o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, abril 7

ANG-SILA - CHONBURI - TAILÂNDIA



O nome desta povoação é Angsila, o que significa ALMOFARIZ, tentei saber o porquê de terem dado este nome, mas não conseguiu, o que é uma realidade bem patente, é que nesta povoação, o negócio é baseado no fabrico e venda de Almofariz


Até as placas com os nomes das ruas apresentam um almofariz, mas o que é na realidade um Almofariz, Gral ou morteiro.

O almofariz (também chamado gral ou morteiro) é um utensílio que serve para moer pequenas quantidades de produtos, por vezes misturando vários ingredientes. É usado na cozinha, em laboratórios de química e antigamente era peça essencial nas farmácias de manipulação, mas atualmente está perdendo proeminência devido aos instrumentos elétricos.

É uma tigela de paredes grossas e utiliza-se colocando dentro o material que é moído por uma outra peça chamada a “mão do almofariz”, com a forma de uma semi-esfera com um cabo e geralmente do mesmo material que o almofariz é feito, madeira, barro, pedra ou metal. Os equivalentes japoneses têm os nomes de suribachi e surikogi.

O almofariz é o equivalente, em tamanho pequeno, ao pilão ainda em uso na Ásia, África, América Central (em especial o México) e nos Estados Unidos (por influência de imigrantes) para moer especiarias ou ervas frescas para fins culinários; e a instrumentos cavados em pedras também de tamanho relativamente grande usados por muitos povos, geralmente para moer cereais. Os índios da América do norte cavavam estes almofarizes em rochas (fixas), geralmente utilizados por seguidas gerações, e onde ainda hoje se podem ver.







Muitos dos residentes, usam um pequeno altar em forma de barco, altares bem diferentes dos comuns, mas segundo pude apurar, o mesmo se deve ser a povoação, igualmente, uma povoação de pescadores.
 
Para além das imensas lojas de venda de Almofarizes, existem igualmente muitas outras que se dedicam à venda de todo o tipo de ornamentos.
 
O articulista comprou, por 250 baths, uma imagem de um marinheiro, com cerca de meio metro de altura.
 
 
  Estas as figuras, mas havia milhares delas de todos os tipos e feitios, mas uma coisa curiosa chamou à atenção do articulista, foi um amuleto de pénis em forma de peixe.



Nesta povoação de pescadores, tudo está relacionado com o mar e como tal os amuletos religiosos também.
 
 
O articulista junto à placa indicativa da povoação, e lá se podem ver dois Almofarizes.
 
 
 
Dali saímos rumo a Bangkok, não usámos a Motorway, preferindo seguir por uma auto estrada normal, passando pela cidade de Chonburi, onde almoçamos.
 

O tempo estava óptimo, o tráfego esse era enorme, na avenida Sinakarine levamos um tempo enorme, eram cerca das 19.45 horas quando chegamos a casa, tendo percorrido 241 kms, neste passeio de dois dias por terras de Bangsaen


O pôr do sol em Bangkok no dia 5 de Abril de 2011

4 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Pelo que aqui vejo, foram umas férias em cheio!!!

António Manuel Fontes Cambeta disse...

As minhas férias são sempre assim, para onde vou gosto de saber o seu historial.
Toda a zona de Chonburi é digna de ser visitada, nada de Pattaya ou Phuket, mas os turistas gostam de granel, enfim, cada um tem seus gostos, eu, conheço grande parte da Tailândia, 42 anos por cá já diz algo, mas cada dia que passa vou aprendendo sempre mais.
Um abração amigo. Dia 30 regresso a Macau.

Unknown disse...

Sempre tive uma atracção especial por almofarizes.
Acho-as muito belas como peças ornamentais.

O passeio por aí deve ser de uma beleza sem paralelo.

Anônimo disse...

Então um almofariz cheio de icecream vejo que o amigo Cambeta o limpava!