o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, outubro 29

DIA MUNDIAL DA TERCEIRA IDADE

Gifs by Oriza - Lindos gifs, poemas, mensagens, recadinhos, scraps






A terceira idade é uma etapa da vida de um indivíduo. A época em que uma pessoa é considerada na fase da terceira idade varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive. Em países classificados como em desenvolvimento, por exemplo, alguém é considerado de terceira idade a partir dos 60 anos. Para a geriatria, somente após alcançar 75 anos a pessoa é considerada de terceira idade.


Com a chegada da terceira idade, alguns problemas de saúde passam a ser mais frequentes, e outros, incomuns nas fases de vida anteriores, começam a aparecer. A osteoporose e o Mal de Alzheimer são mais suscetíveis de acontecer nessa fase.



Idoso é uma pessoa de idade avançada. A Organização Mundial da Saúde classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.



As pessoas idosas têm habilidades regenerativas limitadas, mudanças físicas e emocionais que expõe a perigo a qualidade de vida dos idosos. Podendo levar à Síndrome da Fragilidade, conjunto de manifestações físicas e psicológicas de um idoso onde poderá desenvolver doenças.


O estudo a respeito do processo de envelhecimento é chamado de gerontologia, e o estudo das doenças que afetam as pessoas idosas é chamado de geriatria.


Manifestações físicas


Indivíduos idosos tendem a ter rugas, algumas manchas na pele, mudança da cor do cabelo para cinza ou branco ou, em alguns casos, alopécia, diminuição da capacidade visual e auditiva, perda de habilidades e funções neurológicas diminuídas, como raciocínio e memória , e podem desenvolver doenças como a incontinência urinária e o Mal de Alzheimer.

Pois é, essas manifestações físicas, já se notam em mim, e ontem Dia Mundial da Terceira Idade, dessa data me esqueci.




Não foi por falta de memória, que essa graças a Deus ainda vai indo óptima, mas sim por falta de tempo e de cansaço.

Em Macau os idosos, tal como eu, têm alguns previlégios significantes, têm cuidados médicos, medicamentos e hospitalização gratuita, e recebem do Governo, anualmente uma quantia de 5 000 patacas, esta passou a ser a partir deste ano e paga este mês.
Para além disso são possuidores do cartão de Idoso que lhes dá descontos em muitos restaurantes e lojas comerciais.

O pass de autocarro é outra das regalias que os idosos têm, pagando somente 03.0 avos, por viagem, seja ela dentro da cidade de Macau ou nas viagens entre Macau e as Ilhas da Taipa e Coloane.
É de salientar que cada viagem dentro de Macau o preço é de 3.20 patacas de Macau para a Ilha da Taipa 4.20 patacas, de Macau para a Vila de Coloane 5.00 Patacas e de Macau para a Praia de Hác-Sá,em Coloane 6.40 Patacas, o preço de regresso é igual.

Tudo isto e ainda os idosos que não tenham rendimentos o Instituto de Assistência Social lhes dá uma mensalidade, que varia, conforme as posses de cada um, estando igualmente habilitados a possuires casa de renda económica.

Regalias estas que em portugal bem podiam ser aplicadas, visto que o actual Idoso, já foi também jovem e tudo deu para o seu país, mas infelizmente em portugal os idosos estão quase esquecidos, dinheiro exietem, não em muita fartura, mas até vai dando para se comprarem submarinos!...





Eu, embora esteja oficialmente na Terceira Idade, ando sempre de máquina à cintura e em cima delas, das novidades!...

Nenhum comentário: