o mar do poeta

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terça-feira, novembro 3

MOTOS TÁXIS


Serviço de Táxi


Moto Táxi já circula pelas ruas de Lisboa

O primeiro serviço de táxi em motorizada já está disponível em Lisboa. A iniciativa é de um particular, ex-emigrante em França e amante das quatro rodas. José Gomes teve esta ideia há cerca de sete anos e, depois de ter visto um serviço semelhante a ser implementado em França, resolveu avançar com a concretização do seu projecto. O serviço está disponível de segunda a sábado entre as 9h00 e as 20h00 e é realizado numa Honda Goldwing GL1800, que permite aos ocupantes ter uma viagem bastante confortável. A moto, equipada com todos os extras, conta com GPS, leitor de MP3 e mala com capacidade de 70 litros. Por intermédio do capacete disponibilizado, é ainda possível a comunicação com o condutor via bluetooth. O tarifário é de um euro por quilómetro e o interessado em deslocar-se em por Lisboa numa moto poderá fazer a marcação do serviço via sms ou através da internet, no site mototaxiserviço.com

Fonte: transpotesemrevista




Uma moto-táxi é um tipo de transporte público individual na qual os passageiros têm ampla escolha de local de embarque ou desembarque, o que não acontece com as modalidades de transporte em massa. É semelhante ao táxi, porém utilizando uma motocicleta em vez de um carro. A palavra mototáxi é um neologismo que foi cunhado no Brasil pela justaposição do sufixo moto (redução de "motocicleta") e da palavra táxi.


Normalmente, o valor a ser pago é unico independente da distância a ser percorrida. Entretanto, o valor pode variar a depender do dia da semana ou horário, ou mesmo incrementado caso a distância acordada seja maior do que a usual.

Dependendo do porte da cidade, a actividade de transporte por moto-táxis pode ser registrada ou não. Cidades pequenas tendem a ter este serviço sem padronização nem legalização municipal. Cidades de tamanho maior tratam as moto-taxis como um serviço semelhante ao de táxi.




Sem dúvida alguma que o tal português imigrante em França teve uma ideia genial.
Em quase todos os países da Ásia esse sistema está implatado faz largos anos, porém as motos usadas não são de alta cilindrada, nem o preço a pagar é de 1 euro por quilometro.
Em quase todas as esquinas das grandes avenidas, em Bangkok, existem estações de motos táxis, bem junto às paragens de autocarros, este meio de transporte é barato é muito utilizado por alunos.
O sistema na Tailândia é muito original, como referi existem muitos locais onde se pode usuferir deste tipo de serviço, cada uma das estações, os condutores tem um colete cor de rosa ou azul escuro com o nome indicativo da zona onde laboram, e é regra entre eles não apanharem passageiros que não estejam dentro da sua zona.
Esse colete é comprado e custa cerca de 90 mil baths, os condutores das motas basta terem a carta de condução e não pagam taxas algumas ao governo.
Existem muita senhoras que exercem essa profissão.
 

 
O passageiro de um moto táxi, só é obrigatório usar capacete quando o percurso a percorrer entrar em artérias onde o uso do capacete é obrigatório.
Já tive, por diversas a experiência de utilizar os motos táxis, é um serviço rápido é certo, mas dá para por os cabelos em pé, pois as regras de trânsito essas é para turista verem, andar em sentido contrário é uma prática corrente.



Um  exemplo de moto taxis




Como é bem diferente a cilindrada, este condutor estaria habilitado a conduzir pelas ruas de Lisboa !...

Mas já agora deixo aqui uma dica, nas pequenas cidades de Portugal, onde os transportes públicos são raros e inisistentes seria uma boa ideia passarem a utilizar os Tuk Tuks, a chuva não os afectará.



E assim se vai andando, porém se as tais borucarcias que existem, nos tais ditos países mais desenvolvidos, na Ásia vive-se tranquilamente e com os  meios de transportes acessiveis a todas as algibeiras.


Um comentário:

REFLEXMÍDIA INDÚSTRIA TECNOLÓGICA DO BRASIL. disse...

Conheça o novo conceito em coletes para moto-táxis e-mail:coletes @hotmail.com mandaremos fotos e explicativos.JPL.