o mar do poeta

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segunda-feira, setembro 26

ANA E SEU PRIMEIRO BOEING 787



http://youtu.be/hXQkGG-w4QA



 

Japan's first Boeing 787 Dreamliner is finally about to be delivered - three years late.

ANA should have taken delivery of the high-tech aircraft in May 2008, before a series of technical problems led to repeated delays.

But this is not the first time the Dreamliner has touched down in Japan.

Back in July, it landed amid much fanfare at Tokyo's Haneda airport during a week-long test run. It was greeted by reporters, fans and All Nippon Airways staff carrying a “Welcome to Japan” banner. A ripple of applause even broke out as the pilots stepped off the plane, emblazoned with the ANA’s blue and white logo.

So what's all the fuss?

The biggest impact from the Boeing 787 should come from its range. The first mid-size, long range airplane, it will allow airlines to open up routes where they don’t have the passengers numbers to justify a larger plane like a Boeing 747 or an Airbus A380.

“An A380 is only viable with 400-500 people,” says Myles Goeller of aviation consulting group Seabury. “The Dreamliner is fantastic in that it offers very good seat economics in very small aircraft.”

Goeller says in theory that means airlines will be able to provide more flexibility, either by bypassing hubs to offer more direct flights, or adding flights to provide more schedule options. ANA has said the first route will be Haneda-Okayama or Haneda-Hiroshima, though it plans to deploy the plane “across its route network.”

Changes are in store for passenger comfort. Boeing says passengers will feel more refreshed thanks to the higher humidity and higher cabin pressure on-board the aircraft, helping reduce common frequent flier complaints like dry eyes and headaches. There is no way to verify those claims until the first round of travelers come off long-haul flights.

The plane also has bigger windows that can be automatically tinted and bigger overhead compartments. ANA is even installing a bidet-equipped toilet, ever popular in Japan.

For a glimpse at ANA’s recently unveiled plans for the interiors, check out their 787 website.


Boeing 787

Boeing 787 Dreamliner
Boeing 787first flight.jpg





Boeing 787-8 Dreamliner
TipoAvião comercial
FabricanteFlag of the United States.svg Boeing
Capacidade210 - 330 passageiros
Custo unitário146 - 200 milhões de dólares
Comprimento57 - 63 metros
Envergadura52 - 63 metros
Altura17 metros
Velocidade máxima914 Km/h (Mach 0.85) km/h
Peso máx. decolagem165.100 - 244.140 kg
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O Boeing 787 Dreamliner é o mais recente avião comercial da construtora aeronáutica Boeing. Foi apresentado à imprensa, em Everett, WA, em 8 de julho de 2007, doze anos depois do 777. O primeiro será entregue a ANA - All Nippon Airways, que comprou 50 unidades. No dia de seu lançamento, mais de 670 unidades já haviam sido encomendadas por 48 companhias aéreas internacionais, fazendo dele o maior sucesso comercial da indústria aeronáutica mundial em todos os tempos. Será capaz de transportar de 200 a 350 passageiros, dependendo do modelo e da configuração do interior da aeronave.

Será o primeiro avião comercial a ser fabricado primariamente com material composto e fibra de carbono. Substituirá o Boeing 767 e o Boeing 757. Planejado para ser uma aeronave de longo alcance, poderá fazer voos nonstop entre cidades muito distantes, que nunca tiveram ligação direta. Prevê-se que o alcance médio do Boeing 787 seja de 6,5 mil quilômetros (modelo -3, de maior capacidade de passageiros) até 15 mil quilômetros (modelos -8 e -9).

O Boeing 787 é produzido com 50% de matérias compostos, 20% de alumínio, 15% de titânio, 10% de aço e 5 % de outros materiais. O Boeing 777 possui somente 12% de materiais compostos e 50% de alumínio. Outro fator interessante é que ele autodetecta erros e repassa imediatamente para o solo. Assim, quando o avião pousar, a equipe de manutenção saberá o que fazer nele.

Possui três motorizações - RR/GE - o alcance varia de 4.650 km (787-3) até 15.750 km (787-8), o primeiro foi desenvolvido para o mercado japonês substituindo os A300-600R, 767-200/-300 e até os 777-200 em algumas rotas.

Seu custo por milha é 12% inferior que aviões do mesmo porte e graças à sua estrutura de materiais compostos, ele pesa apenas 130 toneladas, contra 180 dos A330, que é considerado um concorrente direto. Além disso, o consumo de combustível do 787 é 20% menor que seus mais modernos concorrentes, o que tem alterado drasticamente o interesse de possíveis compradores de aviões da Airbus, em prol deste moderno lançamento da Boeing. Um Boeing 787 necessita fazer uma revisão completa a cada doze anos (um Boeing 767 precisa fazer uma revisão completa a cada seis anos).

Os bagageiros internos tem capacidade 30% maior que os atuais modelos, e ele não tem cortinas nas janelas, e sim um sistema que permite que o vidro fique escuro. Também é um avião paperless, eliminando a papelada tanto no projeto quanto no voo, utilizando o Eletronic Flight Bag da Jeppesen.


Modelo gráfico do 787.

Interior da Cabine do Boeing 787.

O 787 durante a sua primeira aparição em público.

Foi o primeiro avião desenvolvido pós-11 de setembro, daí sua necessidade de redução de custos, ecologicamente limpo e versátil. Um Boeing 787 vai levar cerca de 3 dias para ser produzido. Essa experiência de montar os aviões tão rapidamente foi testado pela Boeing primeiramente nos modelos 767 e foi adaptado do sistema japonês de montagem de carros.

O dia 21 de maio de 2009, precisamente às 9:30 am (PDT), foi marcado pela primeira partida de motor totalmente elétrica de uma aeronave comercial de grande porte. A força elétrica usada na partida dos motores RR Trent 1000 foi alimentada pelo APU (Auxiliary Power Unit) da Hamilton Sundstrand e não por meio de uma de usina. Durante a partida foram feitos vários testes em várias condições de potências para avaliar o funcionamento dos sistemas.

O vôo inaugural do Boeing 787 Dreamliner, que estava previsto para Setembro de 2007, teve lugar apenas no dia 15 de Dezembro de 2009, tendo uma duração de 3 horas (3 horas menos que o planejado devido ao mau tempo). A decolagem e aterragem foram ambas realizadas no Boeing Field em Seattle, nos Estados Unidos da América.
787-3787-8787-9
Comprimento:57 m57 m63 m
Altura:17 m17 m17 m
Envergadura:52 m60 m63 m
Secao:5.91 m5.91 m5.91 m
MTOW:165.100 kg219.540 kg244.940 kg
Assentos:290/330 - Três classes210/250 - Três classes250/290 - Três classes
Carga:(124.6 m³) - 28 LD3(124.6 m³) - 28 LD3(152.9 m³) - 36 LD3
Motores:GE GEnx ou RR Trent 1000GE GEnx ou RR Trent 1000GE GEnx ou RR Trent 1000
Velocidade de cruzeiro:0,85 Mach0,85 Mach0,85 Mach
Autonomia:4.650 km ou 5.650 km14.200 km ou 15.200 km14.800 km ou 15.750 km
Combustivel:126.903 L126.903 L138.700 L
Entrada em servico:201020082010

Referências

Ver também


Fonte - Enciclopedia livre

O articulista e passageiro frequente de varias companhias aereas, veremos quando fara uma viagem num boeing 787.

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