Confúcio (em chinês: 孔子, pinyin: Kǒngzǐ; Tsou, 551 a.C. - Qufu, 479 a.C.) é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tse ou Kung-Fu-Tzu (chinês: 孔夫子; pinyin: Kǒng Fūzǐ, literalmente "Mestre Kong").
Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.
Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram de linhagem nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo.
Na sua época, a China estava praticamente dividida em reinos feudais cujos senhores dependiam muito pouco do rei.
A sua filosofia enfatizava a moralidade pessoal e governamental, a exatidão nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam destaque na China sobre outras doutrinas, como o Legalismo (法家) ou o Taoísmo (道家) durante a Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.). O confucionismo foi introduzido na Europa pelo jesuíta italiano Matteo Ricci, que foi o primeiro a latinizar o nome como "Confúcio".
Nascimento e juventude
Confúcio, também conhecido como K'ung Ch'iu, K'ung Chung-ni ou Confucius, nasceu em meados do século VI (551 a.C.), em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, hoje Shantung. Segundo algumas fontes antigas, teria nascido em 552 a.C. (ou seja, no vigésimo primeiro ano do duque Hsiang).
Esse estado é denominado de "terra santa" pelos chineses. Confúcio estava longe de se originar de uma família abastada, embora seja dito que ele tinha ascendência aristocrática. Seu pai, Shu-Liang He, antes magistrado e guerreiro de certa fama, tinha setenta anos quando se casou com a mãe de Confúcio, uma jovem de quinze anos chamada Yen Cheng Tsai, que diziam ser descendente de Po Chi'in, o filho mais velho do Duque de Chou, cujo sobrenome era Chi.
Dos onze filhos, Confúcio era o mais novo. Seu pai morreu quando ele tinha três anos de idade, o que o obrigou a trabalhar desde muito jovem para ajudar no sustento da família. Aos quinze anos, resolveu dedicar suas energias em busca do aprendizado. Em vários estágios de sua vida empregou suas habilidades como pastor, vaqueiro, funcionário e guarda-livros. Aos dezenove anos se casou com uma jovem chamada Chi-Kuan. Apesar de se divorciar alguns anos depois, Confúcio teve um filho, K'ung Li.
Viagens
Confúcio viajou por diversos destes reinos, esteve em íntimo contato com o povo e pregou a necessidade de uma mudança total do sistema de governo por outro que se destinasse a assegurar o bem-estar dos súditos, pondo em prática processos tão simples como a diminuição de contribuições e o abrandamento das penalidades. Embora tentasse ocupar um alto cargo administrativo que lhe permitisse desenvolver as suas ideias na prática, nunca o conseguiu, pois tais ideias eram consideradas muito perigosas pelos governantes.
Aquilo que ele não pôde fazer pessoalmente acabaram fazendo-o alguns dos seus discípulos, que, graças à boa preparação por ele ministrada, se guindaram, dia após dia, aos cargos mais elevados. Já idoso, retirou-se para a sua terra natal, onde morreu com 72 anos.
Confúcio é biograficamente, segundo o historiador chinês Sima Qian (século II a.C.), uma representação típica do herói chinês. Ele era alto, forte, enxergava longe, tinha uma barriga cheia de Chi, usava longa barba, símbolo de sabedoria, mas se vestia bem e era simples. Era também de um comportamento exemplar, demonstrando sua doutrina nos seus atos. Pescava com anzol, dando opção aos peixes, e caçava com um arco pequeno, para que os animais pudessem fugir. Comia sem falar, era direto, franco, acreditava ser um representante do céu.
Ideias
A sua ideologia de organização da sociedade procurava também recuperar os valores antigos, perdidos pelos homens de sua época. No entanto, em sua busca pelo Tao, ele usava uma abordagem diferente da noção de desprendimento proposta pelos taoístas. A sua teoria baseava-se num critério mais realístico, onde a prática do comportamento ritual daria uma possibilidade real aos praticantes de sua doutrina de viverem em harmonia.
Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, a sua doutrina apregoava a criação de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem estar comum. A sua escola foi sistematizada nos seguintes princípios:
- Ren, humanidade ( altruísmo);
- Li, ou cortesia ritual;
- Zhi, conhecimento ou sabedoria moral;
- Xin, integridade;
- Zhing, fidelidade;
- Yi, justiça, retidão, honradez.
Cada um desses princípios ligar-se-ia às características que para ele se encontravam ausentes ou decadentes na sociedade.
Confúcio não procurou uma distinção aprofundada sobre a natureza humana, mas parece ter acreditado sempre no valor da educação para a condicionar. Sua bibliografia consta de três livros básicos, sendo que os dois últimos são atribuídos aos seus discípulos:
- Lun yu (Diálogos, Analectos), no qual se encontra a síntese de sua doutrina.
- Dà Xué (大学) (Grande Ensinamento) e
- Zhong Yong (Jung Yung), ou a "Doutrina do Meio".
Após sua morte, Confúcio recebeu o título de "Lorde Propagador da Cultura Sábio Supremo e Grande Realizador" (大成至聖文宣王), nome que se encontra registado em seu túmulo.
