o mar do poeta

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quarta-feira, junho 27

MACAU IRÁ TER METRO LIGEIRO EM 2015



O articulista junto à maqueta da carruagem do metro ligeiro de Macau à escala 1:1, que se encontra patente na Praça do Lago Sai Van.


O arranque oficial da obra de construção dos segmentos do sistema do metro ligeiro de Macau tiveram lugar no dia 21 de fevereiro do corrente ano.

Exposição da Maqueta da Carruagem à Escala 1:1 do Metro Ligeiro de Macau.

Características e Operação doMetro Ligeiro

- Cada carruagem tem cerca de 11 metros de comprimento e 3.8 metros de altura;
- Duas carruagens consideradas uma composição, que podem ser aumentadas no máximo de quatro;
- 22 assentos em cada carruagem  com capacidade para 100 passageiros. possuindo assentos junto à entrada e saída da carruagem, assentos esses que podem ser fechados para darem lugar a um espaço reservado para os utilizadores de cadeiras de rodas. Na parte inferior dos assentos existe um sistema de fixação para as cadeiras de rodas, tendo em consideração as necessidades dos passageiros por forma a garantir a sua segurança;




- Capacidade inicial: Capacidade máxima de transporte de cerca de 7 800 passageiros por hora e por direcção (poderá atingir os 14 100 passageiros);
- 19 horas de operação diária, cadência de 3 a 5 minutos entre os metros;
- Velocidade média de cerca de 30 km/hora, velocidade máxina de 80 km/hora.


O Metro Ligeiro de Macau foi fabricado pela companhia japonesa Mitsubishi Heavy Industries Ltd.


O Metro Ligeiro de Macau opera sem condutor, possue rodas de borracha, move-se electricidade e circula sobre uma superfície macia de betão, com as características de baixo ruído com zero emissões de poluentes. 


O tema central da carruagem do Metro ligeiro de Macau baseado na concepção do "OCEAN CRUISER" dá ênfase à imagem de Macau.




 As rotas do Metro Ligeiro de Macau que provavelmente começará a operacionar no ano de 2015, mas que está sendo muito contestado em virtude de não servir a população de Macau, já a sua rota vai do Aeroporto, Portas do Cerco, Terminal Marítimo de Macau, Terminal Marítimo da Taipa e a Ponte Flor de Lotus, sendo a maioria do seu percurso perto de hoteis casinos e longe dos centros populacionais da cidade.





6 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Espero que você embarque e desembarque incontáveis vezes neste novo e veloz meio de transporte!!!
Caloroso abraço! Saudações metroviárias!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
No ano de 2015, ouseja daqui a 3 amos terei a bonita idade de 71 anos se for vivo, como tal não sei em que metro embarcarei, veremos se este OCEAN CRUISER ainda me ajudará nas deslocações cá pela urbe, já que a outra viagem, a final, já tenho bilhete comprado desde o ano em que nasci, mas preferia viajar mais confortavelmente no vagão 4 do Expresso do Oriente, sob seu Comando.
Abraço amigp

Catarina disse...

Voltou ao Mar do Poeta! Ainda bem.

Graça Sampaio disse...

Bela cidade deve ser Macau! E bem moderna! Aproveite bem, amigo!

Beijinho

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
Graças ao esforço de meu filho, perito nestas andanças da informática, o problema foi superado, e desta forma deixei O MAR MORTO e regressei ao O MAR DO POETA.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimaga Amiga Graça Sampaio,
Macau é uma cidade maravilhosa única no mundo onde as duas culturas portuguesa e chinesa se une.
Parte da cidade é Património Mundial da Humanidade.
Porém o custo de vida é muito alto e o clima muito humido e inconstante, mas para quem já está habiotuado, tal como eu, tudo bem, já passei tempos piores quando não havia aparelhos de ar condicionado.
Hoje Macau é a Las Vegas do Oriente e um refugio para muitos portugueses que aqui procuram o que não conseguem em Portugal.
Abraço amigo