o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, junho 29

DIA DE S. PEDRO E MINHAS VIAGENS

São Pedro é o padroeiro da cidade de Évora, e faz hoje 6 anos que após uns dias de férias em Portugal regressei a Macau, não passando esse belo dia na minha amada cidade, como era meu desejo.

A minha esposa que tinha estado em portugal no ano transacto, desta vez não quis ir, tendo eu efectuado a viagem sózinho, a compnahia aérea utilizada foi a Air France.

Bem cedo deixei Évora já que o vôo era às 10 da manhã, o avião utilizado entre Lisboa e Paris foi um Airbus A-320 tendo a viagem decorrido da melhor maneira, como sempre.

 O tempo de espera no aeroporto de Charles De Gaull foi curto, o avião que iria fazer a viagem entre Paris e Hong Kong era um Boeing 777-200, e eu tinha bilhete para viajar em classe economica.


Porém quando entreguei o bilhete a uma funcionária da Air France, ela muito gentilmente me perguntou se não me importava de mudar de classe, fiquei apardalado e respondi que não me importava, qual foi o mesmo espanto quando me foi entregue o bording passa para viajar em  Classe AFFAIRES (primeira classe).

Un univers privilégié pour se reposer ou se divertir

En voyageant en cabine Affaires, vous profitez d´un fauteuil conçu pour vous garantir un confort optimal. En quelques secondes, il se transforme en un lit spacieux pouvant atteindre jusqu´à 2 mètres, l´un des plus longs du marché. Il épouse ainsi parfaitement votre corps et vous garantit un sommeil de qualité. Grâce à sa coque « enveloppante », votre intimité est préservée à chaque instant de votre voyage.

Le fauteuil Affaires dispose d´un écran individuel qui vous permet de profiter de notre programme de divertissement avec plus de 500 heures de programmation à la demande. Un large choix de journaux français et internationaux vous est également offert.

  • d´un coussin de plumes antiallergique,
  • d´une couverture en pure laine vierge,
  • d´une trousse « confort et bien-être » comprenant un nécessaire de toilette complet et un soin Clarins.

Un espace et un service à bord idéal pour travailler

La cabine Affaires vous propose l´essentiel pour travailler confortablement :
  • une prise d´alimentation électrique pour brancher votre ordinateur ou tout autre appareil électronique,
  • une liseuse orientable conçue pour ne pas déranger ou être dérangé par son voisin,
  • un casque audio réducteur de bruits,
  • un téléphone individuel permettant de passer ses appels par satellite,
  • des espaces de rangement pour vos documents ou votre ordinateur,
  • la possibilité de bénéficier de notre offre de repas « sur le pouce » pour déjeuner ou dîner rapidement après le décollage.




E desta forma, bem refastelado e bem comido fiz uma viagem maravilhosa de 11.50 horas, sem que para tal tivesse que despender mais dinheiro, obrigado Air France.

Já não era a primeira vez que tinha sido esse previlégio e essa sorte de viajar em Primeira Classe, a primeira que aconteceu foi na companhia aérea Thai Airways, numa viagem entre Bangkok e Hong Kong 





Tendo-me sido ofertado um jogo de talheres com 144 peças.


No ano de 1991 igualmente com bilhete de classe económica viajei em Business Class, sem que para tal pagar a diferença do bilhete, viajem essa entre Bangkok e Hong Kong.

O mesmo aconteceu na companhia aéra Cathay Pacific,  viajando na classe Marco Polo (business class) nos vôos entre Hong Kong Bangkok e regresso.


No ano de 1992, o mesmo aconteceu na companhia aérea Thai Airways viajando em Royal Executive Class  (business class), no vôo entre Hong Kong Bangkok e de regresso.

 De outra vez ao fazer o chek-In para a viagem entre Bangkok e Singapura na compabhia aérea SAS, e possuindo bilhete de economia, me foi entregue um bording pass para viajar em primeira classe, mas só na ida, já que no regresso viajei em classe economica.


 A única vez que foi obrigado a comprar bilhetes em Business class nos vôos da Thai Airways em 2001 e 2003, entre Hat Yai e Bangkok, em virtude de não haver nilhetes de economica disponíveis.

Mas tive igualmente a sorte de viajar em primeira classe no vôo entre Bangkok e Hong Kong, na companhia aéra Cathay Pacific, por amabilidade de uma gentil hospedeira, já que eu me encontrava sentado no meu lugar em classe economica e me levou para a Primeira Class.

O mesmo aconteceu na companhia aérea Air Macau, que por várias vezes viajei entre Macau e Bangkok, em Business Class.

Tenho tido imensa sorte, até no ano de 1998 a Tap me ofereceu dois bilhetes de ida e volta entre Lisboa e Funchal, devido a eu e minha esposa sermos passageiros frequantes e tinhamos acomulado milhas suficientes para poder ter direito a viagem grátis.

 

Já uitilizei 32 companhias aéreas e viajei em quase todos os tipos de aviões comerciais e espero ainda poder utilizar os mais recentes.







8 comentários:

Valdemar Alves disse...

Como já se passou o mesmo comigo em 3 ocasiões (Sydney-LA, Singapura-Davao e Santiago-Buenos Aires) tentei indagar qual a critéria utilizada para escolher o felizardo... E a aparência aparece sempre no topo. Portanto entre um gajo de calções e chinelos e uma gaja boa e requintada (mesmo com um Loui Vuitton falsificado), esta última é a que irá ganhar o assento no First/Business Class... Caso não haja uma menina/senhora elegante entre os passageiros, irá o cavalheiro que porventura envergue pelo menos um casaco/jacket decente... Como tal vale sempre a pena vestir "o fato de ir à missa" e pôr um after-shave discreto cada vez que um gajo viaja... Hehehe!!!
Valdemar Alves

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Valdemar,
É bem verdade, os felizardos são esses, mas penso que no meu caso foi por ser passageiro frequente em todas essas companhias aéreas.
Eu quando viajo até uso roupas confortáveis mas nada de luxos rsrsrs.
Abraço amigo e óptimo fim de semana.

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Você é um felizardo!!!!!
Caloroso abraço! Saudações aeronáuticas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

Catarina disse...

Que sortudo! : )

Henrique António Pedro disse...

A sorte não toca a todos mas também não toca sempre aos mesmos.parabéns.

Abraços

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
Por vezes a sorte nos bate à porta.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
Das centenas de vôo que se fiz, por vezes somo recompensados.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo e Ilustre Poeta Henrique Pedro,
É bem verdade, por vezes a sorte nos bate à porta assim sem dar-mos por ela.
Mas em viagens longas viajar em primeira classe é um super previlégio.
Abraço amigo