Discípulos e legado
Discípulos de Confúcio e seu único neto, Zisi, continuaram a sua escola filosófica após sua morte. Estes esforços espalharam os ideais de Confúcio para os estudantes que depois se tornaram funcionários em muitas das cortes reais chinesas, dando assim ao Confucionismo o primeiro teste em grande escala de seu dogma.
Apesar de confiar fortemente no sistema ético-político de Confúcio, dois de seus mais famosos seguidores enfatizaram aspectos radicalmente diferentes de seus ensinamentos. Mêncio (século 4 a.C.) articulou a bondade inata no ser humano como uma fonte das intuições éticas que guiam as pessoas para rén, yì, e lǐ, enquanto Xun Zi (século III d.C.) ressaltou os aspectos realista e materialista do pensamento de Confúcio, salientando que a moralidade foi incutida na sociedade através da tradição e nos indivíduos, através da formação.
Este realinhamento no pensamento de Confúcio foi paralelo ao desenvolvimento de Legalismo, que viu a piedade filial como auto-interesse e não como um instrumento útil para um governante criar um Estado eficiente.
A divergência entre estas duas filosofias políticas veio à tona em 223 a.C., quando o estado de Qin conquistou toda a China. Li Ssu, o primeiro-ministro da Dinastia Qin convenceu Qin Shi Huang a abandonar as recomendações confucionistas de distribuir feudos a parentes, voltando ao sistema anterior da Dinastia Zhou, que ele via como contrário à ideia legalista de centralização do Estado em torno do governante.
Quando os conselheiros de Confúcio defenderam sua posição, Li Ssu executou muitos estudiosos confucionistas e seus livros foram queimados, o que foi considerado um duro golpe para a filosofia e a sabedoria chinesas.
Fonte - Enciclopédia livre
Fonte - Enciclopédia livre
============================================
No mundo sempre existiram e existem fenomenais filósofos, entre eles, Pitágoras, Platão, Arquimedes, Galilei Gallieu, entre outros, porém, o filósofo que conquistou o coração do articulista, foi sem dúvida CONFÚCIO, talvez por influência do articulista viver na China.
Amar e reconhecer os defeitos dos que a gente ama; odiar e reconhecer as boas qualidades dos que a gente odeia; eis duas coisas bem raras sob o céu
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Amor)
Aprender sem pensar é trabalho perdido
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Aprendizado)
cultura está acima da diferença da condição social
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Arte/Cultura)
Não encontrei jamais alguém que amasse tanto a virtude quanto é comum que se ame a beleza
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Beleza)
Para onde quer que vás, leva o teu coração
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Bondade)
Quando vires um bom homem, trata de imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Bondade)
Algum dinheiro evita preocupações. Muito dinheiro as atrai
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Dinheiro)
Nossa maior glória não está na ausência de fracassos, mas no fato de nos erguemos sempre que fracassamos
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Encorajadoras)
Uma pedra preciosa não pode ser polida sem fricção, nem o homem pode ser aperfeiçoado sem passar por provações
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Encorajadoras)
Honra não consiste em não cair nunca, mas em levantar cada vez que se cai
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Encorajadoras)
Pequenas ações que realizamos são melhores do que as grandes que planejamos
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Encorajadoras)
Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Homem)
Os Jovens deveriam ser bons filhos em casa, amáveis e respeitosos em sociedade, leais e cuidadosos em sua conduta, amorosos para com o povo, ligados somente às pessoas experientes e bondosas. Se depois de tudo isso ainda lhes sobrar energia, que leiam bons livros
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Juventude)
Aprende a viver e saberás morrer
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Morte)
A música gera um tipo de prazer sem a qual a natureza humana não pode passar
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Música)
Estudo sem pensamento é trabalho perdido, pensamento sem estudo é perigoso
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Outras)
Na vida prática há uma palavra que deve servir a todos: reciprocidade
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Outras)
Todos comem e bebem; são poucos os que sabem distinguir os sabores
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Outras)
O respeito que o filho deve cultivar pelo pai deve ser igual ao que o homem tem pelo Céu
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Pai)
Ao olhos de um pai o filho é sempre o filho, tenha ou não virtudes
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Pai)
O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Prazer)
Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novas faltas
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Sábias)
Se eu tivesse que escolher uma frase que resumisse todos os meus ensinamentos, eu diria: nào deixes o mal dominar os teus pensamentos
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Sábias)
Não procuro saber as respostas, mas compreender as perguntas
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Sábias)
O homem superior é persistente no caminho certo e não apenas persistente.
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Sábias)
Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Sábias)
Ver o que é justo e não agir com justiça é a maior das covardias humanas
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Sábias)
Quando encontramos pessoas de valor, devemos pensar em como podemos ser iguais a elas. Quando, ao contrário, encontramos pessoas sem caráter, devemos nos voltar para o nosso interior e examinar o que se passa lá dentro
Seção --> (Sábias)
O silêncio é um amigo que jamais atraiçoa
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Silêncio)
Em todas as coisas, o sucesso depende de preparação prévia
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Sucesso)
Estude o passado se quiser decifrar o futuro
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Tempo)
Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida
Ferramentas --> - - -
Seção --> (Trabalho)
Para quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro
Seção --> (Vida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário