Domingo, 03 Abril 2011 00:00
Jornal Diário do Sul - Évora
Uma visita guiada ao Teatro Garcia de Resende, em Évora, para conhecer as instalações e também alguns dos actores do CENDREV.
Foi assim que o grupo de teatro do Pólo de Alandroal da Universidade Sénior/Escola Popular Túlio Espanca comemorou o Dia Mundial do Teatro, no passado Domingo dia 27 de Março.
Num ambiente descontraído, os actores do CENDREV foram explicando aos visitantes os vários aspectos relacionados com o Teatro Garcia de Resende e com a própria companhia, ao mesmo tempo que representavam uma peça encenada propositadamente para este dia.
O grupo de teatro do Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca mostrou-se bastante satisfeito com a visita, garantindo que recolheram algumas ideias novas para os seus ensaios e para a peça que prevêem estrear dentro de alguns meses.
De referir que, além de servir para comemo-rar o Dia Mundial do teatro, a visita ao teatro Garcia de Resende fez parte do plano de actividades do grupo de teatro do Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca.
De referir que o Teatro Garcia de Resende foi inaugurado em 1892 e é um dos mais antigos e importantes teatros municipais do país. A sua construção resultou da iniciativa de cidadãos eborenses, que constituíram a sociedade “Companhia Eborense Fundadora do Teatro Garcia de Resende”.
Após o término da sua construção o teatro foi doado ao Município de Évora, em 1890.
O articulista conhece perfeitamente este belo teatro, visto que na sua juventude era frequentador habitual dos filmes que lá passavam, bem como das revsitas.
Algumas vezes, não tendo dinheiro para adquirir o bilhete de entrada, ia para os bastidores tomar conta dos holofotes e foi assim que um dia numa revista fiquei a conhecer pessoalmente o grande artita Camilo de Oliveira, entre outros.
Foi igualmente no Teatro Garcia de Resende que o articulista assitiu ao filme os 10 Mandamentos, Ben Hur, entre outros.
Velhas e belas recordações desse magnifico e requintado teatro.
O jardim que se situa defronte do teatro, já não é aquele que o articulista conheceu na sua mocidade, hoje apresenta-se mais belo, mas o nome esse é o mesmo JARDIM DAS CANAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário