversa que emtabulei com o motorista foi ouvida pelos passageiros que comodamente sentados, dali não se ausentaram, mais uma que só mostra a cultura  e o civismo das pessoas, Portugal claro!...

E foi assim que fizemos a viagem, os cinco em lugares diferentes.

A viatura parou em alguns locais, embora fosse uma viagem Expresso, foi parando onde calhava.

Chegados a Beja, desembarcaram alguns passageiros e entraram muitos outros, na sua maioria tiveram que fazer a viagem de pé, pois não havia lugares sentados, o que é contra todas as regras de segurança, mas a viagem assim prosseguiu, foram ainda 80 quilómetros que os passageiros tiveram que gramar, apertados e em pé até chegar-mos a Évora.








Pensava eu que em Portugal, com tanto rigor no cumprimento do Código das Estradas e que uma companhia que se diz de Qualidade, ainda casos como estes, se sucede ou sucediam.

Para quem é turista fica com uma péssima ideia de Portugal, embora eu náo fosse turista, era como se fosse, e levava comigo mais 3 pessoas  que pouco conheciam de Portugal, pois eram e são naturais de Macau.



Na minha modesta opinião, por vezes critiriosa, mas construtiva, tenho pena que coisas destas aconteçam num país que se diz do primeiro mundo, quando afinal a categoria que eu lhe daria seria a do terceiro mundo.
Pois um caso, quase,  idêntico me aconteceu na Tailandia, numa viagem entre Bangkok e Aranyaprathet
 mas nessa altura fui sentado na cadeira a que o bilhete referia.
Embora o autocarro fosse DeLuxe,VIP, e como tal o preço mais caro, ia parando em todos os locais, recebendo e desembarcando passageiros, muitos deles fazendo a viagem em pé!...



Os únicos Expressos (Bicas) que não enganam sãos estes, podem ser normais ou curtos, mas são sempre de cor preta, o adocicado esse depende dos gostos, não como a EVA que só tinha o Adão!...

Turismo em Portugal e com as experiência porque já passei, é para esquecer, tenho pena de assim dizer, mas é uma realidade, a simpatia que dizem haver essa raramente a vi, maus modos sim, esses eram o dia a dia das nossos passeios., praticados por uma grande maioria de comerciantes, condutores de autocarros enfim, já para não me referir à roubalheira feita pelos condutores de táxi....

Um comentário:

Irene Fernandes Abreu disse...

Olá amigo Cambeta
Bastou estar ausente uma semanita para encontrar toneladas de informação no seu blog. Nem preciso de ler jornais, está cá tudo!
Abraço e a continuação de boas férias.