O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bate cerca de 100 000 vezes por dia, bombeando aproximadamente 7 500 L de sangue.
Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.
Circulação, localização e posição
O coração é o órgão central da circulação, localizado na caixa torácica, levemente inclinado para esquerda e para baixo (mediastino médio), sendo constituído por uma massa contráctil, o miocárdio, revestido interiormente por uma membrana fina, o endocárdio, é envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.
Coração Humano vista posterior
O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - a aurícula - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios auriculo-ventriculares. As duas aurículas encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.
Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a valva mitral, e no orifício atrioventricular direito a valva tricúspide (são valvas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue).
A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias. O coração é um órgão musculoso que, no Homem, tem o tamanho aproximado de um punho.
Constituição
A parte musculosa do coração tem o nome de miocárdio ou músculo cardíaco.
Algumas artérias coronárias do coração Humano
O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo.
Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial. A circulação do sangue nestas quatro cavidades está controlada pelas válvulas. As válvulas também servem de meio de comunicação entre as aurículas e os ventrículos.
A parte direita do coração está separada da parte esquerda por um septo.
O pericárdio é a membrana que reveste todo o coração. O endocárdio é a membrana que reveste o interior do coração.
Externamente, encontramos a circulação coronariana, formada pelas artérias e veias coronárias, sendo estas primeiras originárias da aorta, levam o sangue oxigenado para toda a musculatura do coração.
Funcionamento
1. Átrio direito
2. Átrio esquerdo
3. Veia cava superior
4. Aorta
5. Artéria pulmonar
6. Veia pulmonar
7. Valva mitral (aurículo-ventricular)
8. Valva aórtica
9. Ventrículo esquerdo
10. Ventrículo direito
11. Veia cava inferior
12. Valva tricúspide (aurículo-ventricular)
13. Valva aorta (pulmonar)
O coração está constantemente a contrair e a relaxar, para bombear todo o sangue do nosso corpo.
É uma bomba hidráulica, em que os tubos de saída são as artérias e os tubos de entrada as veias; o líquido que anda a circular é o sangue. Seu sincronismo atua como se fossem duas bombas trabalhando simultaneamente. Uma das bombas engloba a aurícula e o ventrículo direitos e a outra a aurícula e o ventrículo esquerdos.
A função da aurícula e do ventrículo direitos é arrastar o sangue para os pulmões, onde se liberta o dióxido de carbono e se fornece de oxigênio. Por outro lado, a aurícula e o ventrículo esquerdos têm o trabalho de arrastar o sangue enriquecido de oxigênio para todas as partes do corpo.
Rabat:
Domingo, 26 de setembro, é o Dia Mundial do Coração, acredito que seria interessante publicar o texto que estou anexando.
Carlos da Silva Mascarenhas
Peito firme
Conheça os dez mandamentos para manter o seu coração saudável
Um dia inteiro para pensar – e planejar – no que você faz durante todo o ano. Com o lema “Trabalhe com o coração”, a Federação Mundial do Coração e a Organização Mundial de Saúde pretendem estimular práticas saudáveis no ambiente de trabalho. No domingo 26, Dia Mundial do Coração, as ações vão se espalhar por todos os continentes.
A pressão por novos hábitos vem dos números. Segundo a OMS, os problemas cardiovasculares são responsáveis por 29% de todas as mortes no planeta. O peito de quem vive em países em desenvolvimento, como o Brasil, anda ainda mais apertado. O índice de morte por doenças no coração pode chegar a assustadores 82%.
O objetivo da campanha é fixar a importância das atividades físicas regulares e de uma vida menos estressante. Os especialistas lembram que uma boa caminhada, por exemplo, além de ajudar a manter a boa forma, contribui, e muito, para a saúde.
“Apenas 30 minutos de caminhada por dia podem prevenir ataques e problemas cardíacos, controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol, dar força aos ossos e tonificar os músculos”, afirma o cardiologista Newton César. Também entram no rol dos benefícios da caminhada o controle o peso, maior qualidade do sono e aumento do bem estar tanto físico quanto mental.
O alerta geral é para o cuidado urgente. Localizado levemente ao lado esquerdo do peito, o coração é responsável por fazer o sangue circular (aproximadamente 7.500 litros por dia), e levar oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo. “Sem ele nada vai funcionar direito,” diz Newton César.
Para funcionar bem, além dos exercícios o coração precisa de uma dieta balanceada e sem excessos de gordura, o que pode entupir os vasos sangüíneos e aumentar radicalmente a chance de problemas cardíacos.
Também é importante manter a tranquilidade. Toda harmonia é bem vinda. “Temos que ser felizes, eliminar quadros depressivos e o mais importante: amar a vida e a nós mesmos”, defende o cardiologista.
No Brasil, as ações pelo Dia Mundial do Coração vão ocorrer em escolas públicas (distribuição de panfletos, conversas, consultoria, etc.), conferências e seminários sobre cuidados com a saúde, caminhadas, atividades de imprensa, competições e eventos esportivos, distribuição de camisas, leitura pública sobre hipertensão, simpósios científicos para cardiologistas, etc.
Segundo a Federação Mundial do Coração, as principais cidades a realizar essas atividades no Brasil serão Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Salvador.
Se você não tem o costume de exercitar o coração caminhando, comece devagar: olhe o que está ao seu redor, conheça o lugar onde vai caminhar... Faça isso e estabeleça ao menos 30 minutos de caminhada por dia.
Confira essas dicas: use roupas e tênis que te façam sentir confortável, beba um copo d’água antes e depois de caminhar, não faça trajetos longos após refeições, dê passadas moderadas no começo e no fim das caminhadas, chame alguém para caminhar com você (isso tornará o exercício mais agradável).
Se você já teve problemas de coração ou outra doença grave, sente dores no peito, tonturas ou náuseas ao caminhar, converse com seu médico imediatamente. Mude seus hábitos: faça parte do trajeto para o trabalho andando e prefira escadas e rampas a elevadores. Seu coração agradecerá.
Você já conhece os 10 Mandamentos do Coração?
1.Evite fumar
2.Diga não à obesidade
3.Faça exercícios regularmente
4.Controle a pressão arterial
5.Escolha bem os alimentos
6.Controle o colesterol
7.Reduza o stress do dia a dia
8.Saiba se é diabético
9.Não descuide do lazer
10.Consulte seu médico periodicamente
Previna-se sempre. Acesse:
http://prevencao.cardiol.br/testes/riscocoronariano/default.asp , para fazer um teste da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) que vai calcular seu risco de ter complicações nas coronárias (artérias que alimentam o coração entupidas).
Mantenha o principal órgão de seu corpo saudável.
Ao ilustre senhor Dr.Lima
que vê e ouve meu coração
lhe dedico esta rima
com amizade e gratidão.
Excelente cardiologista,
é uma pessoa cativante
simples, nada bairrista
muita fina e elegante.
Minhas palpitações tem escutado,
meu coração analisando,
medicamentos tem receitado
por isso estou melhorando.
Grato sempre ficarei
pela sua dedicação
que jamais esquecerei
e guardo no coração.
Esta minha arritmia
já faz parte do Pdi.
foi esta minha mania
dos cigarros que consumi.
Do coração se falando
muito cuidado devemos ter,
andamos sempre abusando
daí o meu padecer.
A Deus e a si agradeço
por me terem ajudado,
bem sei que não mereço
mas sou um pobre coitado.
Que a juventude já levou
tendo sido endiabrado,
agora a terceira idade chegou
por isso ando derriado.
Esta minha arritmia
com falhas de pulsação
é como a minha poesia
provêm do coração.
Estas coisas do coração
são como os amores perdidos,
quer a gente queira ou não
jamais serão revividos.
Mas meu coração não parou
por isso amando vou vivendo
e com cuidado agora estou
com a vida que Deus vai querendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário