o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, abril 15

FESTIVAL DA ÁGUA - SONGKRAN 2011



O Festival da Água, em Birmanês: thingyan; Khmer: បុណ្យចូលឆ្នាំថ្មី;em Laoteano: ສົງການ; em Tailandês Thai: สงกรานต์, songkran; em Chinês: 泼水节) são as celebrações do Ano Novo que têm lugar no Sudoeste Asiático, Myanmar, Cambodja, Laos, Tailândia e também na província de Yunnan – China. Esta festividade é chamada pelos ocidentais como sendo o Festival da Água, em virtude de as pessoas lançarem água para cima das outras, um ritual de dar as boas vindas ao novo ano.



 
Tradicionalmente as pessoas derramam, gentilmente, um pouco de água, nas mãos ou sobre os ombros da outra pessoa, em sinal de respeito, porém como o novo ano se comemora no mês mais quente do ano, no Sudoeste Asiático,e, em fase disso as pessoas, nos dias de hoje, saem para as ruas montam bancas e lançam água sobre as pessoas que passam bem como para as viaturas.

Nos dias de hoje, esse procedimento se tornou uma brincandeira, por vezes de mau gosto. Nos locais mais frequentados por turistas, tais como a Pattaya, Phuket, Koh Samui, Chiang Mai e algumas artérias de Bangkok, é uma loucura, entrando na brincadeiras milhares de turistas, enfim, uma maneira de passarem o tempo e tomarem uns bons banhos, com água por vezes inquinada!...





Estes actos de lançamento de água são como  benções  e votos de prosperidades. As pessoas acreditam que durante o Festival da Água, tudo os objectos velhos devem ser mandados fora, caso contrário trarão má sorte.
O festival conforme o país onde se realiza tem seus nomes próprios, na Tailândia é o Songkran, No Laos é Mai Lao, que significa ano novo, Chaul Chnam Thmey, no Cambodja e Thingyan no Myanmar.
O Ano Novo é celebrado em outros países do Sul da Ásia, baseado nos cálculos astrológicos baseados no início do movimento do Sol para Norte.






Danças tradicionais, canções e espectáculos culturais são realizados durante esta quadra festiva.

















As actividades religiosas são uma das componentes mais importantes, seguindo a tradição Budista Theravada,indo os fiéis orar aos mosteiros.


Nos dias de hoje,nos mosteiros e à entrada dos centros comerciais, supermercados  e em muito locais está colocada uma imagem do Lord Buda, bem ornamentada, na qual os fiéis, através de uma concha, derramam um pouco de água benta sobre a mesma, em sinal de veneração e agradecimento.


É tempo de os mais jovens visitarem os mais idosos pedindo-lhes a sua benção, e fazenjdo ofertas de alguns aliemntos e dinheiro. 
O Ano Novo Tailandês  (สงกรานต์ = Songkran na linguagem tailandesa) tem data fixa que é nos dias 13 a 15 de Abril.

O Ano Novo Birmanês, Thingyan é marcado no calendário tradicional e calha por volta do dia 13 de Abril.

No Cambodja as celebrações do Ano Novo têm lugar nos dias 13 a 15 de Abril, porém no Laos essas celebrações vão do dia 13 a 16 de Abril.

Cumprimentos




 O cumprimento tradicional é "สวัสดี ปี ใหม่" (sa-wat-mai di pi), basicamente um "Feliz Ano Novo". Sawatdi também é usado para "Olá" ou "adeus". Pi e mai significar "ano" e "novos" respectivamente, em tailandês. Outra saudação utilizada é "สุขสันต์ วัน ปี ใหม่" (suk-san mai pi wan), onde suksan significa "feliz".

No entanto, a maioria das pessoas usam "สุขสันต์ วัน สงกรานต์" (san-suk Songkran WAN) - que significa "feliz Songkran Dia". Suksan também é usado como um outro atributo para o dia Dia dos Namorados ("สุขสันต์ วัน แห่ง ความ รัก" suk-san khwam rak haeng wan; Feliz Dia dos Namorados).









Nenhum comentário: