o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, julho 5

MONTE HELEN - OREGON

No dia 9 de Junho de 1995, o articulista lá foi até ao cimo deste monte, embora houvesse muita neve o frio não se fazia sentir.



O monte Santa Helena (em inglês Mount St. Helens) é um vulcão activo que fica no sudoeste do estado norte-americano de Washington, 160 quilómetros ao Sul de Seattle.

Após 127 anos de inactividade o vulcão entrou violentamente em erupção no dia 18 de Maio de 1980, às 8h30min, matando 57 pessoas.

Após um tremor de 5,1 na escala richter, o lado norte do monte entrou em violenta erupção provocando danos ambientais numa área de 550 Km2. A cinza emanada da erupção provocou problemas respiratórios nos habitantes até 1500 quilómetros de distância do vulcão.

Como resultado da explosão a altura da cratera do vulcão diminuiu cerca de 400 metros, passou de 2.950 para 2.549 metros e, aumentou cerca de 2 km a sua largura.

==============================================================================

O articulista já esteve na Serra da Estrela, Monte Fuji, Sierra Nevada, Etna (Pompeia) e no monte Evarest, mas, por coincidência, meses após ter estado no Etna, o vulcão vesusio entrou em erupção, no caso do helen foi ao inverso, estive lá depois da sua última erupção.

No unico local onde se sentiu mal foi na Serra Nevada, faltando-lhe o ar tendo passado um mau bocado.



Nenhum comentário: