o mar do poeta

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sábado, outubro 31

TAM VÔO 402 - 31 OUTUBRO 1996





Fotos de Jorge Tadeu7

No dia 31 de Outubro de 1996, a Companhia Aérea Brasileira Tam, utilizando um avião tipo FOKKER 100, realizava o vôo 402, entre o aeroporto de Congonhas em São Paulo com destino para o Rio de Janeiro, tendo descolado pelas 08.26 horas.


A aeronave caiu depois de decolar do aeroporto de Congonhas e atingiu casas no Jabaquara (zona sul de São Paulo), causando a morte a 105 pessoas, entre elas o piloto e co-piloto do avião, passageiros e 9 moradores da região. O destino era a cidade do Rio de Janeiro. Pouco depois da decolagem, o Fokker teve uma pane num equipamento chamado "reverso", uma espécie de freio auxiliar.

Às vitimas deste acidente as minhas sinceras condolências.



Fokker 100


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fokker 100

Tipo Avião comercial

Fabricante Fokker

Primeiro vôo 30 de Novembro de 1986

Capacidade 118 (alta-densidade), 108 (média-densidade) passageiros

Comprimento 35,50 metros

Envergadura 28,08 metros

Altura 8,5 metros

Velocidade máxima 845 km/h

Altura máxima de vôo 12.575 metros

Peso máx. decolagem 24.375 kg (vazio) - 43.090 kg


                                                          

O Fokker 100 ou Fokker F-100 é uma aeronave de porte médio projetada e construída pela indústria aeronáutica holandesa Fokker para atender mercados domésticos e regionais. Seu lançamento foi anunciado em novembro de 1983, juntamente com o turbohélice Fokker 50. O primeiro vôo ocorreu em 1987. Foi o maior aparelho construído por aquele fabricante.

O nome técnico da aeronave é Fokker 28 MK-0100, e seu projeto básico de fuselagem e asas, de desenho inglês, teve origem em um outra aeronave similar para 60 passageiros, do mesmo fabricante, chamado Fokker F-28.

Porém, difere na sua fuselagem alongada, que acomoda até 108 passageiros, e na motorização Rolls-Royce Tay, que o tornaram mais econômico e silencioso, no limite de ruído Stage III.

A combinação tornou a aeronave ideal para operar em pequenos aeroportos, e deu o conforto e a velocidade de um avião a jato aos passageiros da aviação regional, garantindo-lhe boas vendas.






Utilização no Brasil

A primeira companhia aerea a utilizar o Fokker 100 foi a TAM, a qual soube aproveitar bem a aeronave, principalmente após a proibição de grandes aviões nos aeroportos centrais do Rio de Janeiro e São Paulo na década de 1980, o que tornou o Fokker 100 o único jato apto para operar no mais movimentado e lucrativo trecho brasileiro.

Também era a única companhia regional a utilizar jatos em aeroportos pequenos, o que a diferenciava das demais. Chegou a utilizar 50 aeronaves.

Com a crise nas companhias tradicionais, a TAM logo se transformou na maior empresa brasileira de aviação, e após sua rápida internacionalização, viu-se obrigada a renovar e ampliar a frota, escolhendo para isso a família Airbus, e gradativamente aposentou os aviões holandeses, que a ajudaram a se tornar a gigante de hoje.

Outra companhia que operou o tipo, dois modelos que acabaram na frota da TAM, foi a extinta TABA.

Aeronaves Construídas e em Operação

Foram construídas e entregues 282 unidades, dos quais cerca de 228 ainda estão em operação.






Incidentes

De acordo com a Aviation Safety Network há 20 incidentes envolvendo o modelo, de 1987 a 2007, sendo que 6 resultaram na perda total da aeronave. O acidente mais grave foi a queda de um modelo utilizado pela companhia aérea brasileira TAM em 1996 (Vôo TAM 402), com a perda de 99 vidas: todos os ocupantes do avião e 4 em solo.


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