Um comissário de bordo (português brasileiro) ou assistente de bordo (português europeu) (ou ainda quando do sexo feminino e de forma popular aeromoça (português brasileiro) ou hospedeira (português europeu)) é o profissional que actua a bordo de aeronave nacional ou estrangeira, zelando pela segurança dos passageiros.
Usa-se ainda o nome genérico "pessoal de cabine" (PC) ou "pessoal navegante comercial" (PNC) para designar esta profissão
História
A profissão de comissário de bordo ou aeromoça para mulheres, surgiu em 1930 por reivindicação de uma mulher, Ellen Church, pois apaixonada por aviação e não poder pilotar uma aeronave por ser mulher, a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o vôo.
As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuiam salários muito baixos. A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam.
Devido a Segunda Guerra Mundial, as enfermeiras foram convocadas para os campos de batalha, as companhias aéreas então começaram a colocar mulheres de nível superior a bordo, contudo sem perder o charme e a elegância, já que essa profissional representaria a empresa. A profissão popularizou-se, e perdeu o símbolo sensual que possuía, foi então que surgiu o "aeromoço", já que as funções do comissário aumentaram devido ao aumento do fluxo de passageiros, o que exigia mais do profissional
A partir do momento em que o passageiro entra no avião, a sua segurança e conforto são de responsabilidade do comissário de bordo.
O comissário demonstrará os procedimentos de emergência adotados pela empresa, fará o serviço de bordo e cuidará dos passageiros durante toda a viagem. De fato, você terá que lidar com a rotina e o inesperado. Além disso, o comissário deverá estar preparado para trabalhar em horários incomuns. Pelas razões acima, concluí-se que a profissão de comissário de bordo requer um conjunto de características pessoais, físicas e psicológicas diferenciadas.
Como em todas as profissões, existem óptimos profissionais e tambéms alguns que praticam a profissão sem para ela vocacionados, ou terão dias em que as coisas não lhes correm lá muito bem.
Isto porque, pela experiência já adquirida nos milhares de vôos que o articulista já efectuou, pode constactar in loco o trabalho arduo das hospedeiras de bordo.
Numa viagem qe o articulista realizou entre Hong Kong e Vancouver, as coisas não correram lá muito do agrado do articulista, primeiro, porque tinha comprado bilhete para o vôo de fumadores, e já no avião foi informado que não era premitido fumar a bordo, tudo bem.
O caso que deixou o signatário irrado foi que o vôo da Canadian Airlines, que pelas 22, 30 horas tinha saído do aeroporto de Hong Kong, nada serviu aos passageiros, e o signatário, por falta de nocotina estava irritado e com fome, pediu então a uma hospedeira que lhe fornecesse algo para comer, a resposta da antipática hospedeira foi que pelo preço que paguei pela viagem era assim já.
Se, o articulista já estava irrado pior ficou, nada comeu pois nada lhe foi servido, mas o preço que pagou pela viagem foi o preço normal, e nada barata, mas enfim!...
O vôo, sem escalas teve a duração de 14, 20 horas, volvidas que eram já 5 horas de vôo, o signatário solicitou a uma outra hospedeira algo para comer, pois o estômago lhe estava a doer, a hospedeira lá foi buscar umas bolachas e foi assim que enganou a fome!..
Volvidas 13 horas de vôo, a tal antipática hospedeira, começou a servir, a todos os passageiros, afinal a refeição que nos foi dada foi apenas um pequeno copito de massa instântanea, o que veio ainda a irratar mais o signatário e quando esta lhe foi servida, indagou se aquilo era uma refeição, a hospedeira, antipática, era chinesa por acaso, disse se quiser comer coma se não, não o faça, e a reacção do signatário foi afastar o copo da massa indo o mesmo embater no peito do hospedeira, que nada disse e dali saiu, sem nada mais servir.
Por vezes é assim, as hospedeiras ou dormiram mal ou algo de amoroso não correu bem, mas enfim, existe de tudo neste mundo.
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