o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, junho 14

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE



Saúde Pública – 

Dia Mundial do Dador de Sangue – Os dadores de sangue são heróis!

No Dia Mundial do Dador de Sangue, sob o lema deste ano «Cada dador de sangue é um herói», a Comissão Europeia sublinha a importância da segurança do aprovisionamento de sangue e incentiva todos os cidadãos europeus a juntarem-se aos dadores voluntários responsáveis. Hoje em dia, mais de 500 milhões de cidadãos da UE dependem do sangue doado por menos de 15 milhões de dadores, o que é insuficiente para satisfazer as necessidades de todos os europeus que dependem do sangue para sobreviver numa emergência ou para viver com uma doença crónica que exija transfusões periódicas. 

O Comissário Dalli afirmou: «O sangue é vida. Todos nós podemos vir a necessitar de sangue na sequência de uma grande cirurgia ou de um acidente grave. Para muitos europeus com uma doença crónica, como a hemofilia ou a talassemia, o sangue é uma necessidade constante. O sangue faz toda a diferença. É por esta razão que no dia de hoje eu gostaria de prestar homenagem a todos os dadores e convidar os europeus a demonstrarem solidariedade para com os que necessitam e a darem sangue. Seja também um dador, seja um herói».
 
 
 
 
 
Em relação ao sangue, as autoridades sanitárias nacionais são confrontadas continuamente com dois desafios muito difíceis: a data de validade do sangue e a escassez das reservas. O sangue não pode ser conservado indefinidamente, pelo que é necessário reconstituir continuamente as reservas. Além disso, à medida que a população envelhece, a procura de sangue aumenta. Este facto está estreitamente relacionado com uma maior prevalência de doenças ligadas à velhice, como o cancro ou as fraturas da anca, cujos tratamentos dão frequentemente origem a intervenções cirúrgicas e, por conseguinte, a uma necessidade crescente de sangue.

A legislação da UE contribui para garantir a segurança e a qualidade das dádivas de sangue, tanto para os dadores como para os recetores. Estabelece critérios de elegibilidade e ajuda os dadores a tomarem decisões responsáveis em relação ao momento oportuno para darem sangue. Também exige que todo o sangue doado na UE seja testado e impõe requisitos de qualidade quanto à forma como os profissionais devem manipular o sangue colhido ou doado.

Para mais informações:

Fonte - 
Comissão Europeia
Comunicado de imprensa



Um comentário:

Graça Sampaio disse...

Este governo maravilhoso que nos coube em sorte, para poupar no farelo e desperdiçar a farinha, resolveu retirar a isenção das taxas moderadoras aos dadores. Resultado: este anos o número de dádivas de sangue desceu 16%!Muito poupadinhos...