o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, abril 19

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS - 3ª parte



Sukhothai foi  um dos primeiros lugares na Tailândia a ser considerado Património Mundial da UNESCO.

É considerado como o primeiro pleno reino tailandês  a estabelecer na Tailândia. Sukhothai era na verdade parte do grande império Khmer de Angkor até 1238, quando dois chefes tailandeses, Pho Khun Muang Pha e Pho Khun Bang Hao Klang, declararam sua independência da soberania Khmer, e estabeleceu o primeiro reino tailandês. Pho Khun Bang Hao Klang mais tarde se tornou o primeiro Rei de Sukhothai, chamando a si mesmo Pho Khun Si Indrathit. Este evento tem sido considerado como o fundador da moderna nação tailandesa, embora na mesma época alguns reinos, menos conhecidos, também existessem, incluindo Lanna, Phayao e Chiang Saen. Além disso, o significado de Sukhothai, que é "Dawn of Happiness.

Sukhothai expandiu-se formando alianças com os outros reinos tailandeses. O Conselho adoptou o budismo Theravada como religião do Estado, com a ajuda de monges, vindos  do Sri Lanka. O Rei Intradit foi sucedido por seu filho Ban Pho Khun Muang, que foi seguido em 1278 por seu irmão, Pho Khun Ramkhamhaeng ou Rei Ramkhamhaeng, o Grande.

Sukhothai teve seu período áureo de prosperidade aquando do reinado do Rei Ramkhamhaeng.

Ramkhamhaeng  introduzio o alfabeto tailandês. No seu auge, o reino se estendia do Sukhothai Martaban (hoje Birmânia / Mianmar) para Luang Prabang (Laos) e através da península malaia até o sul de Nakhon Si Thammarat.

Após a morte de Ramkhamhaeng, seu filho Loethai sucedeu-lhe o trono. A partir de então, a autoridade de Sukhothai começou a declinar rapidamente. Um por um, estados vassalos declararam suas independências, começando com Uttaradit, no norte, e seguiram-se os reinos Lao de Luang Prabang e Vientiane (Wiangchan).

 Em 1321 o Reino de Lanna instalado em Tak, uma das mais antigas cidades sob o controle de Sukhothai, bem como a sul a poderosa cidade de Suphanburi, se desligaram do reino.

Entretanto, o novo reino de Ayutthaya surgiu e foi se fortalecendo, até que finalmente em 1378 o Rei de Sukhothai Thammaracha II teve que se submeter a este novo poder regional.

As ruínas de Sukhotai nos dão uma ideia da grandeza que teve aquela cidade.





=============================================================




A longa história de Ayutthaya abrange 5 dinastias e 33 reis. Construído sobre uma ilha artificial, Ayutthaya  seu nome deriva  da palavra sânscrita Ayodhya, o nome da lendária cidade de Rama na Índia, que significa "invencível".


Quando o Rei Ramathibodi mudou sua capital para Ayutthaya (que já era uma cidade até então), ele mandou abrir um canal que ligava  o rio Chao Phraya com o Pasak Lopburi e outros afluentes, formando uma ilha artificial em que se situa Ayutthaya.

Ayutthaya (nome completo: Phra Nakhon Si Ayutthaya, tailandês: พระนครศรีอยุธยา; também Ayudhya) é a capital da província de Ayutthaya na Tailândia. A cidade foi fundada em 1350 pelo rei U-Thong transformando-a na capital do seu reino, conhecido como Reino de Ayutthaya ou Siam. Em 2000, possuía 65.000 habitantes.


Em 1767 a cidade foi destruída pelo exército birmanês e as ruínas da antiga cidade hoje fazem parte da Cidade Histórica de Ayutthaya, que é reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade. A nova cidade foi fundada poucos quilômetros a leste da cidade histórica, e a 80 quilômetros ao norte de Bangkok.

A cidade está localizada no encontro dos rios Chao Phraya, Lopburi e Pa Sak e a cidade antiga sobre uma península formada por uma curva do rio Chao Phraya.

Ayutthaya recebeu este nome após a cidade de Ayodhya na Índia, a cidade natal de Rama em Ramayana (tailandês, Ramakien).

No século XVII a cidade se tornou um importante porto internacional com uma importante atividade comercial. Comercializava-se madeira de teca, sândalo, açúcar, couros, marfim, peles, sedas e produtos do artesanato local


Ayutthaya foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco em 1991, juntamente com Sukhothai.




====================================================================



O Parque Nacional de Dong-Phayayen Khao Yai  é uma área enorme de floresta na Tailândia. Ele se estende desde o Parque Nacional Ta Phraya, na fronteira do Camboja para o Parque Nacional de Khao Yai, o primeiro parque nacional na Tailândia, a oeste.

O Complexo Florestal de Dong-Phayayen Khao Yai é rico em flora e fauna. Nele existem centenas de espécies de plantas e 112 espécies de mamíferos, incluindo os elefantes asiáticos, tigres, ursos negros asiáticos, cervo sambar indiano, dholes, gibões, porcos selvagens e muito mais.

Este Complexo Florestal  de Dong-Phayayen Khao Yai  foi inscrito como Património Mundial da UNESCO durante a 29 ª sessão do Comité do Património Mundial em Durban, África do Sul, 10-17 julho de 2005.






===================================================================







Ban Chiang sítio arqueológico é um assentamento pré-histórico na Tailândia, que é reconhecido pela UNESCO como Património Mundial.  Está localizado no distrito de Nong Hai na província de Udon Thani.

Considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do Sudeste Asiático, em Ban Chiang se pode ver as  importantes fases da evolução humana, cultural, social e tecnológica.

Ban Chiang foi descoberto em 1966, e é famoso pela sua cerâmica vermelha.

Cerâmicas antigas foram descobertas anos antes pelos moradores de Ban Chiang, mas eles não estavam cientes de sua importância nem da  sua idade. A valorização dessas olarias veio à luz através do trabalho de um estudante de antropologia com a Harvard College, Steve Young.


================================================================




Santuário da Vida Selvagem de Thungyai-Huai Kha Khaeng. Existem na Tailândia  dois santuários da vida selvagem. Eles se estendem por uma área de mais de 600.000 hectares para a fronteira de Mianmar, que abrange partes das províncias de Kanchanaburi, Tak e Thani Uthat.

Juntos, formam uma das áreas de conservação mais importantes do sudeste asiático.




O Santuário da Vida Selvagem de  Thungyai-Huai Kha Khaeng  é o lar de muitas espécies selvagens ameaçadas, incluindo as maiores manadas de elefantes asiáticos, gaur, tigres, leopardos e o urso malaio dom. O terreno é composto por florestas verdes, florestas secas verdes, floresta estacional decidual mista, dipterocarp floresta seca, floresta de cerrado, pasto, e algumas áreas de agricultura itinerante. Seu clima varia do tropical a subtropical, dependendo da altura do ano..

Este Santuário Thungyai-Huai Kha Khaeng foi inscrito como Património Mundial da UNESCO durante a 15 ª sessão do Comité do Património Mundial, realizada em Cartago, na Tunísia, de 9 a 13 dezembro, 1991.




Dos cinco locais considerados pela Unesco como Património Mundial da Humanidade, o articulista conhece três deles, Ayutthtaya, Sukhotai e Parque de Kao Yai.



A Tailândia é uma país cheio de história e de locais de uma beleza natural imensa.

Nenhum comentário: