O Boeing 707 foi um avião comercial a jacto, produzido pela Boeing.
Histórico
Até a década de 1950, a Boeing era uma fabricante sem muito expressão, entre as muitas existentes nos Estados Unidos. Era conhecida apenas por suas aeronaves militares, e na verdade, o 707 nasceu como um projecto de nave de reabastecimento, conhecida como KC-135A.
Embora não tenha sido a primeira aeronave a jacto a operar vôos comerciais, o Boeing 707 foi o primeiro a ter grande sucesso de vendas, bem como a primeira aeronave série 7X7.
Na verdade, a aeronave colocou o jacto nos vôos comerciais, e alavancou as vendas da Boeing, ajudando-a a chegar ao posto de maior fabricante de aeronaves do mundo.
Características
O 707 é um quadrijacto, possuindo dois motores sob cada asa. A primeira linha aérea a operá-lo foi a Pan Am, realizando a rota Nova Iorque - Paris, em 26 de Outubro de 1958.
O alcance do Boeing 707 é de aproximadamente 5.700 mn (10659 km), velocidade de cruzeiro de 815 km/h, e a capacidade de passageiros, de até 202 pessoas. O Boeing 737, o Boeing 727 e o Boeing 747 utilizaram muito da tecnologia do seu antecessor, e podem ser consideradas como descendentes diretos dele.
Produção
A produção do 707 começou em 1954 e terminou em 1978, embora as versões de uso militar tenham continuado em produção até 1991. A Boeing fabricou um total de 1.012 unidades do avião.
O articulista teve o prazer, de em Abril de 1974 de utilizar, pela primeira vez, este tipo de avião, num vôo entre Bangkok e Bruxelas, através da companhia aéra SABENA.
Vôo esse que jamais esquecerei, visto ter saído de Bangkok e feito escala em New Deli e Atenas tendo por fim, e após largas horas de viagem ter aterrado em Bruxelas.
A segunda e última vez que o articulista usou este tipo de avião, foi através da TWA, em Setembrode 1974 num vôo entre Bangkok e Hong-Kong.
Igualmente desta viagem jamais me esquecerei, foi uma viagem bastante trobulenta.
Era um tipo de avião super moderno, confortável e um dos mais rápidos na altura, o único que com o Boeing 707 revalizava era o DC-8, no qual andei em vários modelos, e foi também num DC-8 que fez o meu baptismo de vôo entre Hong Kong e Bangkok, no dia 1 de Abril de 1974, através da companhia aérea Thai Airways.
Mas, dos vários DC-8, que o articulista utilizou do que mais gostou foi o DC-8 Super Fan da companhia aérea SAS, no vôo que realizou entre Compenhague e Bangkok, via Thaskent.
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