o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, junho 15

REGATAS DE BARCOS-DRAGÃO EM MACAU


Regatas Internacionais de Barcos-Dragão de Macau 2012
 É uma festa chinesa muito antiga em que se presta homenagem à integridade moral do juíz Wat Yuen. Hoje em dia todas as celebrações estão concentradas nas famosas corridas dos Barcos Dragão que, em Macau, se realizam nos Lago Nam Van, em frente da Avenida da Praia Grande. Muitas equipas locais e estrangeiras participam nesta colorida iniciativa.

Organizadas pelo Instituto do Desporto e a pela Associação de Barcos de Dragão de Macau, China, e com a colaboração do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais e da Direcção dos Serviços de Administração e Função Pública, as “Regatas Internacionais de Barcos-Dragão de Macau de 2012”, terão lugar nos próximos dias 16, 17 e 23 de Junho, no Centro Náutico da Praia Grande. Os preparativos para a competição estão a decorrer com sucesso, e as equipas estão muito empenhadas nos seus treinos.



 Para as provas das regatas de Barcos-Dragão, que começam amanhã sábado dia 16, no Lago Nam Van, mesmo defronte da casa do articulista, estão inscritas 138 equipas locais e internacionais, segundo informou o Instituto de Desporto.

Para além das equipas de Jiujiang, estarão presentes equipas das Filipinas, Hong-Kong, Malásia, Indonésia, Singapura, São Francisco e das cidades de chinesas de Tianjin e Sichuan,

No primeiro dia das provas estão marcadas as regatas em pequenas embarcações. 

Ontem o articulista, de sua varanda, embora estivesse a chover fortemente, ainda pode ver a habitual cerimómia de vivificação e bênção das embarcações, foi pena não ter podido tirar algumas fotos deste acontecimento.

O lago Nam Van como referi situa-se defronte da moradia do articulista, os remadores todos os dias lá andam a treinar e a tentarem dar o seu máximo nestas famosas regatas de barcos-dragrão, o que incomóda o articulista o barulho do bater dos tambores, cujo som se faz ouvir alto e bem forte.

Como se pode ver por esta foto, tirada esta tarde, da varanda do articulista, lá andam três embarcações fazendo seus treinos, embarcações essas que por lá permanecem, algumas até às 22 horas.

Com uma vista desta o articulista não necessita de se deslocar até ao local e assitir das bancadas as provas, já que de dua varanda tem uma vista total do lago.

Já que o Santo António de Lisboa teve a participação nas marchas, da dança do leão, qualquer dia as regatas de barco-dragão poder-se-ão ver nas águas do Tejo.

4 comentários:

Carlota Pires Dacosta disse...

E porque não??
Seria bonito.
14 beijinhos

Henrique António Pedro disse...

Uma belíssima proposta. Também podería ser no belíssimo espelho de água formado pelo rio Tua defronte de Mirandela.

Abraços

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Comadre Carlota,
Estou convencikdo que um dia iksso irá acontecer.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo e Ilustre Poeta Henrique Pedro,
Estou convixto que um dia será realizada uma destas regatas no rio Tejo, seria lindo igualmete se fosse no Rio Tua, mas como os chineses só apostam em Lisboa EDP, se ficarão por lá.
Abraço amigo e óptimo fim de semana.