o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, setembro 17

VITAMINA C - SUA DESCOBERTA

 


A Google lançou hoje um doodle para celebrar o 118.º aniversário do nascimento de Albert Szent-Gyorgyi, a quem foi atribuído o prémio Nobel da Medicina pela descoberta da vitamina C.


O doodle é simples e mostra uma janela estilo semi-lua onde figuram muitos dos frutos fornecedores de vitamina C na alimentação humana, com uma laranja na frente e diversos outros em segundo plano.




Albert von Szent-Györgyi Nagyrápolt (Budapeste, 16 de Setembro de 1893 — Woods Hole, 22 de Outubro de 1986) foi um fisiologista húngaro, naturalizado norte-americano.

Recebeu o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1937, por descobrir e documentar a vitamina C como catalisador.

Ácido ascórbico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ácido ascórbico
Alerta sobre risco à saúde
L-Ascorbic acid.svg
L-ascorbic-acid-3D-balls.png
Nome IUPAC3-oxo-L-gulofuranolactona
(5R)-5-[(1S)-1,2-diidroxietil]-3,4-diidroxifurano-2(5H)-ona
Outros nomesVitamina C
Ácido L-xiloascórbico
Identificadores
Número CAS50-81-7
PubChem5785
Número EINECS200-066-2
SMILES
InChIInChI=1/C6H8O6/c7-1-2(8)5-3(9)4
(10)6(11)12-5/h2,5,7-8,10-
11H,1H2/t2-,5+/m0/s1
Propriedades
Fórmula químicaC6H8O6
Massa molar176.09 g mol-1
AparênciaSólido branco ou amarelo claro
Densidade1.65 g/cm³
Ponto de fusão190 - 192 ℃ (dec)
Solubilidade em água330 g/l
400 g/l (45 °C)
800 g/l (100 °C)
Acidez (pKa)4.17 (first), 11.6 (second) [carece de fontes?]
Farmacologia
Meia-vida biológica13 - 40 dias (humanos)
3 dias (porquinho da Índia)
Riscos associados
MSDSScienceLab.com
Frases SS24/25
LD503367 mg/kg (camundongo, per os)
518 mg/kg (camundongo, injeção intravenosa)
10000 mg/kg (rato, sub-cutânea)
643 mg/kg (camundongo, intraperitoneal)
11900 mg/kg (rato, per os)
Compostos relacionados
Compostos relacionadosÁcido de-hidroxi-ascórbico
Ascorbato de sódio
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reacções bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores. Em gêneros alimentícios é referido pelo número INS 300.

 

Características físico-químicas


Fórmula estrutural.

O ácido ascórbico(Vitamina C) é um sólido cristalino de cor branca, inodoro, hidrossolúvel e pouco solúvel em solventes orgânicos. O ácido ascórbico presente em frutas e legumes é destruído por temperaturas altas por um período prolongado. Também, sofre oxidação irreversível, perdendo a sua atividade biológica, em alimentos frescos guardados por longos períodos.

Atividade biológica

Aos valores de pH normalmente encontrados no meio intracelular, o ácido ascórbico encontra-se predominantemente na sua forma ionizada, o ascorbato.
Uma das actividades mais importantes do ascorbato no organismo humano é na desidratação de resíduos de prolina no colagénio. O colagénio, uma proteína estrutural fundamental, necessita ter determinados resíduos de prolina na forma hidroxiprolina para manter uma estrutura tridimensional correcta. A hidroxilação é feita pela enzima prolil-4-hidroxilase; o ascorbato não intervém directamente nesta hidroxilação, pelo que é assumido que é necessário para reduzir o íon Fe3+ que participa na catálise enzimática (nesta, o íon passa do estado Fe2+ para Fe3+, sendo necessário o seu restabelecimento para novo ciclo catalítico).
Em plantas, o ascorbato encontra-se em concentrações relativamente elevadas (2 a 25 mM) e actua na desintoxicação do peróxido de hidrogénio. A enzima ascorbato peroxidase catalisa a redução do peróxido de hidrogénio a água, usando o ascorbato como agente redutor. Também é precursor dos íons tartarato e oxalato.

Na dieta humana

Tem os seguintes efeitos no organismo em doses moderadas:
  • Favorece a formação dos dentes e ossos;
  • Ajuda a resistir às doenças.
  • Previne gripes, fraqueza muscular e infecções. Este ponto é disputado, havendo estudos que não mostram qualquer efeito de doses aumentadas.[5] Contudo ajuda, sem dúvida, em doentes já com escorbuto.
  • Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos.
  • A vitamina C é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue.É eficaz contra doenças infecciosas e um importante suplemento no caso de câncer.

A carência desta vitamina provoca a avitaminose designada por escorbuto.

É importante observar que a vitamina C (ácido ascórbico) é extremamente instável. Ela reage com o oxigênio do ar, com a luz e até mesmo com a água. Assim que é exposta têm-se início reações químicas que a destroem, daí o surgimento do gosto ruim no suco pronto. Estima-se que, em uma hora, quase que a totalidade do conteúdo vitamínico já reagiu e desapareceu, por isso é importante consumir as frutas ou o suco fresco feito na hora, deste modo, temos certeza que o teor de vitaminas está garantido. No caso das frutas, deve-se levar em conta o estado das mesmas (cascas, cor e etc.), caso estejam 'feridas' pode ser que já se encontre em estado avançado de reação e não tenha o 'teor' vitamínico que se deseja.

Fontes alimentares

Acerola 1 copo (250 ml) = 3.872 mgMamão (ou papaia)100 gramas = 62 mgLaranja 1 copo (250ml) = 124 mg
Limão (fresco) 100 ml = 46 mgMelãoBrócolis
Morangos 100 gramas = 57 mgMangaKiwi 100 gramas= 98 mg
Cantalupo 100 gramas= 26 mgToranja (pomelo)Pimentão (vermelho ou verde)
CouveErvilhaCaju
Camu-camu 100 gramas = 6.000 mgGoiaba 100 gramas = 183 mgTomate

Suplementação

Ao se optar por uso de suplementos vitamínicos, o ideal é escolher aqueles que contenham quantidades moderadas e aproximadas da dose diária recomendada.



Nenhum comentário: