Taoismo (ou daoísmo) é uma palavra empregada para traduzir dois termos chineses distintos, "Daojiao" (道教) (pinyin: Dàojiào; Wade-Giles: Tao-Chiao), que se refere aos "ensinamentos ou à religião do Dao", e "Daojia", que se refere à (道家) "escola do Tao (ou Dao)", a uma linha de pensamento da filosofia chinesa.
Assim, o termo taoismo pode referir-se a:
escola de pensamento filosófico chinês que se baseia nos textos do Tao Te Ching, atribuídos a Lao Tse, e nos escritos de Chuang Tse;um movimento religioso chinês com origem em Zhang Daoling, no final da Dinastia Han, que se estrutura em seitas como a Zhengyi ("ortodoxa") e Quanzhen ("realidade completa");
manifestações da tradição religiosa chinesa, de caráter popular, que integram elementos da religião taoista, do confucionismo e do budismo.
O Tao do Taoismo
O ideograma Tao (ou Dao) (道) pode ser traduzido como "caminho", mas assume um significado mais abstrato para a religião e para a filosofia chinesa. Traduzido literalmente, significa "o ensinamento do Tao". No contexto taoista, Tao pode ser entendido como um caminho no espaço-tempo - a ordem na qual as coisas acontecem.
Como termo descritivo, pode se referir ao mundo real na história - algumas vezes nomeado como o "grande Tao" - ou, antecipadamente, como uma ordem que deve se manifestar - a ordem moral de Confúcio ou Lao Tsé ou Cristo etc.
Um tema no pensamento chinês primitivo é Tian-Dao ou caminho da natureza (também traduzido como "céu" e às vezes "Deus"). Corresponde aproximadamente à ordem das coisas de acordo com a lei natural. Tanto o "caminho da natureza" quanto o "grande caminho" inspiram o afastamento estereotípico taoista das doutrinas morais e normativas.
Assim, pensado como o processo pelo qual cada coisa se torna o que ela é (a "Mãe de todas as coisas"), parece difícil imaginar que temos que escolher entre quaisquer valores de seu conteúdo normativo - portanto pode ser visto como um príncípio eficiente de "vazio" que sustenta confiavelmente o funcionamento do universo.
Taoismo e confucionismo
O taoismo é uma tradição que, dialogando com seu tradicional contraste, o confucionismo, modelou a vida chinesa por mais de 2.000 anos. O taoismo enfatiza a espontaneidade ou liberdade da manipulação sócio-cultural pelas instituições, linguagem e práticas culturais.
Manifesta o anarquismo - defendendo essencialmente a ideia de que não precisamos de nenhuma orientação centralizada. Espécies naturais seguem caminhos apropriados a elas e os seres humanos são uma espécie natural. Seguimos todos por processos de aquisição de diferentes normas e orientações da sociedade e no entanto podemos viver em paz se não procuramos unificar todas estas formas naturais de ser.
Como o conceito confucionista de governo consiste em fazer todos seguirem o mesmo moral Tao, o taoismo representa de muitas maneiras a antítese do conceito confucionista referente a deveres morais, coesão social e responsabilidades governamentais, mesmo que o pensamento de Confúcio inclua valores taoistas e o inverso também ocorra, como se pode observar lendo os Anacletos.
Origens
Tradicionalmente, o taoismo é atribuído a três fontes principais:
a mais antiga, o mítico "Imperador Amarelo";
a mais famosa, o livro de aforismos místicos, o Dao De Jing (Tao Te Ching), supostamente escrito por Lao Zi (Lao Tse), que, segundo a tradição, foi um contemporâneo mais velho de Confúcio;
e a terceira, os trabalhos do filósofo Zhuang Zi (Chuang Tse).
Outros livros ampliaram o taoismo, como o True Classic of Perfect Emptiness, de Lie Zi; e a compilação Huainanzi. Além destes, o antigo I Ching, O Livro Das Mutações, é tido como uma fonte extra do taoismo, assim como práticas de adivinhação da China antiga.
Do Caminho, surge um (aquele que está consciente), de cuja consciência por sua vez surge o conceito de dois (Yin e Yang), dos quais o número três está implícito (céu, terra e humanidade); produzindo finalmente por extensão a totalidade do mundo como o conhecemos, as dez mil coisas, através da harmonia das Wuxing.
O Caminho, enquanto passa pelos cinco elementos do Wuxing, é também visto como circular, agindo sobre si mesmo através da mudança para simular um ciclo de vida e morte nas dez mil coisas do universo fenomênico.
Aja de acordo com a natureza e com sutileza, em lugar de força.
A perspectiva correta será encontrada pela atividade mental da pessoa, até chegar a uma fonte mais profunda que guie sua interação pessoal com o Universo (veja wu wei abaixo). O desejo obstrui a habilidade pessoal de entender O Caminho (veja também karma), moderar o desejo gera contentamento.
Os taoistas acreditam que, quando um desejo é satisfeito, outro, mais ambicioso, brota para substitui-lo. Em essência, a maioria dos taoistas sente que a vida deve ser apreciada como ela é, em lugar de forçá-la a ser o que não é. Idealmente, não se deve desejar nada, "nem mesmo não desejar".
Unidade: ao perceber que todas as coisas (inclusive nós mesmos) são interdependentes e constantemente redefinidas pela mudança das circunstâncias, passamos a ver todas as coisas como elas são e a nós mesmos como apenas uma parte do momento presente. Essa compreensão da unidade nos leva a uma apreciação dos fatos da vida e do nosso lugar neles como simples momentos miraculosos que "apenas são".
Dualismo, a oposição e combinação dos dois princípios básicos - Yin e Yang - do Universo, é uma grande parte da filosofia básica. Algumas das associações comuns com Yang e Yin, respectivamente, são: masculino e feminino, luz e sombra, ativo e passivo, movimento e quietude.
Os taoistas acreditam que nenhum dos dois é mais importante ou melhor que o outro, na verdade, nenhum pode existir sem o outro, porque eles são aspectos equiparados do todo. São em última análise uma distinção artificial baseada em nossa percepção das dez mil coisas, portanto é só nossa percepção delas que realmente muda.
Wu Wei
Muito da essência do Tao está na arte do wu wei (agir pelo não-agir). No entanto, isso não significa "espere sentado que o mundo caia no seu colo". Essa filosofia descreve uma prática de se realizarem coisas através da ação mínima.
Pelo estudo da natureza da vida, você pode influenciar o mundo do modo mais fácil e menos disruptivo (usando a sutileza em vez da força). A prática de seguir a corrente em vez de ir contra ela é uma ilustração: uma pessoa progride muito mais não por lutar e se debater contra a água, mas permanecendo quieta e deixando o trabalho nas mãos da correnteza.
O Wu Wei funciona a partir do momento em que confiamos no design humano, perfeitamente ajustado para nosso lugar na natureza. Em outras palavras, confiando na nossa natureza em vez da nossa racionalidade, nós podemos encontrar contentamento sem uma vida de luta constante contra forças reais e imaginárias.
Uma pessoa pode aplicar essa técnica no ativismo social. Em vez de apelar para que outros tomem atitudes relacionadas a uma causa, seja qual for a sua importância ou validade, ela pratica uma vida de acordo com o que acredita, "não remando contra a maré". Ao deixar sua crença se manifestar em suas ações, está assumindo sua responsabilidade pelo movimento social em que acredita.
Tao Te Ching
O Tao Te Ching, ou'Daodejing, é amplamente considerado como o mais influente texto taoísta. É uma escritura de fundação de importância central no Taoísmo supostamente escrito por Lao Tzu em algum momento entre os séculos 3 e 4 BC.
No entanto, a data exata que foi escrito é ainda objecto de debate: há aqueles que colocam em qualquer lugar do sexto século BC para o terceiro século aC. Ele tem sido usado como um texto ritual ao longo da história do taoísmo religioso.
comentaristas taoísta profundamente considerados os primeiros versos do Tao Te'Ching. Eles são amplamente discutidos, tanto acadêmicas e literatura mainstream. Uma interpretação comum é semelhante à observação Korzybski de que "o mapa não é o território". As linhas de abertura, com a tradução literal e comuns, são:
道 可 道, 非常 道. (Tao (caminho ou o caminho) pode ser dito, não da forma usual)
"O caminho que pode ser descrito não é o verdadeiro caminho."
名 可 名, 非常 名. (Os nomes podem ser citados, os nomes não usuais)
"O nome que pode ser nomeado não é o Nome constante." 'Tao, literalmente, significa "caminho" ou "caminho" e pode significar figuradamente "natureza essencial", "destino", "princípio", ou "caminho verdadeiro". O filosófico e religioso "Tao" é infinito, sem qualquer limitação. Um ponto de vista afirma que a abertura paradoxal destina-se a preparar o leitor para os ensinamentos sobre o Tao unteachable.
Tao Acredita-se que transcendente, indistinta e sem forma. Por isso, não pode ser nomeado ou categorizadas. Mesmo a palavra "Tao" pode ser considerada uma perigosa tentação de fazer'Tao limitação "nome". O Tao Te Ching não é tematicamente ordenados. No entanto, os principais temas do texto são repetidamente expresso em formulações variante, muitas vezes com apenas uma pequena diferença.
Os temas principais giram em torno da natureza do Tao e como alcançá-lo. Tao é dito ser inominável e realizar grandes coisas através de meios pequenos. Há um debate importante sobre o qual tradução Inglês do Tao Te Ching é o preferido, e cuja metodologia de tradução particular é melhor. Discussões e disputas sobre várias traduções do Tao Te Ching pode tornar-se amargo, envolvendo visões profundamente arraigados.
Antigos comentários sobre o Tao Te Ching são textos importantes em seu próprio direito. O'Heshang Gong comentário foi provavelmente escrito no século II dC, e, talvez, o mais antigo comentário, contém a edição do Tao Te Ching, que foi transmitido até os dias actuais. Outros comentários importantes incluem o Xiang'er, um dos textos mais importantes da Caminho do Mestre Celestial, e Wang Bi
Zhuangzi
O Zhuangzi(庄子) é tradicionalmente atribuído a um sábio taoísta do mesmo nome, mas isso foi recentemente contestada no meio acadêmico ocidental. Zhuangzi também aparece como um personagem na narrativa do livro. O Zhuangzi contém prosa, poesia, humor e disputa.
O livro é frequentemente visto como complexo e paradoxal quanto os argumentos e temas de discussão não são aqueles comuns à filosofia clássica ocidental, como a doutrina da nome de retificação (Zhengming) corretamente e fazer "isso / não-presente" distinções (shi / fei ).
Entre o elenco de personagens das histórias do Zhuangzi é Laozi do Tao Te Ching, bem como a Confúcio.Daozang
O Daozang (道 藏,Tesouro dos Tao) é por vezes referido como o cânon taoísta. Foi originalmente compilado durante a Jin, Tang e Canção Dinastia Song dinastias. A versão foi publicada hoje sobrevivem durante as dinastias
Ming dinastia. Schipper & O Ming Daozang'inclui quase 1500 textos Seguindo o exemplo do [budista [Tripitaka]], é dividido em três dong'(洞 "cavernas", "gruta"). Eles estão organizados do mais alto "para" baixo ":
2.A'Xuan ("mistério" 玄) gruta. Inclui o Escola Lingbao escrituras.
3.O Shen("divino" 神) gruta. Inclui textos anteriores à Maoshan (茅山) revelações.
Daoshi geralmente não consultam publicado versões do Daozang, mas escolher individualmente, ou herdar, os textos incluídos no Daozang. Estes textos foram passados por gerações de professor para aluno.
Outros textos
Enquanto o Tao Te Ching é mais conhecido, há muitos outros textos importantes no taoísmo tradicional. Taishang Ganying Pian("Tratado da Abençoado na resposta e Retribution") discute o pecado e [[ética] s], e tornou-se um intervalo de moralidade popular nos últimos séculos.
Afirma que aqueles em harmonia com o Tao vai viver longa e frutífera vidas. Os ímpios, e seus descendentes, vai sofrer e ter encurtado vidas. Tanto aTaiping Jing("Escritura de Grande Paz") e o Baopuzi("Livro do Mestre, que conserva Simplicidade") contêm fórmulas alquímicas taoístas cedo que acreditava que poderia conduzir à imortalidade.
Além disso, o Huainanzi é uma compilação da escrita de oito acadêmicos de [dinastia Han] que combina taoísta, confucionista, e os conceitos legalistas, incluindo as teorias, tais como Yin-Yang e Cinco Fases. Patrono Liu An (c. 180-122 aC) foi governador do estado de Huainan e neto do fundador da dinastia Han, cujo discurso em sua corte favoreceu pensamento taoísta e que trouxe de filósofos, poetas e mestres de práticas esotéricas para a sua corte . Isso resultou na Huainanzi.
Religião
Embora Lao Zi nunca tenha pregado nenhuma religião no Tao Te King e se tenha sempre mantido no terreno filosófico e moral, cerca de mil anos depois da sua morte formou-se um corpo de doutrinas e de práticas religiosas e culturais que constituíram a religião taoista.
A religião taoista conserva apenas uns traços da filosofia de Lao Zi, com empréstimos de ideias e práticas culturais do budismo, com a introdução de vários deuses, deusas e génios, e uma mistura com algumas crenças preexistentes, como a teoria dos cinco elementos, a alquimia e o culto aos ancestrais.
Tentativas de alcançar maior longevidade eram um tema frequente na magia e alquimia taoistas, com vários feitiços e poções, ainda existentes, com esse propósito. Muitas versões antigas da medicina tradicional chinesa foram enraizadas no pensamento taoista e a medicina chinesa moderna, bem como as artes marciais chinesas, são ainda de várias formas baseadas em conceitos taoistas, como o Tao, o Qi e o balanço entre o Yin e o Yang.
Com o tempo, a absoluta liberdade dos seguidores do taoismo pareceu ameaçadora à autoridade de alguns governantes, que incentivaram o crescimento de seitas mais comprometidas com as tradições confucionistas.
Uma escola taoista foi formada ao fim da dinastia Han, por Zhang Daoling. Muitas seitas evoluíram através dos anos, mas a maioria traça suas origens a Zhan Daoling, e grande parte dos templos taoistas modernos pertence a uma ou outra dessas seitas. As escolas taoistas incorporam panteões inteiros de divindades, incluindo Lao Zi, Zhang Daoling, o Imperador Amarelo, o Imperador Jade, Lei Gong (O Deus do Trovão) e outros.
As duas maiores escolas taoistas da atualidade são a Seita Zhengyi (evoluída de uma seita fundada por Zhang Daoling) e o Taoísmo Quanzhen (fundado por Wang Chongyang).
O budismo Chan, que se desenvolveu como um escola distinta na China medieval, refletiu fortes influências da filosofia chinesa e, em particular, do taoismo. Com o tempo, o Chan acabou se estabelecendo na Coreia, onde recebeu o nome Seon. Havia monges que chegavam de outros países da Ásia para estudar o Chan e a escola foi se espalhando pelos países vizinhos.
No Vietname, recebeu o nome Thien e, no Japão, ficou conhecida como Zen. Através da história, essas escolas cresceram de maneira independente, tendo desenvolvido identidades próprias e características bastante diferentes umas das outras.
Na China, elementos do taoismo se combinaram com elementos do budismo e do confucionismo na forma do neoconfucionismo.
A filosofia taoista é praticada em várias formas, em outros países além da China. Kouk Sun Do, na Coreia, é uma dessas variações. A filosofia taoista encontrou muitos seguidores ao redor do mundo. Genghis Khan era simpático à filosofia taoista e, durante as primeiras décadas de dominação mongol, o taoismo viu um período de expansão, entre os séculos XIII e XIV. Devido a isso, muitas escolas taoistas tradicionais mantêm centros de ensino em vários países ao redor do mundo.
Taoismo no Brasil
No Brasil, existem vários ramos ligados ao taoismo, tanto o religioso (Taochiao) quanto o filosófico (Taochia). Uma das vertentes religiosas mais importantes é representada pela Sociedade Taoista do Brasil. A Sociedade Taoista do Brasil foi instituída no Rio de Janeiro/RJ, em 15 de Janeiro de 1991, com o objetivo de difundir o ensinamento do taoismo em todas as suas formas de expressão - religiosa, filosófica, científica e cultural - e contribuir para o aperfeiçoamento espiritual dos frequentadores.
O caminho taoista propõe a restauração do estado pleno de vida e consciência, chamado Tao. Para isso, utilizam-se vários meios, como as práticas que promovem a boa saúde física e mental, o estudo de clássicos escritos pelos grandes mestres do passado, os métodos místicos para a restauração da ordem interna e fundamentalmente a meditação, como caminho de autotransformação e elevação espiritual.
A Sociedade Taoista do Brasil foi fundada por Wu Jyh Cherng (1958-2004), sacerdote taoista Kao Kon Fa Shi (Alto Ofício, Mestre da Lei). Mestre Cherng escreveu diversos livros sobre artes taoistas e traduziu o Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da Virtude, o Yi Jing (I-Ching), O Livro das Mutações, entre outros clássicos do taoismo.
Em Março de 2002, inaugurou a sede de São Paulo, um espaço adequado para a prática e estudo do taoismo, suas artes e sabedoria, onde se têm palestras abertas ao público, rituais, meditação e diversos cursos. Entre as actividades de São Paulo, enfatizam-se as práticas de meditação, Yi Jing (I Ching), Feng Shui, astrologia chinesa (Zi Wei Dou Shu), Tai Ji Quan (Tai Chi Chuan), Qi Gong (Chi Kun) e o atendimento de acupuntura e massagem.
Além dos grupos formalmente ligados ao taoísmo, também podem-se encontrar muitos ensinamentos taoístas sendo disseminados por escolas do budismo Mahayana chinês e também por religiões sincréticas como a Cao Dai, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário