o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, novembro 5

MACAU E SUA TOPONÍMIA




CADASTRO DAS RUUAS DE MACAU

O Governador Ferreira do Amaral ordenou ao Senado, a 23 de Fevereiro de 1847, que mandasse " por em todas as ruas, em letras brancas sobre campo negro, o nome que ellas agora tem, substituindo os nomes estrangeiros, se proventura os houver, por outros nacionais, dando-os também às ruas que ora os não tiverem".
O Senado respondeu a 4 de Abril, enviando a relação dos nomes das novas ruas e travessas.
Fonte - Toponímia de Macau - P. Manuel Teixeira




Havia  em Macau uma Avenida com o nome de Dr. Oliveira Salazar, avenida essa que começava na Rua da Praia Grande, em frente do Palácio das Repartições Públicas e seguia junto ao mar em toda a extensão do Porto Exterior, vindo a terminar na Avenida Dr. Francisco Vieira Machado, junto da Rua dos Pescadores




Avenida essa que após o 25 de Abril de 1974, passou a designar-se de Avenida da Amizade, e tudo porque, em Portugal desencandeou-se, contra Salazar, uma campanha de ódio, que levou a apagar o seu nome de todas as terras e vias públicas. Infelizmente, a Câmara de Macau deixou-se ir na onda, trocando o seu nome pelo da Amizade.
Lá se foi o nome do homem que tanto prestígio deu a Portugal, tornando-o respeitado e admirado no mundo inteiro, com exepção do bloco comunista, que constitui a pior das ditaduras.
Macau homenageou-o muitas vezes em vida e gloriou-se dele durante 40 anos. E com razão, pois lhe deve muitas obras e grandes melhoramentos. Mas, após a sua morte, trocou o seu nome pelo de Avenida da Amizade.
Amizade? Não, a máscara da amizade não pode disfarçar o negro ódio e ingratidão contra o restaurador das finanças portuguesas.
Porque é que a Câmara se deixou levar por essa onda de insânia?
A India não fez assim, pois conserva no Museu de Goa a magestosa estátua de Albuquerque e os retratos de Carmona e Salazar; a estátua de Camões esta na praça em frente.
A história imparcial já está a fazer justiça a este homem, tão odiado pelos esquerdas.
Fonte - Toponímia de Macau vol.II pág. 291-292, de P. Manuel Teixeira







                                                                        A Avenida da Amizade que veio substituir o nome de Avenida Dr. Oliveira Salazar, (SAT LAI SÁ TAI MÁ LOU) ficou mais curta, visto começar somente na Praça de Ferreira do Amaral e termina na Rua dos Pescadores, o restante troço que vai desde a Rua da Praia Grande até à dita Praça, mais tarde, porvavelmente nos finais dos anos 80' passou a designar-se Avenida Dr. Mário Soares.


Só dois presidentes da República Portuguesa tem seus nomes nas Ruas do território de Macau, o General Ramalho Eanes,na Ilha de Coloane e o Dr. Mário Soares na cidade de Macau.


                                                                  
Avenida Dr. Mário Soares ( SOU À LEI PÓK SI TAI MÁ LOU) não confudir com a Rua Dr. Soares que começa na Rua dos Cules e termina na Avenida Almeida Ribeiro.



O articulista discorda a 100% como o processo de alteração da Avenida sofreu, bem como grande parteb da Toponímica de Macau, visto haver na cidade de Macau nomes de artérias que se repetem na Ilha da Taipa, causando uma grande confusão.
Nomes ilustres macaenses e chineses que muito deram ao território de macau, esses sim, deviam ter o seu nome nas ruas da urba, existem alguns, é certo, mas muitos mais o merecem.



De Amizade temos nós já alguma em Macau, desde a ponte com esse nome, à Praça da Amizade  que se situa entre a Avenida Dr. Mário Soares, de D. João IV e do Infante D. Henrique.





Lá para os lados da Taipa existem algumas ruas com o nome de cidades de Portugal, tal como a Rua de Évora, mas esta toponímia não foi colocada por o articulista ser natural da cidade Museu, mas sim porque durante muitos anos a cidade de Évora esteve ligada à história de Macau.
Temos ainda a estátua da Amizade no sopé das Ruínas de S. Paulo, mas parece que a Amizade essa pouco se vê não só entre os portugueses residentes em Macau bem como da parte chinesa!...



Haja IAU I, AMIZADE e bom senso.

Nenhum comentário: