o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, julho 24

COMENTADOR FUTEBOLISTICO NA TVB - HONG-KONG

No período de 31 de Maio a 29 de Junho de 1986, realizou-se no México o 13 Campeonato Mundial de Futebol, no qual participou Portugal, que havia 20 anos, desde 1966, que não participa num Campeonato do Mundo de Futebol, e por ter sido o 13 foi azarento para a equipa das Quinas e uma vergonha para o país!...




O articulista durante o periodo do Campeonato do mundo de Futel realizado no México, foi convidado para comentarista, como tal, um dia antes de Portugal entrar em campo, deslocava-se para os estudios da cadeia de televisão TVB, em Hong-Kong, a fim de que, com um loucutor profissional e perito no futebol, conjuntamente com alguns jogadores de futebol da selecção de Hong-Kong, ia fazendo os devidos comentários.


Os espectadores sabiam quen o articulista era português, e por isso motivo passou uma vergonha enorme, mas enfim, acontece quase sempre quando equipas portuguesas participam em eventos desportivos de topo de gama, existem algumas excepções como é natural, mas aquele perído foi difícil de digerir!...

O digno vencedor deste 13 Campeonato de Futebol, se todos estão recordados, foi a Argentina.



Eliminatórias


Na fase eliminatória, Portugal ficou no grupo da Suécia, Alemanha, Checoslováquia e Malta. Portugal consegue o apuramento para a fase final através da vitória sobre a Alemanha em Esturgarda a 16 de Outubro de 1985, por 1-0, golo marcado por Carlos Manuel.


12 de Setembro, 1984, Suécia - Portugal 0 - 1


14 de Outubro, 1984, Portugal - Checoslováquia 2 - 1


14 de Novembro, 1984, Portugal - Suécia 1 - 3


10 de Fevereiro, 1985, Malta - Portugal 1 - 3


24 de Fevereiro, 1985, Portugal - Alemanha 1 - 2


25 de Setembro, 1985, Checoslováquia - Portugal 1 - 0


12 de Outubro, 1985, Portugal - Malta 3 - 2


16 de Outubro, 1985, Alemanha - Portugal 0 – 1


Fase Final


Foi num estado de espírito de revolta, por causa da guerra de interesses entre jogadores e federação – que ficou conhecido como o “Caso Saltillo” –, que Portugal iniciou o campeonato no México em 1986. A estréia correu bem, com uma vitória sobre a credenciada Inglaterra, comandada por Bobby Robson.


Houve festa por todos os lados. Até no hotel da Selecção portuguesa, com a presença dos jogadores ingleses.


Entre a vitória sobre a Inglaterra e o jogo com a Polônia, Portugal sofreu um revés, quando, numa sessão de treino, o veteraníssimo guarda-redes Manuel Galrinho Bento fracturou o perónio e teve que ser substituído por Vítor Damas.


Um golo de Wlodzimierz Smolarek ditou o desfecho, mas, ainda assim, Portugal só dependia de si no ùltimo jogo com Marrocos para chegar às oitavas-de-final.


Os “Leões do Atlas” chegaram rapidamente a um 2-0 na primeira meira hora do jogo e ganharam no final por 3-1. Para Portugal, acabou o segundo apuramento para uma fase final do campeonato do mundo no último lugar do grupo. Tanta guerra, tanto carnaval (”guerra” entre futebolistas e federação) para tudo se acabar na primeira quarta-feira.


O lesionado Bento foi sucinto, mas lacônico na análise à presença da equipa nacional no México: “Ganhamos o primeiro jogo, precisávamos de apenas mais 1 ponto e não conseguimos... Sem comentários!”




Campanha: 3 jogos, 1 vitória, 2 derrotas, 2 golos a favor e 4 golos contra.


Jogos: Portugal 1 X 0 Inglaterra, Polónia 1 X 0 Portugal, Portugal 1 X 3 Marrocos.


Caso Saltillo


No México, Portugal ficou no grupo da Inglaterra, Polónia e Marrocos; à partida era um grupo acessível. A equipa portuguesa instalou-se em Saltillo. A 3 de Junho de 1986, em Monterrey, Portugal estreiou bem, vencendo a Inglaterra por 1 a 0, gol de Carlos Manuel.


Portugal alinhou com: Bento; Álvaro, Frederico, Oliveira, Inácio; Diamantino (aos 83' José António), Jaime Pacheco, André, Sousa; Carlos Manuel e Gomes (aos 73': Futre).


Inglaterra com: Shilton; Gary M. Stevens, Fenwick, Butcher, Sansom; Glenn Hoddle, Bryan Robson(aos 60': Hodge), Wilkins, Chris Waddle (aos 80' Peter Beardsley): Hateley e Lineker.


Mas algo estava mal entre a delegação portuguesa. Os jogadores e a federação não chegavam a acordo sobre prémios de jogo. Havia problemas de indisciplina e entre o primeiro e o segundo jogo, os jogadores fizeram greve aos treinos. Além disso, o guarda-redes português, Bento, partiu uma perna na véspera do segundo jogo, tendo sido substituído por Vítor Damas. A 7 de Junho, também em Monterrey, Portugal defrontou a Polónia e perdeu por 0 a 1, com gol de Smolarek.


Portugal alinhou com Vitor Damas; Álvaro, Frederico, Oliveira, Inácio; Diamantino, Jaime Pacheco, André (aos 73': Jaime Magalhães), Sousa; Carlos Manuel, Gomes (aos 46': Futre).


Polónia com: Młynarczyk; Pawlak, Wójcicki, Majewski, Ostrowski; Matysik, Komornicki (aos 57' Karaś), Boniek; Smolarek (aos 75' Zgutczyński), Dziekanowski, Urban.


A 11 de Junho, em Guadalajara, Marrocos, que antes havia surpreendentemente empatado com Polónia e Inglaterra, ganhou 3 a 1 (Khairi (2) e Krimau; Diamantino).


Portugal alinhou com: Damas; Álvaro (aos 55' Rui Aguas), Frederico, Oliveira, Inácio; Pacheco, Magalhães, Sousa (aos 69' Diamantino), Carlos Manuel; Gomes, Futre.


Marrocos com Zaki; Khalifi, El Biaz, Bouyahyaoui, Lemriss (aos 69' Amanallah); Dolmy, El Haddaoui (aos 71' Souleymani), Timoumi, Khairi; Bouderbala, Krimau

Portugal ficou em último lugar e foi eliminado.


A greve de Saltillo deixou marcas profundas; a quase totalidade dos jogadores que foram ao campeonato do Mundo, recusaram voltar a jogar pela selecção durante dois anos, e Portugal viu-se obrigado e jogar com uma equipa de reservistas.






Um comentário:

O mar me encanta completamente... disse...

Passando para matar saudades.
Tomei a liberdade de linkar teu blog ao meu.
Lindo fim de semana.

Beijinhos

Glória