o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, abril 5

BOEING 737 COM BURACOS


Fonte - Crisis in Libya



Rombo em aeronave leva EUA a recomendar teste em Boeing-737



Depois do incidente que abriu um buraco de 1,5 metro em um Boeing-737 da Southwest na sexta nos EUA, a Agência Nacional de Aviação norte-americana anunciou nesta segunda-feira que vai recomendar as companhias aéreas a testar esses modelos para averiguar possíveis falhas e rachaduras na fuselagem.

A medida deve ser aplicada inicialmente em 175 unidades no mundo --estão registradas nos EUA.

O pedido foi feito depois que a Southwest encontrou rachaduras em três 737 da sua frota em inspeção posterior ao incidente no voo com 118 passageiros na semana passada.

A empresa cancelou 600 voos durante o fim de semana para inspecionar 79 aviões.

A Boeing indicou a necessidade de verificação nos Boeing-737/300, 737/400 e 737/500. As investigações devem abranger unidades com mais de 30 mil ciclos (pouso e decolagem).

O Conselho de Segurança de Transportes dos EUA afirmou que o buraco no voo de sexta-feira foi causado por pequenas rachaduras em juntas da aeronave.

A empresa havia identificado e consertado, 11 meses atrás, 21 rachaduras na fuselagem da aeronave envolvida no incidente. A unidade tinha 39 mil ciclos e 46 mil horas de voo.

Especialistas em manutenção de aeronaves afirmam que pequenas rachaduras não são raras em jatos mais antigos.

MANUTENÇÃO
"Segurança é nossa prioridade número um", afirmou o secretário de transportes Ray Lahood, em nota. "O incidente da sexta foi sério e pode resultar em mais ações dependendo do resultado da investigação."

Em 2008, a Agência Nacional de Aviação dos EUA multou a Southwest em US$ 10,2 milhões por falhas de manutenção preventivas contra pequenas rachaduras nos Boeings-737.

Um porta-voz da empresa disse que envia os relatórios de manutenção para o órgão. "Se tivéssemos alguma coisa para nos preocupar, certamente teríamos avisado."



O mesmo aconteceu com um Boeing 737 da Air Asia, no dia 3 de Dezembro de 2005, num vôo entre Penang e Bangkok.
O articulista ia sentado junto à janela e estava tirando algumas fotos, quando viu algo sair da parte superior do motor direito, ficando à vista um buracão como se pode ver na foto abaixo inserida.



O articulista informou uma hospedeira esta olhou, viu e nada disse, é assim já!...



Felizmente aterramos no aeroporto de Dom Muang sem incidentes, não sabe o articulista se a Thai Air Asia e a Air Asia, foi obrigada a verificar a sua frota, que nesse altura era constituída somente por Boeings 737-200.


Nenhum comentário: